terça-feira, 15 de dezembro de 2020

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO RELIGIOSO PARA NANUQUE COMO FATOR DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

 

Prefeitura deve promover eventos destinados à valorização do segmento

 



Uma das ações defendidas na Câmara pelo vereador Antonio Carlos Aranha Ruas em seu mandato foi a proposta de promoção regular de eventos destinados à valorização do turismo religioso, como tem sido a tradicional Festa do Vaqueiro.

 

Na perspectiva de se buscar novas alternativas para o turismo local, o autor sugeriu por várias vezes ao prefeito a mobilização das Secretarias Municipais de Turismo, Cultura, Educação e Meio Ambiente para a promoção de eventos.

 

Hoje, poder público e iniciativa privada reconhecem que, dentro do ambiente de forte religiosidade do povo, é possível movimentar a cadeia turística como hospedagem, alimentação e artesanato. O turismo movido pela fé também leva o visitante a conhecer outros atrativos, beneficiando o entorno do destino principal.

 

Em uma das propostas, justificou-se que os eventos poderão abranger shows musicais gospel, procissões, marchas, palestras, desfiles, peças teatrais e outros. Inclusive, existe uma consultoria específica do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que atua no estímulo ao empreendedorismo e o desenvolvimento do turismo religioso.

CAMINHÃO-PIPA E CAÇAMBA PARA NANUQUE

  

Novos pedidos foram apresentados em benefício do Município 

 

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA


Finalizando suas atividades na Câmara de Nanuque, o vereador Gilson Coleta Barbosa manteve agenda positiva de trabalho em Brasília na primeira semana de dezembro, a convite do deputado federal Eros Biondini, o que resultou em ofício ao governo federal para aquisição de um caminhão-pipa e uma caçamba.

  

Segundo o autor, a proposta de aquisição de equipamentos foi registrada sob o nº 022823/2020 junto ao órgão da Agricultura, a partir da disponibilidade de recursos provenientes de resíduos orçamentários do governo federal.

 

O caminhão-pipa é o tipo de veículo versátil que pode ser utilizado em várias situações, seja no trabalho de agricultura e pecuária como abastecimento de água de comunidades urbanas e rurais, trafegabilidade das estradas rurais, combate a incêndios, higienização de calçadas e ruas. Já a caçamba pode ser usada em coletas de entulho de obras, serviços de limpeza e outros.

 

Segundo o autor, é preciso aproveitar o saldo de recursos para beneficiar a população. Nanuque é uma cidade de baixa arrecadação, não há recursos próprios para obras, serviços e aquisição de veículos e máquinas. A única alternativa é buscar recursos nas esferas estadual e federal.

REGULARIZAÇÃO DOS LOTES URBANOS DE NANUQUE: CÂMARA DEVE PERSISTIR NESSA CAUSA

 

A elaboração do Diagnóstico envolve a identificação dos problemas fundiários da cidade, dos imóveis e das áreas a serem regularizadas

 



Uma das causas que precisam ser defendidas pelo Poder Legislativo de Nanuque é priorizar parceria com o Governo do Estado de Minas para iniciar em nossa cidade a elaboração do Diagnóstico Fundiário Urbano do Município.

 

Segundo o autor da proposta, vereador Gilmar dos Santos Pereira, a elaboração do Diagnóstico envolve a identificação dos problemas fundiários da cidade, dos imóveis e das áreas a serem regularizadas, e, a partir deste levantamento, a indicação de quais intervenções devem ser realizadas e da forma como que deverão ser implementadas.

 

Nesse trabalho, sob orientação do governo estadual, a participação da comunidade e dos técnicos da Prefeitura é fundamental para o sucesso desta parte do trabalho, sobretudo na indicação dos locais a serem vistoriados quanto as suas condições de habitabilidade.

 

É um antigo desejo de todos os moradores poder ter o seu imóvel legalizado, devidamente registrado.

 

SERVIÇO DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS POR TELEFONE OU WHATSAPP PARA IDOSOS

  

Serviço vem sendo adotado em muitas cidades de pequeno e médio portes, com resultados altamente positivos

 



Com indicação já aprovada pela Câmara, agora é a vez do autor cobrar a efetivação da medida que propôs ao prefeito a criação de um serviço para marcação de consultas médicas por telefone ou pelo aplicativo WhatsApp, nos postos de saúde do Município, a pessoas com mais de 60 anos de idade. O vereador Sidnei Pereira Silva assinou o documento.

 

Trata-se de um serviço que vem sendo adotado em muitas cidades de pequeno e médio portes, com resultados altamente positivos. Com a medida, evitam-se filas e o incômodo de ver pessoas idosas obrigadas a acordar no meio da madrugada para garantir vaga nas unidades de atendimento médico.

 

A indicação tem respaldo na Lei nº 10.741/2003, o Estatuto do Idoso, que estabelece prioridade ao idoso em serviços ligados à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

 

Caberá à Prefeitura Municipal uma ampla divulgação do serviço ora proposto, para a plena informação dos interessados.