sexta-feira, 15 de julho de 2022

CENTRO DE HEMODIÁLISE FOI ITEM DE OFÍCIO DOS VEREADORES AO GOVERNADOR, LEMBRA JOSÉ OSVALDO

 

Reivindicação foi feita no dia 12 de junho de 2021, durante visita de Romeu Zema a Nanuque

 

José Osvaldo e Romeu Zema (foto-arquivo)


A implantação do Centro de Hemodiálise em Nanuque, conquista já confirmada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, foi um dos itens do ofício GPCOM-VJOLS Nº 006/2021, assinado pelo presidente da Câmara, José Osvaldo Lima dos Santos, e demais vereadores, entregue pessoalmente ao governador Romeu Zema, durante sua visita a Nanuque, dia 12 de junho de 2021.

 

“Quando entreguei o ofício ao governador, ele recebeu com muita gentileza e atenção, prometendo que iria analisar cuidadosamente todos os pedidos. Só tenho a agradecer e aguardar que outras reivindicações da nossa cidade sejam atendidas por Romeu Zema, comentou José Osvaldo.

 

O documento relacionou várias reivindicações emergenciais do Município, como a necessidade de apoio e incentivo governamental para reativação da Destilaria de Álcool Alcana; asfaltamento da estrada que liga Nanuque à unidade industrial da Alcana, proximidades da divisa MG-BA (localidade de Taquarinha – município de Mucuri/BA); aquisição de um aparelho de tomografia para atendimento à população; e reforma da Escola Serafim Machado Naya (CAIC), no bairro Espírito Santo.

 

CENTRO DE HEMODIÁLISE

 

Pelos termos do que ficou acordado entre o prefeito Gilson e o Governo do Estado, o Município fará aquisição de equipamentos e materiais permanentes para atendimento à população por meio de recursos originários de Convênio com o Ministério da Saúde. A aquisição está prevista na Proposta de Convênio n° 11385745000122036, apresentada ao Ministério da Saúde, e refere-se a 10 equipamentos de hemodiálise, além de outros acessórios, com funcionamento em três turnos e capacidade para atender 60 pacientes por semana.


Veja o documento 👇



 

sexta-feira, 8 de julho de 2022

MATÉRIA TRAMITADA NA CÂMARA PROPÕE INTERCÂMBIO ENTRE ESTUDANTES DE GABRIEL PASSOS, VILA PEREIRA E NANUQUE

O intercâmbio será muito importante para que o aluno dos distritos e da zona rural tenha noção do tamanho e das potencialidades do Município




O vereador Elson de Souza Lima apresentou na Câmara, segunda-feira passada (4/7), a Indicação nº  159/2022, na qual reiterou pedido de intercâmbio cultural entre estudantes do ensino fundamental residentes nos distritos de Gabriel Passos e Vila Pereira e estudantes da Sede do Município.


O vereador baseia seu pedido na constatação de que muitos alunos do ensino fundamental que residem nos distritos não conhecem a Sede do Município. “Às vezes, tornam-se jovens e adultos restritos apenas à realidade das pequenas localidades em que nasceram”, disse ele.


Com essa proposição, o parlamentar quer mobilizar as Secretarias de Educação, de Assistência Social e de Esportes, para que promovam ações conjuntas de intercâmbio cultural, organizando-se encontros, gincanas, competições esportivas e até mesmo excursões de alunos dos distritos e de comunidades rurais para quem venham à Sede conhecer repartições públicas, estações de tratamento de água e de esgoto, indústrias, pontos turísticos, passear no comércio, enfim, um tour pela cidade.


“Esse intercâmbio será muito importante para que o aluno dos distritos e da zona rural tenha noção do tamanho e das potencialidades do Município, não ficando somente limitado às informações contidas nos livros, em sites da internet e redes sociais. Nada substitui o prazer de visitar esses locais de forma presencial.” 


Para o autor, é um assunto que merece atenção especial do Prefeito Municipal e de sua assessoria direta.


<> 


INDICAÇÃO NA CÂMARA DE NANUQUE DEFENDE IDENTIFICAÇÃO VISÍVEL DOS ENTREGADORES DE PRODUTOS QUE USAM MOTOS

A segurança é um dos principais problemas enfrentados no Brasil de hoje, e Nanuque não foge à regra




Indicação nº 160/2022, apresentada na reunião da Câmara de Nanuque, segunda-feira passada (4/7) pelo vereador Djalma Moreira, defende a obrigatoriedade de identificação de forma visível dos profissionais e entregadores de produtos e serviços que se utilizam de motocicleta.


Segundo o autor, por questões de segurança e organização, Nanuque já requer a obrigatoriedade de identificação de forma visível desses profissionais. “A segurança pública é um dos principais problemas enfrentados no Brasil de hoje, e Nanuque não foge à regra. Nos últimos anos, assaltantes vêm utilizando mochilas de entregadores de aplicativo para diminuir as suspeitas”, disse ele.


Explicando, Djalma justificou: “Ao vestir a mochila de entregador, o assaltante consegue enganar a vítima com mais facilidade, pois ela estará com a guarda baixa por pensar que está próxima a um trabalhador comum, não de um bandido perigoso. As empresas de entrega e profissionais autônomos têm a obrigação, portanto, de contribuir para impedir que assaltantes usem o nome de suas marcas para conseguir praticar seus roubos.”


“Basta estampar o nome do entregador e placa do veículo na mochila. Caso o número da placa da motocicleta esteja idêntico ao que consta na mochila, é menos provável que se trate de um assaltante disfarçado. A medida pode não impedir totalmente, mas vai dificultar as ações de criminosos.”


<>

terça-feira, 5 de julho de 2022

COM O NOVO SECRETÁRIO VALDEIR, VEREADOR LOZIM RENOVA EXPECTATIVAS PARA CRIAÇÃO DO VALE-FEIRA

 Proposta foi novamente apresentada na Câmara: apoio e incentivo aos agricultores familiares

 



Sobre o trabalho do novo secretário municipal de Agricultura, Valdeir Souza Neves, que assumiu em junho, o vereador Lot Ignácio de Souza Junior, o Lozim, renova suas expectativas para a criação do vale-feira em Nanuque, para apoiar agricultores familiares.

 

Na reunião desta segunda-feira (4) na Câmara, ele saudou o novo secretário, desejando-lhe boa sorte, e reiterou a proposta do projeto Vale-Feira. A proposta é oferecer aos servidores públicos municipais, com salários inferiores a R$ 1.500,00 (valor bruto), tíquetes-feira para uso exclusivo na compra de alimentos de feirantes cadastrados em projeto específico do Município.

 

“Espero, sinceramente, que o amigo Valdeir abrace essa ideia. O vale-feira é algo formidável que funciona muito bem”, disse Lozim.

 

Algumas cidades onde o vale-feira foi criado


O vereador entende que as feiras livres são um importante espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar. “A Prefeitura de Nanuque deve se mirar em boas experiências para desenvolver projetos de apoio à agricultura familiar. Várias cidades estão desenvolvendo o programa com sucesso, como, por exemplo, Mantena, no Vale do Rio Doce, a 460 km de Belo Horizonte. É de fundamental importância a parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), que orienta os produtores sobre o programa.”

 

COMO FUNCIONA

 

A iniciativa baseia-se em uma cartela com dez tíquetes no valor de R$ 2,00 cada. A cartela é picotada, sendo possível fazer o destaque individual de cada valor e, assim, adquirir produtos de diferentes preços. Todo mês, a Prefeitura oferece os tíquetes para os funcionários que só podem gastá-lo na feira em barracas cadastradas. Os feirantes são cadastrados na Secretaria de Municipal de Agricultura e depois fazem a troca dos tíquetes por dinheiro na Prefeitura.

 

“É claro que estou apresentando a proposta, mas o secretário e sua equipe podem melhorá-la, adequando à realidade de Nanuque. Pretendo marcar uma audiência com ele para apresentar esta indicação e outras que já apresentei na área de Agricultura. Vejo que o Valdeir está determinado a realizar um bom trabalho.”

 

Veja a Indicação 👇

 


<>