quinta-feira, 28 de novembro de 2024

PARA DESCONGESTIONAR O TRÂNSITO NO CENTRO DE NANUQUE

 Vereador Djalma propõe delimitação de estacionamento exclusivo para Mototáxi em dois pontos localizados na área central

 

FOTOS DESTA MATÉRIA GENTILMENTE CEDIDAS POR FRANCISCO GILVAN SANT'ANNA


Com a Indicação nº 160, apresentada segunda-feira passada (25) na reunião da Câmara, o vereador Djalma Moreira (Solidariedade) disse que vai insistir junto ao prefeito Gilson Coleta para providenciar a delimitação de estacionamento exclusivo para as motocicletas utilizadas no serviço de Mototáxi em dois pontos centrais: 1. na Praça da Bíblia, em frente ao Supermercado Polyana; e 2. na Praça dos Pioneiros, perto do Hospital Gecy Gomes.

 

Segundo ele, a delimitação deverá feita a partir do recuo de parte da área destinada ao passeio público das duas praças para estacionamento dos veículos, com o objetivo de facilitar a mobilidade e oferecer segurança e conforto aos usuários do serviço de Mototáxi e, também, reconhecer o trabalho dos mototaxistas.

 

Na Praça da Bíblia


ÁREA MOVIMENTADA - As duas praças mencionadas, que permeiam a Rua São João Del Rey, nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal, bancos Bradesco e Itaú, hospital, clínicas, praça de alimentação, Delegacia Regional de Segurança Pública, Estação Rodoviária, escola pública, supermercado, hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, em pleno centro de Nanuque, registram enorme fluxo diário de automóveis, caminhões, ônibus, motos, bicicletas e pedestres.

 

Praça dos Pioneiros

“Os dois pontos de Mototáxi ali localizados ficam sufocados e prejudicados, já que os mototaxistas são obrigados a deixar os veículos na rua, quando poderiam ter uma área livre e exclusivamente disponibilizada para as motocicletas licenciadas na prestação do serviço de transporte público, que é de grande importância para a economia do Município e para sua população, como um fator que gera oportunidade de emprego e renda para muitas famílias”, explicou Djalma.

 

Ele argumenta, também, que a delimitação não vai afetar o passeio público, já que os pontos de passageiros estão localizados em dois grandes logradouros, com espaço suficiente para permitir a criação do recuo e liberação da rua para a movimentação normal de veículos e transeuntes no dia a dia.

 

Dentro da legislação vigente, Djalma esclarece que é da competência da Sutran (Superintendência de Trânsito de Nanuque) planejar e executar a política municipal de trânsito; Zelar pelo bom desempenho do trânsito no Município; promover a instalação de equipamentos de sinalização nas vias públicas e logradouros do Município; e executar atividades correlatas e afins ao planejamento e organização do trânsito municipal.

 

“Dessa forma, o conteúdo desta Indicação é perfeitamente viável e compreensível dentro da nossa realidade. Inclusive, no ponto de Mototáxi instalado na Rua São Lourenço, entre a Avenida Santos Dumont e a Rua Viçosa, perto do Supermercado Epa, já foi providenciado um recuo nesse sentido, mesmo não havendo o amplo espaço das duas praças, como já foi justificado”, concluiu Djalma.

 

O documento foi encaminhado ao gabinete do prefeito.

 

<>