Gilson anuncia emenda parlamentar de Chiara e Eros Biondini: pedido foi do vereador Zezinho
![]() |
A deputada Chiara Biondini (PP) com o prefeito Gilson e o vereador Zezinho, ambos também do PP |
Da recente viagem a Belo Horizonte, o prefeito Gilson Coleta e o vereador Zezinho Medina, ambos do PP, retornaram com mais uma boa notícia, desta vez para o UDR, região noroeste de Nanuque: calçamento de mais um trecho da Avenida Bueno, uma das principais vias do bairro.
A emenda parlamentar tem o valor de R$ 400 mil e vem atender às reivindicações dos moradores, graças ao pedido do vereador Zezinho. A Avenida Bueno tem uma extensão total de 820 metros e corta todo o bairro.
- Foi uma das primeiras vias planejadas na configuração do bairro UDR, feita no final dos anos 1980;
- Denominação faz referência à Estação Presidente Bueno (Nanuque) da Ferrovia Bahia-Minas, inaugurada em 1918, que ligava o litoral do extremo sul da Bahia - localidade de Ponta de Areia (município de Caravelas) a Araçuaí-MG, no Vale do Jequitinhonha. O nome Presidente Bueno acabou sendo a denominação de Nanuque durante muitos anos.
- Ao longo da história, Nanuque teve vários nomes: Santa Clara do Mucuri, Aimorés, Indiana, Presidente Bueno e Vila Indiana;
![]() |
Júlio Bueno Brandão, ex-governador de MG |
- Presidente Bueno refere-se a Júlio Bueno Brandão, político que governou Minas Gerais por duas vezes durante a República Velha: de 27 de outubro de 1908 a 3 de abril de 1909 e de 7 de setembro de 1910 a 7 de setembro de 1914. Nasceu em Ouro Fino em 1858 e morreu no Rio de Janeiro aos 72 anos, em 21 de março de 1931.
Na época, o título era "Presidente do Estado de Minas Gerais", por isso o nome Presidente Bueno.
- A Pedra Bueno é um dos principais cartões postais de Nanuque. O ponto destaca-se na paisagem ímpar junto ao Rio Mucuri. A pedra está localizada próxima ao centro da cidade e com fácil acesso de carro, ônibus ou a pé. Do seu cume, é possível ter uma visão de 360 graus de Nanuque.
![]() |
Uma das formações do Bueno, de quase 50 anos atrás - 1976 |
<>