GILSON COLETA: O ESPORTE AO LADO DE AÇÕES DE INFRAESTRUTURA, SAÚDE, EDUCAÇÃO E OUTRAS (foto-arquivo) |
Atendendo aos pedidos dos municípios, os Jogos do Interior de Minas (JIMI) estão de volta. A competição, substituída desde 2012 pelos Jogos de Minas Gerais, volta ao calendário da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) em 2017 em seu formato original. A notícia animou o vereador Gilson Coleta Barbosa, que sempre incluiu o esporte em sua atuação na Câmara. Por muitos anos, em administrações passadas, Nanuque sempre teve participação nos JIMI.
"Gostei do pronunciamento do secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, quando ele disse que a mudança proporcionará o retorno do evento no formato como era nas décadas de 1980 e 1990", disse Gilson. A intenção de contar apenas com participantes do interior começou a ser formulada pelo ex-secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, e neste ano, foi possível concretizá-la.
Outra novidade é a possibilidade de atletas não federados participarem dos Jogos, bem como os federados. A filiação às federações esportivas não será uma condição para que a equipe ou o atleta estejam na competição neste ano. O que se busca é garantir um acesso maior de atletas, uma melhor integração entre os municípios e o aumento da possibilidade de surgimento de novos talentos.
JIMI terá três etapas
Competição – que por cinco anos se chamou Jogos de Minas – contará exclusivamente com municípios do interior do estado. Cidades já podem se candidatar para sediar o evento |
Em 2017, o JIMI é realizado em três etapas: microrregional, regional e estadual. A primeira delas terá início em abril, com as disputas das modalidades coletivas nos naipes masculino e feminino: basquete, futsal, handebol e voleibol. A segunda etapa será realizada em junho, com as mesmas modalidades.
Já a etapa estadual acontece em dois momentos: em setembro, serão executadas as modalidades coletivas. Diferente do que aconteceu em 2016, as equipes classificadas serão agrupadas em apenas uma divisão.
Já em outubro, serão realizadas as disputas dos esportes individuais e paralímpicos: atletismo (paralímpico e convencional), natação (paralímpica e convencional), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, natação, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas.
As inscrições para municípios e atletas interessados em participar do JIMI serão abertas em fevereiro. Até o final do mês de janeiro será divulgado o regulamento dos Jogos. Criado em 1985, o JIMI chega este ano à sua 33ª edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário