terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

SIDNEI SOLICITA RESERVA DE VAGAS NAS CRECHES PARA CRIANÇAS QUE CONVIVEM EM AMBIENTE DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Autor de Indicação apresentada na reunião desta segunda-feira (20) da Câmara Municipal, o vereador Sidnei Pereira Silva, Sidnei do Frisa, solicitou do prefeito Roberto de Jesus providências quanto à reserva de vagas nas creches municipais para crianças que têm mães em situação vulnerável e convivem com violência doméstica.

Na justificativa do documento, disse Sidnei: “O que buscamos é priorizar, em primeiro lugar, a segurança de crianças de famílias pobres, filhas de mulheres vítimas de violência doméstica”. Por isso, ele quer que o prefeito acione as Secretarias de Educação e de Assistência social. “É preciso garantir reserva de vagas em creches municipais para crianças que têm as mães em situação vulnerável. Além da prioridade nas vagas, também está prevista a garantia de transferência para outra creche, de acordo com a necessidade da mãe”, explicou.

VIOLÊNCIA CONTRA 
A MULHER EM NANUQUE

PREOCUPAÇÃO É NÃO DEIXAR QUE O AMBIENTE DE VIOLÊNCIA PREJUDIQUE A CRIANÇA

O vereador citou dados sobre a violência contra a mulher em Nanuque, ressaltando que o Município aparece em 5º lugar no estado em número de ocorrências, e que essa situação já vem acontecendo de maneira crescente nos últimos anos. De 2013 para 2014, por exemplo, os casos aumentaram 140,8%.

A situação chegou a um ponto tão preocupante que, em agosto de 2014, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu audiência pública em Nanuque para discutir o assunto. Nas discussões, o consenso é de que o poder público precisa reforçar a estrutura de atendimento à violência contra a mulher, combatendo a sensação de impunidade. No caso de Nanuque, existe uma delegacia da mulher, mas a unidade não dispõe de espaço físico específico e a cidade carece de efetivo policial para dar conta dos casos.

CUIDANDO DA CRIANÇA

Sidnei acha que, com a aplicação da medida de reserva de vagas, “será possível abrir novos horizontes e novas possibilidades às mulheres vítimas de violência, para que elas consigam reestruturar suas vidas através do trabalho e de atividades que permitam sua independência financeira e subsistência”.

Dados oficiais mostram que cerca de 70% dos crimes violentos são cometidos em casa. Por isso, a preocupação em preservar a integridade dos menores envolvidos.

O documento será remetido ao prefeito no decorrer desta semana.

Um comentário:

  1. Parabéns Sidinei! São poucos os políticos q pensam no bem estar de uma mãe e seus filhos, que por conta dessa violência , na maioria das veze, tanto a mãe quanto as crianças passam por diversas dificuldades, dentre elas a fome, porque o companheiro deixa de prover alimentos pra família. Com esse projeto as crianças terão alimentos na creche, amor e carinho, e por outro lado a mãe conquistará sua auto suficiencia.

    ResponderExcluir