terça-feira, 7 de março de 2017

MERCADO MUNICIPAL DE NANUQUE PEDE SOCORRO


Vereador propõe mobilização comunitária e faz apelo ao prefeito para recuperação de sua estrutura física

PERIGO: ESCORAS DE EUCALIPTO SUSTENTANDO O TELHADO

Mobilização comunitária e campanha denominada “Mercado Municipal pede socorro!”, com ações de recuperação urgente de sua estrutura física. A preocupação foi demonstrada pelo vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, e será apresentada em forma de proposição na reunião da próxima segunda-feira (13), na Câmara.




Para Sidnei, entre as primeiras ações do atual governo, atenção especial deve ser dada ao antigo Mercado Municipal, considerando a urgência no tocante a obras de revitalização e remodelamento de sua estrutura. Antes da construção da conhecida Feira Coberta, em 1989, o Mercado Municipal representava o maior espaço aberto de compras de Nanuque e região, localizado na Avenida Geraldo Romano, quarteirão entre as ruas Juiz de Fora e Alvinópolis.



PILARES ABALADOS
O Mercado já tem mais de meio século de existência. Foi concebido desde os primeiros prefeitos – Franz Schaper e Jorge Schieber –, mas foi com o terceiro prefeito de Nanuque, Alpheu Melgaço de Jesus, entre 1959 e 1963, que ele foi oficialmente criado e estruturado para funcionar como principal feira livre da cidade.




Em visita ao local na semana passada, Sidnei disse que “o cenário é de tristeza, ruínas e, principalmente, de perigo, tanto para os feirantes e proprietários de lojas internas quanto para consumidores e visitantes. Algumas partes da estrutura estão sendo sustentadas por escoras de eucalipto, paredes ameaçam desabar, sanitário em situação deprimente, aquilo é um verdadeiro desrespeito, uma afronta à população”.



Prosseguiu o vereador: “Em mais de meio século, prefeitos se alternaram no poder, mas não temos notícia de nenhuma reforma em sua estrutura física. Enquanto essa situação perdura, estamos assistindo pela Rede Globo de Televisão a uma série de anúncios relativos à valorização e preservação dos mercados municipais, de responsabilidade do Ministério do Turismo”.



Sidnei recomenda ao prefeito Roberto de Jesus que mobilize sua representação política no âmbito federal para um projeto de salvação do nosso Mercado Municipal, que precisa e deve ser transformado em um empreendimento além de uma simples feira livre, mas um grande centro de compras e ponto turístico da cidade, tomando-se como referência o Mercado Central de Belo Horizonte, nas dimensões de Nanuque, é claro.




Em muitas cidades, os mercados funcionam como atrativos de visitação dos turistas, com pontos de gastronomia, quiosques, espaços para shows musicais, exposições e muito mais.



“Este é um apelo que lançamos. O Mercado não pode se transformar em ruínas, em pleno centro da cidade. É questão de honra, de preservação da nossa história”.



Sidnei pediu assinatura de apoio dos colegas, para reforçar o documento e fazer com que o prefeito Roberto de Jesus perceba a gravidade e a urgência do assunto.



Um comentário:

  1. É com profunda tristeza que deparo com uma notícia dessa. Meu pai teve uma loja nesse mercado e naquela época (1970) já havia uma preocupação enorme com essa falta de manutenção. Vereador Sidnei, esse mercado faz parte das história de Nanuque e não pode acabar dessa maneira. Um abraço

    ResponderExcluir