quinta-feira, 24 de agosto de 2017

PARA SIDNEI, RECADASTRAMENTO ELEITORAL BIOMÉTRICO PRECISA TER DIVULGAÇÃO MAIS INTENSA EM NANUQUE


Ao tomar conhecimento do conteúdo de ofício assinado pelo chefe do Cartório Eleitoral de Nanuque, Jackson Oliveira Silva, enviado à Câmara Municipal, o vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa (PPS), vê a necessidade urgente de se intensificar a notícia do recadastramento biométrico obrigatório do eleitorado de Nanuque.

“Todos os meios de comunicação precisam ser mobilizados para massificar o trabalho de orientar o eleitor a procurar o quanto antes o Cartório Eleitoral, evitando deixar para a última hora”, alertou Sidnei, que reforçou o pedido de apoio à presidente da Câmara, Rozilene Almeida.

SIDNEI DO FRISA: MAIS COMUNICAÇÃO
É necessário que o eleitor leve um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais) - exceto carteira de motorista e novo passaporte, para os que forem requerer o título pela primeira vez; comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc.), preferencialmente em nome do eleitor, emitido nos três meses anteriores à data de comparecimento; título eleitoral e CPF (se possuir); e comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).

SEGURANÇA


O objetivo da biometria é tornar a identificação do eleitor ainda mais segura, eliminando-se o risco de alguém votar por outro, mesmo que de modo involuntário.  O TSE estima que até o final desta década seja possível que todos os eleitores brasileiros  possam votar pelo sistema de identificação biométrica.


O QUE É O
RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

1 - O que é Biometria?
Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

2 - Para que serve o recadastramento eleitoral biométrico?
O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Para tanto, o eleitor deverá comparecer ao cartório de sua Zona Eleitoral para coleta das digitais, da assinatura eletrônica e de fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro de eleitores.

3 - Qual a vantagem desse novo sistema?
A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

4 - Quem está obrigado a comparecer ao recadastramento?
Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores convocados ou não pela Zona Eleitoral que esteja executando esse procedimento, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

5 - O que acontece se eu não comparecer ao recadastramento?
O título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário