quarta-feira, 6 de setembro de 2017

2 TONELADAS DE SEMENTES DE MILHO PARA PEQUENOS AGRICULTORES DE NANUQUE

VEREADOR GILMAR ALEMÃO PEDIU E O DEPUTADO ZÉ SILVA ATENDEU


Dezenas de famílias de pequenos agricultores familiares do município de Nanuque vão receber, nos próximos dias, 200 sacos de sementes de milho, o equivalente a 2 toneladas do produto. É mais uma conquista do vereador Gilmar dos Santos “Alemão” Pereira (Partido Solidariedade), como resultado de pedido feito diretamente ao deputado federal Zé Silva, do seu partido. “A gente pede, o Zé atende, e sem demora”, brincou Alemão.

As sementes de milho foram obtidas graças ao esforço do deputado junto à Secretaria Nacional de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, do governo federal, mediante convênio no valor total de 4 milhões de reais para aquisição de sementes de milho e feijão, executado pela Emater-MG.

ALEMÃO E O DEPUTADO ZÉ SILVA
Zé Silva orienta para que o vereador mantenha contato com a equipe da Emater, visando definir a melhor forma de transporte e distribuição das semantes para os pequenos agricultores.

“Vereador é assim mesmo. A nossa rotina é buscar recursos com nossos representantes políticos nas esferas estadual e federal, em todos os setores – para calçamento de ruas, infraestrutura, para a saúde etc., mas quando as ações beneficiam as comunidades de pequenos agricultores, a gente tem uma sensação muito feliz. Até hoje, o deputado Zé Silva tem nos atendido com presteza e boa vontade. E nosso trabalho vai continuar”, comentou.

OFÍCIO DO DEPUTADO ENDEREÇADO
AO VEREADOR ALEMÃO


O PROGRAMA

O Programa Nacional de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar foi lançado em 2015 para ampliar o acesso dos agricultores familiares a sementes e mudas de qualidade, adaptadas para cada região. Com maior uso de sementes nativas, o objetivo é fortalecer a produtividade dos agricultores familiares.

As ações focam no apoio à produção, melhoramento, resgate, conservação, multiplicação e distribuição de sementes e mudas. São beneficiados agricultores familiares que têm Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e que atendam aos requisitos estabelecidos para a aquisição de sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Alemão lembra ainda que, além de receberem as sementes, as famílias recebem a orientação técnica para o plantio e condução de suas lavouras.

Apoio e mudanças – O deputado, que é profissional de carreira da Emater, afirma ainda que trabalha e apoia a agricultura familiar há mais de 20 anos: “É essa história que nos levou a criar o Programa Minas Sem Fome, de fomento à agricultura familiar, e também nos levou a liderar uma grande mudança na Emater, quando a presidimos de 2003 a 2010, levando a Extensão Rural a trabalhar também com fomento e recursos para o desenvolvimento rural”, explicou. 

A Emater, afirma Zé Silva, passou então a levar sementes, insumos, tanques de leite, agroindústrias e outras formas de apoio para o fortalecimento da agricultura familiar: “Com o nosso mandato, continuamos essa forma de apoio às famílias rurais, e as sementes já são uma tradição do nosso trabalho parlamentar, uma simbologia de nossa luta para fortalecimento desse setor fundamental de nossa economia”, acrescentou.

Segundo ainda Zé Silva, esse apoio é mais importante ainda nesse tempo de crise, “quando diversos setores produtivos se veem ameaçados na sustentabilidade de suas atividades econômicas e avanços sociais”, diz.

“Os produtores e suas famílias sabem de nosso compromisso e apoio às suas atividades, e no próximo ano terão mais sementes, mais insumos e apoio em suas atividadees rurais. Aproveito aqui para agradecer de um modo especial o empenho e a parceria da Emater, e também aos sindicatos, CMDRS, às prefeituras e Câmaras Municipais, e tantos outros parceiros que participam dessa nossa luta e compromissos de apoio para uma agricultura familiar cada vez mais forte”, finalizou Zé Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário