sábado, 9 de setembro de 2017

CURSO DE ELETRICISTA PREDIAL ASSISTENTE TEM 40 ALUNOS EM NANUQUE

VEREADOR ARANHA AGRADECE EMPENHO DO DEPUTADO DIEGO ANDRADE E DO PRESIDENTE DA FIEMG, OLAVO MACHADO JR. PARA VINDA DA ESCOLA MÓVEL DA FIEMG


No prédio da antiga Escola Profissionalizante de Nanuque, bairro Vila Nova, desde o dia 17 de agosto que acontece o curso de Eletricista Predial Assistente, na unidade da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais). São 40 alunos, divididos em duas turmas de 20 (matutino e vespertino). A iniciativa faz parte do projeto Escola Móvel itinerante, desenvolvido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com prefeituras.

Aranha e Diego Andrade


Em março deste ano, quando esteve no gabinete do deputado federal Diego Andrade, presidente do seu partido – o PSD – no estado, um dos pedidos protocolados pelo vereador Antonio Carlos Aranha Ruas foi exatamente a vinda a Nanuque da Escola Móvel. O pedido foi reforçado durante nova visita, em junho.


Também Naquele mês, Aranha esteve na sede da Fiemg, quando manteve reunião com o presidente da entidade, Olavo Machado Junior, confirmando-se o agendamento da unidade de ensino.


O projeto “Escola Móvel SESI/SENAI - Transformando Ofícios em Profissões” leva cursos profissionalizantes às cidades mineiras, contribuindo para a inclusão social de seus cidadãos.

EQUIPE 

Aranha e o diretor Danilo
Em visita ao polo Uaitec esta semana, Aranha encontrou-se com o professor Gleisson Ferreira Silva, instrutor do curso, quando teve a oportunidade de falar diretamente aos alunos sobre as propostas de novos cursos profissionalizantes gratuitos, aproveitando a Escola Móvel e toda a estrutura do polo Uaitec.

O instrutor Gleisson


A Uaitec tem sua equipe formada pelo diretor Danilo Caires, a coordenadora Genilda Pereira e os agentes educacionais Caroline Bacelar e Alan Pereira dos Santos.

Caroline a Alan
O curso de Eletricista Predial Assistente têm no currículo aulas teóricas e práticas, totalizando 80 horas/aula, em cerca de 20 encontros. São aplicados conhecimentos básicos de eletricidade como também normas e procedimentos de segurança.



“É um importante programa de capacitação profissional que oferece cursos como pedreiro, mecânica de motos, inclusão digital, confecção em couros, manutenção em máquinas de costura, costureiro, panificação, eletricista, confeitaria, artesanato, entre outros”, comentou Aranha. Mas o programa também oferece cursos de educação continuada, como educação ambiental e sustentabilidade, atendimento ao cliente, auxiliar administrativo, secretariado e outros temas de interesse geral.
  

Principais objetivos do Programa Escola Móvel:
  
- Ensinar pelo exemplo;
- Buscar a valorização do Oficio;
- Promover pelo ensino de forma didática e descomplicada, o gosto pelo fazer, dando oportunidade às pessoas de desenvolverem suas habilidades pelo exemplo;
- Disseminar profissões básicas e ofícios;
- Formar mão de obra profissional básica para a inclusão do aluno no mercado de trabalho;
- Desenvolver habilidades profissionais que possibilitem a imediata geração de renda;
- Contribuir para a redução da carência de mão de obra qualificada, estimulando o desenvolvimento social no entorno das indústrias;
- Estimular atitudes socialmente responsáveis, principalmente, em relação ao consumo consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário