segunda-feira, 25 de setembro de 2017

VEREADOR ALEMÃO FAZ MOÇÃO DE APLAUSO AO BISPO DOM ALOÍSIO, QUE DEIXA A DIOCESE DE T. OTONI APÓS 8 ANOS

Na sessão desta segunda-feira (25), o vereador Gilmar dos Santos “Alemão” Pereira (Solidariedade) vai apresentar Moção de Aplauso ao bispo Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, pelos relevantes serviços prestados à frente da Diocese de Teófilo Otoni durante quase oito anos.

DOM ALOÍSIO
Na quarta-feira da semana passada, dia 20/9, direto do Vaticano, o Papa Francisco anunciou a transferência do Bispo Dom Aloísio Jorge Pena Vitral para assumir a Diocese de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em lugar do Dom Guilherme Porto, que, em conformidade ao Cânon 401 §1º do Código de Direito Canônico, pediu renúncia após completar 75 anos.

Ao saber da notícia, Alemão logo tratou de elaborar a Moção de Aplauso em reconhecimento ao papel desempenhado por Dom Aloísio como titular da Diocese

“Em seu Bispado, a Igreja Católica de Nanuque consolidou a união das duas Paróquias – Nossa Senhora Imaculada Conceição e São José Operário, bem como as comunidades católicas de todos os bairros”, justificou o vereador. “Por várias vezes, visitou a nossa cidade durante eventos religiosos. Desenvolveu um profundo trabalho espiritual, caracterizado pelas virtudes da humildade, solidariedade, convivência fraterna e acolhimento às famílias mais necessitadas”.


Dom Aloísio assumiu a titularidade da Diocese de Teófilo Otoni no dia 25 de novembro de 2009, por determinação do então Papa Bento XVI.

BIOGRAFIA

O Bispo Dom Aloísio Jorge Pena Vitral nasceu em 23 de abril de 1955, no Rio de Janeiro (RJ). A entrada no Seminário se deu aos 20 anos, em fevereiro de 1976, em Jaraguá do Sul (SC). Cursou Filosofia, de 1977 a 1979, em Brusque (SC) e Teologia, de 1980 a 1983, em Taubaté (SP). Concluiu o curso de Teologia, em 1985, na PUC Minas. Sua ordenação sacerdotal aconteceu dia 18 de janeiro de 1986. Padre Aloísio tomou posse na Paróquia de Santo Antônio, em Nova Lima (MG), em 26 de janeiro de 1986, onde permaneceu até 1990.

Padre Aloísio foi também Formador Espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese. Aos 11 de fevereiro de 2006, foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e ordenado bispo no dia 25 de março do mesmo ano por Dom Walmor Oliveira de Azevedo. No dia 25 de novembro de 2009, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Teófilo Otoni e em 20 de setembro de 2017 foi transferido para Sete Lagoas.

Alemão vai pedir o registro em ata da Moção, com envio de cópias deste documento à Diocese de Teófilo Otoni e à Diocese de Sete Lagoas, em nome do Bispo Dom Aloísio Jorge Pena Vitral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário