sexta-feira, 27 de outubro de 2017

ARANHA SUGERE “ENEM NA PRAÇA”, ADOTANDO AÇÕES PROMOVIDAS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Nesta sexta-feira (27), o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas encaminha Reivindicação Expressa de Serviços (RES) ao prefeito, na qual sugere a promoção de atividades baseadas na iniciativa “Enem na Praça”, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação.


Amanhã, sábado (28), diferentes espaços de Minas Gerais irão difundir o conhecimento. Estudantes e comunidade em geral estão convidados a participar de uma aula que vai fazer uma revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O “Enem na Praça”, por exemplo, iniciativa do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação (SEE), irá ofertar aulas interdisciplinares sobre os temas “Você sabe ler gráficos?” e “Você sabe ler charges?”.

O “Enem na Praça” faz parte de uma série de ações já realizadas pela SEE para auxiliar os estudantes na preparação para o exame. Durante todo o ano, foram realizados simulados por meio do banco de itens da Secretaria e, neste mês de outubro, as Superintendências Regionais de Ensino foram estimuladas a realizar o Simulado Mineiro para o Enem. Segundo dados do Ministério da Educação, em Minas Gerais são quase 500 mil estudantes inscritos na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio.


“A título de colaboração, sugiro levar a proposta à sra. Neide Ramos, secretária municipal de Educação. Poderia ser uma iniciativa positiva nestes dias que antecedem a aplicação da prova do Enem”, disse o vereador.

VEJA DOCUMENTO





Exame Nacional do Ensino Médio


Este ano, o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos - dias 5 e 12 de novembro. Serão quatro provas objetivas de cada área do conhecimento, sendo 45 questões cada uma, além da Redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo de uma situação-problema apresentada.

 5 de novembro de 2017 (domingo)

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- Redação;
Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

12 de novembro de 2017 (domingo)

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
- Matemática e suas Tecnologias.
 Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.

Os portões de acesso nos dias de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília. É proibida a entrada após o fechamento dos portões. As provas terão início às 13h30.

O Enem é, atualmente, a principal porta de entrada para a educação superior em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou para concorrer a financiamentos e bolsas estudantis em instituições privadas, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste ano, o exame não pode mais ser utilizado para certificação do Ensino Médio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário