sábado, 7 de abril de 2018

NANUQUE PODERÁ TER POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA A CUIDADORES DE PESSOAS


Proposta foi apresentada pelo vereador Gilmar Alemão


O município de Nanuque poderá ter uma política própria de Assistência a Cuidadores de Pessoas. Proposta nesse sentido foi apresentada na semana passada, durante reunião da Câmara, pelo vereador Gilmar “Alemão” dos Santos Pereira.

Em respeito e reconhecimento ao trabalho dos cuidadores de pessoas, sobretudo de idosos e deficientes, Alemão vê a necessidade de se instituir uma Política Municipal de Assistência a Cuidadores, que deverá compreender um conjunto de diretrizes e orientações destinado a promover o pleno exercício da atividade, seja ela temporária ou permanente, individual ou coletiva, com ou sem remuneração.


Segundo Alemao, “finalidade é definir o cuidador como ‘a pessoa que presta auxílio ou acompanhe outra pessoa de qualquer idade que esteja necessitando de cuidados por qualquer motivo que ocasione limitações físicas ou mentais, temporárias ou permanentes’. É um trabalho nobre, de grande importância, que precisa de um reconhecimento em nosso Município”, explicou.

Ressalta o vereador que, em outros municípios onde foi implantada, a Política Municipal de Assistência a Cuidadores vem apresentando resultados positivos. “Afinal, é uma atividade que proporciona, acima de tudo, qualidade de vida para a pessoa cuidada, muitas vezes evitando internações hospitalares, já que o cuidado no domicílio proporciona o convívio familiar, diminui o tempo de internação hospitalar e, dessa forma reduz as complicações decorrentes de longas interações hospitalares”.

MENOS DESPESAS NA SAÚDE

Dessa forma, o trabalho resulta em beneficio ao paciente e à família e reduz os custos que essa pessoa pode representar ao Município em termos de gasto com a saúde.

DIRETRIZES

Constam como diretrizes da Política Municipal de Assistência a Cuidadores a divulgação e promoção da figura do cuidador; estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre as atividades de cuidador; fornecimento de cursos de treinamento gratuito para cuidador, em órgão de saúde e instituições especializadas nessa atividade; viabilização de formas de capacitação e qualificação do cuidador; apoio à atividade de cuidador, sejam eles parentes de pessoas que precisem de cuidados, ou responsáveis, ou aqueles que por ventura estiverem a serviço dessa função; disponibilização, por meio de uma central de informações, de orientações e informação ao cuidador.

“Enfim, é uma providência importante que merece atenção dos nobres Vereadores e, principalmente, prioridade da Administração Municipal na área de Assistência Social”, concluiu Alemão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário