sábado, 2 de fevereiro de 2019

XANDÃO QUER MUCURI EM DIA COM DOCUMENTAÇÃO PARA RECEBER BENEFÍCIOS DO GOVERNO NA ÁREA TURÍSTICA


Secretaria estadual de Turismo define novos critérios para ampliar participação da Bahia no Mapa Turístico Brasileiro

Para Xandão, turismo é prioridade

Na próxima segunda-feira (4), o presidente da Câmara, Alexandre Deolinda Seixas, o Xandão, estará encaminhando ofício ao prefeito Carlos Simões, solicitando informações sobre a situação do Município no que se refere à documentação exigida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) para garantir que Mucuri tenha posição de destaque no Mapa Turístico Brasileiro.

Inclusive, com o objetivo de ampliar a participação da Bahia no Mapa, a Setur já iniciou o processo de atualização para a inserção de novos municípios. A ideia é estimular municípios com potencial para desenvolvimento do setor.

De acordo com Xandão, as prefeituras estão recebendo comunicado do governo estadual para atualização de documentos, visando atender critérios e exigências do Ministério do Turismo (MTur) para o cadastro de município turístico.


NOVA PORTARIA DO MINISTÉRIO

De acordo com a Portaria nº 192, do Ministério do Turismo, a partir deste ano, apenas serão reconhecidas como zonas turísticas aquelas que contarem com instância de governança regional, Conselhos Municipais de Turismo ativos e prestadores de serviço inscritos no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Setor de Turismo (Cadastur).

“Vou pedir ao prefeito que acione o setor de Turismo para organizar a documentação o mais rápido possível. Não podemos tratar a área de turismo como um assunto secundário, mas como prioridade, porque é parte importante da nossa economia, abrindo oportunidades de emprego aos mucurienses e gerando renda”, comentou Xandão.

Aos critérios definidos pelo MTur, somam-se a necessidade de os municípios que compõem as zonas turísticas possuírem características similares ou complementares e uma identidade histórica, cultural, econômica ou geográfica em comum. Além disso, eles devem ser limítrofes e próximos uns aos outros e comprovar a existência de órgão ou entidade com orçamento destinado ao setor.

Na opinião do subsecretário do Turismo, Benedito Braga, “a Bahia está bem representada por seus 150 municípios turísticos, que oferecem patrimônio histórico-cultural, ecoturismo, sol e praia, religioso e étnico, numa ampla diversidade de segmentos. Contudo, temos potencial para ampliar ainda mais o número de destinos e trazer cada vez mais visitantes”.

MAPA TURÍSTICO DA BAHIA


Categorização

O Mapa do Turismo é o instrumento de orientação para atuação das esferas governamentais das políticas públicas do Turismo. Realizado a cada dois anos, o processo de atualização do mapa prevê a categorização dos municípios a partir de critérios que traduzem a economia do turismo.

Entre eles, o número de empregos e de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e as estimativas do fluxo turístico doméstico e internacional, dados que determinam a classificação dos municípios em cinco categorias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário