sexta-feira, 22 de novembro de 2019

ENGAJAMENTO DO MUNICÍPIO NA CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO À DENGUE


Objetivo é somar os esforços do poder público junto à mobilização da sociedade, a fim de interromper o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, uma vez que mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências

É preciso que o Município de Nanuque esteja engajado de todas as formas na Campanha Publicitária de Enfrentamento à Dengue, lançada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta quarta-feira (20/11). O objetivo é somar os esforços do poder público junto à mobilização da sociedade, a fim de interromper o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, uma vez que mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências.

A proposta é defendida pelo vereador Sidnei Pereira Silva, que está determinado a divulgar de maneira intensa em toda a cidade. No entendimento da SES-MG, como muitas pessoas ainda acreditam que os criadouros do mosquito estão apenas no seu entorno, a opção foi criar uma campanha utilizando uma personagem mais cômica, a da vizinha curiosa, que gosta de cuidar da vida dos outros, mas se esquece de checar os possíveis focos do Aedes dentro de sua própria casa.

O Governo fará ampla divulgação, mas o vereador concorda que o Município deve fazer a sua parte, mobilizando todos os meios de comunicação, como TV, rádios, carro de som, outdoor, cartaz, folder, e pela internet, em canais como Google, Facebook, Instagram, Youtube e peças exclusivas para WhatsApp.

Em 2019, até o dia 18/11, Minas Gerais registrou 484.779 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue. Desses, 153 evoluíram para morte, em 47 municípios. Outros 94 óbitos permanecem em investigação. Em relação à chikungunya, Minas Gerais registrou 2.793 casos prováveis da doença em 2019. Até o momento, neste ano, foi confirmada uma morte por chikungunya, no município de Patos de Minas, e há um óbito em investigação. Já em relação à zika, foram registrados 746 casos prováveis da doença em 2019.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

CAMPANHA DE INCENTIVO À IMPLANTAÇÃO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE NANUQUE


A finalidade é motivar a criação de grêmios, organização que representa os interesses dos estudantes na escola


Uma campanha de incentivo à implantação de grêmios estudantis nas escolas da rede pública foi proposta na Câmara, por meio de Indicação assinada pelo vereador Gilmar dos Santos Pereira, em conjunto com Gilson Coleta Barbosa. O documento recomenda à Secretaria Municipal de Educação que estude a possibilidade de lançamento de uma campanha de conscientização.

A finalidade é motivar a criação de grêmios, organização que representa os interesses dos estudantes na escola e permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade, além de ser um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

LEI FEDERAL - A organização do grêmio estudantil é assegurada pela lei federal 7.398, de 04 de novembro de 1985. Os grêmios estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude. As suas atividades representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política.

Com os grêmios em funcionamento, é possível congregar e representar os estudantes, defender seus direitos e interesse, cooperar para melhorar a escola e a qualidade do ensino, incentivar e promover atividades educacionais, culturais, literárias, cívicas, sociais, desportivas e recreativas estimulando a união de toda a classe estudantil.


quinta-feira, 14 de novembro de 2019

ALERTA PARA INÍCIO DA TEMPORADA DAS CHUVAS FORTES E ENCHENTES


Documento orienta prefeito para adesão do Município ao Plano Estadual de Preparação para o Período Chuvoso

Rua São João Del Rei, proximidades da Estação Rodoviária de Nanuque (foto-arquivo dezembro de 2006)

Foi apresentada na Câmara no início de novembro, pelo vereador Antonio Carlos Aranha Ruas, proposição que orienta o prefeito Roberto de Jesus a fazer adesão do Município ao Plano Estadual de Preparação para o Período Chuvoso 2019/2020.

AÇÃO DO GOVERNO EM PARCERIA COM CIDADES

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou dia 24/10, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o lançamento do Plano Estadual de Preparação para o Período Chuvoso 2019/2020. A ação tem como objetivo prevenir tragédias.

Justificou o autor: “Como Nanuque registra de tempos em tempos casos de enchentes, atingindo principalmente bairros como Nossa Senhora de Fátima (Reta), Vila Esperança e Laticínios, além de áreas centrais próximas ao Terminal Rodoviário, é importante que o Executivo Municipal providencie adesão ao Plano, que prevê ações de prevenção de desastres e, se preciso, dar uma resposta rápida diante da possibilidade de chuvas intensas.”

OUTUBRO A MARÇO - O período de chuvoso estende-se de outubro a março, com destaque para os meses de janeiro, novembro e, principalmente, dezembro. Os municípios devem manter os planos de contingência sempre atualizados para garantir resposta rápida e de qualidade à população.

De acordo com levantamento feito pela Defesa Civil Estadual, entre 2013 e 2018, de todos os desastres, 57% ocorreram em dezembro. Os dados servem de referência para que as administrações municipais se organizem para preparar e mobilizar equipes.

O documento foi encaminhado ao gabinete do prefeito.

PARTICIPAÇÃO DE NANUQUE NO PROGRAMA ENTREGA LEGAL, EM PARCERIA COM O TJMG E GOVERNO DE MINAS


O programa busca amparar mulheres que não desejam ou não tem condições de criar a criança, desde o início da gravidez até o final da gestação


Apresentada na Câmara agora em novembro a Indicação que propõe a participação de Nanuque no Programa Entrega Legal, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e Governo de Minas.

O documento recomenda ao prefeito que acione as Secretarias Saúde e de Assistência Social para tomar conhecimento dos termos do protocolo de intenções, firmado na semana passada, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a legalidade da entrega voluntária para adoção diretamente na Justiça da Infância e da Juventude.

A ação, denominada como programa Entrega Legal, é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde e de Assistência Social, além de entidades religiosas.

O programa busca amparar mulheres que não desejam ou não tem condições de criar a criança, desde o início da gravidez até o final da gestação, garantindo um novo destino familiar para o recém-nascido. De acordo com o TJMG, caberá à Coinj coordenar as ações necessárias para divulgar o programa e realizar curso de capacitação para os profissionais que atuarão no acolhimento e atendimento das mães e gestantes.

O Judiciário mineiro, por meio das varas da infância e da juventude, deverá ainda promover apoio e orientação psicossocial, por equipe multidisciplinar, para acolhimento da mãe ou gestante, para que ela reflita e amadureça a decisão de entregar o filho para adoção. Autoria da Indicação é do vereador Gilson Coleta Barbosa em parceria com Gilmar dos Santos Pereira.