quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

É PRECISO REGULAMENTAR AÇÕES DE APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO

Proposta na Câmara prevê políticas destinadas à facilitação de acesso ao crédito, à assistência técnica rural, à infraestrutura e serviços, além de outros benefícios


Com indicação a ser reiterada na Câmara, o vereador Gilson Coleta Barbosa vai novamente expor a necessidade de Projeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal, para regulamentar mecanismos de fortalecimento da agricultura familiar de Nanuque.

Para ele, “o Poder Executivo precisa enviar à Câmara um Projeto de Lei destinado a regulamentar mecanismos de colaboração do poder público com a agricultura familiar de Nanuque”. E explica que “a finalidade é proporcionar meios para que o agricultor se desenvolva com competitividade no mercado”.

O documento imaginado pelo vereador deverá trazer políticas destinadas à facilitação de acesso ao crédito, à assistência técnica rural, à infraestrutura e serviços, à conservação do solo e áreas degradadas, a pesquisas, ao cooperativismo, à profissionalização, entre outras ações. O projeto também deverá regularizar os processos de compra de produtos da agricultura familiar para serem servidos na merenda das escolas.

O autor sugere, na elaboração do projeto, colaboração de órgãos como Emater-MG, IMA, IEF, Sebrae, associações de pequenos produtores rurais e, é claro, a Secretaria Municipal de Agricultura.


PROGRAMA PREVINE BRASIL: PROPOSTA DE AGILIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA A SUA IMPLANTAÇÃO EM NANUQUE


Sete indicadores de desempenho devem ser alcançados pelas equipes de Saúde da Família (ESF) que atuam nos postos de saúde – serviços da Atenção Primária


Com indicação protocolada na Câmara, o vereador Sidnei Pereira Silva vai propor ao prefeito de Nanuque a imediata adesão e adequação do Município ao programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde.

Agora em 2020, os municípios brasileiros passam a ter metas de qualidade a serem cumpridas na área de Saúde. Com isso, a população atendida no Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ganhar com um atendimento mais eficiente com o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, chamado Previne Brasil.

A proposta é pedir ao prefeito que acione a Secretaria de Saúde para que busque urgentemente os procedimentos para adesão e adequação do novo programa. Já a partir deste ano, sete indicadores de desempenho devem ser alcançados pelas equipes de Saúde da Família (ESF) que atuam nos postos de saúde – serviços da Atenção Primária.

O Ministério da Saúde passa a monitorar a evolução desses indicadores de desempenho, que são um dos novos critérios para definição do repasse de recursos aos municípios. Vão desde o acompanhamento de gestantes até o monitoramento regular da pressão arterial em hipertensos e de açúcar no sangue de diabéticos.

O autor acredita que, com o programa Previne Brasil, o atendimento à população ganha em qualidade e os municípios conseguem melhorar a organização da Atenção Primária local a partir da ampliação do financiamento federal.




quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

MELHORIA DA ILUMINAÇÃO DE PRAÇAS EM NANUQUE COM RECURSOS DA COSIP


O dinheiro arrecadado da Cosip precisa ser direcionado para a iluminação pública e reparos de lâmpadas, fiação e luminárias.

A Praça dos Estudantes seria um dos logradouros públicos beneficiados

Os vereadores aprovaram Indicação que propõe melhoria da iluminação de praças públicas de Nanuque com recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). O documento foi apresentado pelo vereador Antonio Carlos Aranha Ruas.

Segundo ele, dentro do montante arrecadado da Cosip, rele recomenda ao prefeito que defina, por meio de programa específico, a utilização de seus recursos na melhoria da iluminação das praças públicas de Nanuque, no Centro e nos bairros.

“O dinheiro arrecadado da Cosip precisa ser direcionado para a iluminação pública e reparos de lâmpadas, fiação e luminárias. Várias praças de Nanuque permanecem quase no escuro ou com iluminação deficiente, como na Praça dos Estudantes, Praça dos Pioneiros e até em pontos da Lagoa dos Namorados. Nos bairros, a situação é ainda pior”, disse o autor.

A Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), que também é conhecida como CIP, tem a finalidade de assegurar o financiamento do serviço de iluminação pública. Foi inserida na Constituição Federal pela Emenda Constitucional 39, de 19 de dezembro de 2002.

O documento foi remetido ao gabinete do chefe do Executivo.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

PEDIDO DE URGÊNCIA NA REGULAMENTAÇÃO DAS LEIS DE TRÂNSITO PELO MUNICÍPIO

Órgãos municipais também têm autonomia para normatizar detalhes do trânsito, que não são os mesmos em todas as cidades, exigindo atenção por parte dos condutores

Centro de Nanuque (rotatória da Rua São João Del Rey)

Indicação assinada pelo vereador Gilmar dos Santos Pereira cobra do prefeito urgência na regulamentação pelo Município das leis de trânsito, conforme estabelece a legislação vigente.

O parlamentar explica que existe, em nível federal, a Lei 9.503/97, conhecida como Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que regulamenta o trânsito em todo o país, consolidada pelas Resoluções complementares dos estados, por meio de portarias e decretos. Porém, segundo ele, os órgãos de trânsito municipais também têm autonomia para normatizar detalhes do trânsito, que não são os mesmos em todas as cidades, exigindo atenção por parte dos condutores.

CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES, PONTOS DE PARADA, ESTACIONAMENTOS E OUTROS DETALHES

Compete aos municípios responder por questões relacionadas à circulação de automóveis e pedestres nas ruas, sinalização, definição de pontos de parada, estacionamentos e outros detalhes do trânsito local, podendo aplicar as penalidades e as medidas administrativas previstas no caso de infrações.

O autor verifica que no Brasil a maioria dos municípios ainda está em situação considerada irregular perante a legislação, daí o motivo da Indicação que apresentou semana passada na Câmara de Nanuque, na qual reitera providências por parte do Poder Executivo para a regulamentação mencionada.

O documento foi enviado ao prefeito.