Proposta na Câmara prevê políticas destinadas à facilitação de acesso ao crédito, à assistência técnica rural, à infraestrutura e serviços, além de outros benefícios
Com indicação a ser reiterada na Câmara, o vereador Gilson Coleta Barbosa vai novamente expor a necessidade de Projeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal, para regulamentar mecanismos de fortalecimento da agricultura familiar de Nanuque.
Para ele, “o Poder Executivo precisa enviar à Câmara um Projeto de Lei destinado a regulamentar mecanismos de colaboração do poder público com a agricultura familiar de Nanuque”. E explica que “a finalidade é proporcionar meios para que o agricultor se desenvolva com competitividade no mercado”.
O documento imaginado pelo vereador deverá trazer políticas destinadas à facilitação de acesso ao crédito, à assistência técnica rural, à infraestrutura e serviços, à conservação do solo e áreas degradadas, a pesquisas, ao cooperativismo, à profissionalização, entre outras ações. O projeto também deverá regularizar os processos de compra de produtos da agricultura familiar para serem servidos na merenda das escolas.
O autor sugere, na elaboração do projeto, colaboração de órgãos como Emater-MG, IMA, IEF, Sebrae, associações de pequenos produtores rurais e, é claro, a Secretaria Municipal de Agricultura.