quinta-feira, 19 de março de 2020

INFORMAÇÕES SOBRE CIRURGIAS ELETIVAS NO MUNICÍPIO


Secretaria de Saúde deve prestar esclarecimentos à população


Considerando as inúmeras e contraditórias notícias a respeito da realização de cirurgias eletivas no Município, o vereador Gilson Coleta Barbosa quer que a Secretaria de Saúde encaminhe à Câmara, para conhecimento da população, informações, como:

1-        As cirurgias voltaram a ser realizadas normalmente?
2-        Qual a demanda mensal? Discriminar quantidade e tipo de cirurgia.
3-        Qual a demanda reprimida? Discriminar quantidade e tipo de cirurgia.
4-        Qual a quantidade mensal contratada de cirurgias eletivas?
5-        Qual o prazo de espera? Explanação detalhada.
6-        Discriminação de custos de cada cirurgia, encaminhando os documentos pertinentes.

TIPOS DE CIRURGIAS

Cirurgia Eletiva
É aquela em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico. Geralmente ela é realizada após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde de saúde do paciente.
A principal vantagem da cirurgia eletiva é que tem um resultado muito mais controlável e previsível, uma vez que a variante do acaso e das circunstâncias de emergência é removido.

Situação de Emergência
É considerada uma emergência quando o paciente corre risco de vida. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.

Situação de Urgência
É considerado um quadro de urgência quando o paciente apresenta um quadro grave e exige uma intervenção médica de imediato. Esta palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”.


ESTERILIZAÇÃO DE ANIMAIS NOS BAIRROS


Em Nanuque existem bairros com recorrentes problemas de procriação indiscriminada de animais


Esterilização de animais nos bairros de Nanuque, que registram grande recorrência de procriação. Este é o teor de Indicação assinada pelo vereador Edson Fernandes dos Santos, a ser apresentada na próxima sessão da Câmara.

Segundo o autor, Nanuque tem vários bairros com recorrentes problemas de procriação indiscriminada de animais, considerando que se trata de populações com baixo poder aquisitivo, o que torna a situação ainda mais preocupante.

Além disso, a procriação indiscriminada tende a trazer prejuízo de ordem financeira ao Município, já que muitos desses animais precisarão de amparo do órgão público responsável.

As medidas devem ser tomadas em observância da lei federal nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.


PROPOSTA A CRIAÇÃO DO SELO MUNICIPAL DE PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA


Objetivo é criar uma logomarca, um símbolo ou uma imagem associada à produção da agricultura familiar de Nanuque


Pronta para tramitar na Câmara, mais uma vez, uma proposta que sugere a criação de um certificado da produção da Agricultura Familiar Orgânica e um selo municipal para identificar os produtos do segmento pequenos produtores da economia rural.

A ideia será encaminhada ao prefeito, para estudos da Secretaria de Agricultura. O objetivo da proposta é criar uma logomarca, um símbolo ou uma imagem associada à produção da agricultura familiar de Nanuque, de forma a aumentar a confiança do consumidor nesses produtos e elevar a qualidade deles, como produtos livres de agrotóxicos, prontos para o consumo.

A agricultura familiar tem importante participação na produção de alimentos que compõem o prato diário do brasileiro, como leite, feijão, mandioca, temperos, milho, ovos etc. O autor do documento é o vereador Sidnei Pereira Silva.

Com o selo, o agricultor familiar poderá até utilizar o selo no rótulo de seus produtos e em peças publicitárias, pensando em um negócio melhor estruturado e organizado. Importante, também, para se ter acesso privilegiado aos recursos do crédito rural e aos programas governamentais de aquisição de alimentos para formação de estoques e para a merenda escolar.



REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DOS VIGILANTES COMUNITÁRIOS


A medida vai proporcionar a inserção social de inúmeros trabalhadores que já executam, informalmente, as atividades de prestação de serviços comunitários nas ruas de Nanuque

imagem ilustrativa
Aprovada na Câmara indicação que reitera pedido de regulamentação da atividade dos vigilantes comunitários no âmbito de Nanuque.

O autor, vereador Gilmar dos Santos Pereira, recomenda ao prefeito que acione o setor jurídico para estudo das medidas iniciais preparatórias destinadas à regulamentação da atividade de vigilantes comunitários no âmbito municipal.

Com base em legislação federal, a proposta pode incluir o profissional de serviço comunitário de rua na lei que regulamenta o trabalho dos motoboys e mototaxistas (Lei 12.009/09). Os vigilantes comunitários, de acordo com o texto, deverão cumprir todas as exigências feitas a esses profissionais. O serviço comunitário de rua, com motocicleta, será realizado por pessoa autônoma, cooperada ou associada em ruas públicas, sem arma de fogo.

Segundo o autor, a medida vai proporcionar a inserção social de inúmeros trabalhadores que já executam, informalmente, as atividades de prestação de serviços comunitários nas ruas de Nanuque, normalmente durante a noite e a madrugada, como se verifica há alguns anos. O trabalho garante a redução da sensação de insegurança e de impunidade com a prevenção primária em relação ao crime e à violência.Regulamentação pelo Município das leis de trânsito, conforme estabelece a legislação vigente.

quarta-feira, 18 de março de 2020

ENCASCALHAMENTO DE ESTRADA E REGULARIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM VILA PEREIRA


Em períodos de chuvas constantes a estrada torna-se intransitável

Estrada encascalhada - foto ilustrativa

Duas indicações apresentadas na Câmara, durante a reunião da semana passada, tratam de benefícios para o distrito de Vila Pereira. Ambas levam assinatura do vereador Antonio Carlos Aranha Ruas.

A primeira refere-se ao pedido de encascalhamento da estrada que liga o distrito a Nanuque, em trecho específico. O autor refere-se ao trecho conhecido como “ladeira da Divisa” – entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo ele, “em períodos de chuvas constantes, como temos verificado nas últimas semanas em nossa região, a estrada torna-se intransitável, impedindo o deslocamento das pessoas. Os moradores do distrito ficam quase isolados, diante das enormes dificuldades encontradas.”

O outro documento pede a regularização do abastecimento de água na localidade. Na justificativa, diz que a solicitação atende demanda apresentada pelo morador Saraiva Miguel Jardim e demais famílias de Vila Pereira. “Providências urgentes precisam ser tomadas para a regularização do abastecimento de água. Nas últimas semanas, têm sido constantes as interrupções no fornecimento, fato que traz problemas de toda ordem no dia a dia daquelas famílias.”