sábado, 24 de julho de 2021

RESOLUÇÃO DA ARSAE-MG VAI DEIXAR CONTA DE ÁGUA 15% MAIS BARATA

 

A redução deve entrar em vigor a partir de agosto. Tarifa de esgoto também fica menor. Medida foi publicada no final de junho

 



Diante do dilema vivido pela população de Nanuque em relação à prestação dos serviços por parte da Copasa e aos valores cobrados pela empresa, o presidente da Câmara, José Osvaldo Lima Santos, lembra que no dia 29 de junho a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) publicou resolução que vai significar uma redução de até 15% na conta de água.

 

 A Resolução nº 154/2021 foi publicada pelo Governo de Minas Gerais no Diário Oficial do Estado do dia 29 de junho. “Esta decisão vem autorizar a Copasa a aplicar os novos valores a partir do dia 1º de agosto, abrangendo serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário”, disse o vereador.

 

Como resultado, haverá uma redução inédita no valor das tarifas de água e esgoto, além da unificação geral da tarifa para o serviço de esgoto. A nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água, bem inferior aos 100% atuais para quem tem o esgoto tratado. “O consumidor deve ficar atento aos valores cobrados nas contas de água e de esgoto. De qualquer forma, na Câmara nós estamos vigilantes. Desde abril que foi criada uma Comissão Especial de vereadores para tratar exclusivamente de assuntos relacionados ao Plano Municipal de Saneamento Básico, que engloba os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, sob responsabilidade da Copasa”, explicou José Osvaldo.

 

 “A redução da tarifa da água e a unificação da taxa de esgoto irão deixar as contas da Copasa aproximadamente 15% mais baratas. Claro que é uma resolução que abrange toda Minas Gerais. Não deixa de ser uma ótima notícia, claro.”

 

<> 

sexta-feira, 16 de julho de 2021

PROIBIÇÃO DE AUMENTO DA ÁREA PLANTADA COM EUCALIPTO NO MUNICÍPIO

  

Documento apresentado na Câmara busca promover a diversificação de culturas e preservação das áreas de agropecuária

 



A proibição expressa de qualquer iniciativa destinada à expansão da área plantada com eucalipto, para promover a diversificação de culturas na área territorial do Município e proteger o meio ambiente, foi o conteúdo de Indicação apresentada pelo vereador Djalma Moreira durante reunião da Câmara.

 

Segundo o autor, “diante de eventual possibilidade de alteração na legislação em vigor, desde já queremos solicitar ao Prefeito Municipal o envio de Projeto de Lei a esta Casa, estabelecendo a proibição expressa de qualquer iniciativa destinada à expansão da área plantada com eucalipto, para promover a diversificação de culturas na área territorial do Município e assegurar a proteção ao meio ambiente.”

 

Em outras palavras, o vereador deixa claro que não quer o avanço da silvicultura, sobretudo da monocultura do eucalipto, que vem se expandindo cada vez mais em nosso país, devido à grande rentabilidade que é capaz de gerar para as grandes indústrias produtoras de celulose e papel.

 

Ambientalistas alertam que o aumento do plantio de eucalipto aumenta o risco de termos mais “desertos verdes”, devido aos efeitos que essa monocultura causa ao meio ambiente, com a desertificação do solo.

 

A proibição tem a finalidade de promover a diversificação de culturas e preservação das áreas de agropecuária. Nos últimos anos, além do plantio de hortaliças e legumes que já existia, destaca-se também a introdução de culturas novas em nossa região, como o café e pimenta-do-reino, além de mamão, cana-de-açúcar e outros plantios mais tradicionais. Não podemos deixar que o eucalipto tome conta de área superior à que já existe.

 

Está comprovado que o avanço da monocultura do eucalipto causa:

 

         Problemas ambientais;

         Ressecamento de pequenos afluentes que abastecem os rios e outras fontes hídricas existentes no entorno dessas grandes plantações;

 

         Concentração da terra, com expulsão imediata das pequenas famílias de agricultores que as venderam. O que mostra que as empresas não querem ficar dependentes de parcerias;

 

         Modelo de concentração da terra, de capital e da renda;

 

         Não gera emprego;

 

         Gera vazios populacionais.

 

            Por esses e outros motivos, o vereador acha imprescindível que o Poder Executivo elabore ações efetivas de prevenção e proteção ao meio ambiente e às famílias que vivem no campo, produzindo alimento, gerando renda e proporcionando oportunidades de emprego.

 

quinta-feira, 15 de julho de 2021

PROPOSTA CRIAÇÃO DE FRENTE PARLAMENTAR DE ACOMPANHAMENTO DOS SERVIÇOS DE MELHORIA URBANA

  

Finalidade é garantir uma ação mais abrangente e fiscalizadora do Poder Legislativo no Município

 



A instalação de uma Frente Parlamentar de Acompanhamento dos Serviços de Melhoria Urbana no Município foi proposta, por meio de Indicação, autoria do vereador Sidnei Pereira Silva, apresentada na Câmara em julho.

 

Com o documento, o autor pretende garantir uma ação mais abrangente e fiscalizadora do Poder Legislativo no Município. “A Frente vai analisar, estabelecer prioridades e viabilizar os serviços relacionados a calçamento, asfaltamento e urbanização de praças públicas, iluminação pública e outros”, justificou Sidnei.

 

“Sendo a Câmara Municipal o organismo que configura a representatividade legal da população, porque aqui existem vereadores representantes da região central e de todos os bairros de Nanuque, além dos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos, o Poder Legislativo deve definir a prioridade dos serviços, com base nas reivindicações do povo de Nanuque”, acrescentou.

 

A Indicação também configura uma forma de governo participativo, com resultados positivos para todos, sem privilégios.

 

<> 

 

 

domingo, 11 de julho de 2021

ASSESSORIA DO VEREADOR AMARAL DIVULGA BALANÇO DAS ATIVIDADES NO PRIMEIRO SEMESTRE

Foram 31 documentos, entre indicações, pedidos de providências, ofícios, requerimento e projeto de lei

 



No decorrer do primeiro semestre de 2021 das atividades legislativas da Câmara de Mucuri, o vereador Ademar Amaral de Souza (PSB) assinou 31 documentos, divididos em 14 indicações, 9 pedidos de providências, 1 projeto de lei e 1 requerimento, que tramitaram durante as reuniões, além de 6 ofícios.

 

Os assuntos abordados foram vários, como, por exemplo:

 

- Instalação de barreira sanitária;

- Construção de redutor de velocidade;

- Criação de Banco de Classificados de Empregos;

- Organização do estacionamento nas ruas de Itabatã;

- Criação do Conselho Municipal de Direitos do Idoso;

- Implantação de internet Wi-Fi gratuita;

- Construção de duas salas para atendimento médico e fisioterapêutico na Comunidade Cimental; e vários outros.

 

Veja a relação completa 👇



<> 

 

sexta-feira, 9 de julho de 2021

APOIO DO PODER PÚBLICO À ASCANUK É SOLICITADO NA CÂMARA

 

Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nanuque recebeu visita de empresário do setor e tem tudo para ampliar atividades

 



Na Câmara, segunda-feira passada (5/7), o vereador Lot Ignácio de Souza Junior cobrou do prefeito Gilson Coleta e do presidente da Câmara, José Osvaldo Lima Santos, ações efetivas de apoio à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nanuque (Ascanuk).

 

 A entidade está devidamente registrada no CNPJ 14.785.987/0001-01, desde 14 de dezembro de 2011, portanto, há quase 10 anos em atividade. Consultando os arquivos da Câmara, o vereador verificou que o Projeto de Lei Nº 003/2013, de 04 de fevereiro de 2013, declarou a Ascanuk como organismo de Utilidade Pública Municipal.

 

 “A entidade representa os catadores e catadoras de materiais recicláveis, na busca pelo reconhecimento e valorização da categoria. Afinal, o catador de recicláveis é um trabalhador como qualquer outro e tem sua a importância na conjuntura social e econômica da cidade”, comentou.

 

Sede precária


EMPRESÁRIO VISITA ENTIDADE: BONS NEGÓCIOS DEVERÃO SER FEITOS DAQUI POR DIANTE

 

No dia 1º de julho, quinta-feira da semana passada, por iniciativa de uma ex-aluna do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNEC, Gelluza Antunes, que hoje atua na área ambiental no Estado do Espírito Santo, foi realizada uma visita de empresários e defensores do meio ambiente à sede da Ascanuk, com presença do empresário Vilmar dos Santos, da empresa Recicla.

 

Segundo Giovanni Landa, ex-secretário municipal de Meio Ambiente, em matéria divulgada nas redes sociais, a empresa Recicla tem mais de 20 anos de experiência no ramo de recicláveis. Após reunião com os catadores da Ascanuk, ele se comprometeu em comprar periodicamente as cargas de materiais recicláveis como (papelão, papel, plásticos, pets, alumínio, dentre outros).

 

Além da garantia de compra, a empresa Vilmar dos Santos Recicla também fez compromissos que irão beneficiar a entidade, como conserto da prensa e outras necessidades.

 

 

 

 

 

Na opinião do autor, “é importante que o Poder Legislativo também faça a sua parte. Inclusive, foi feita doação de recursos destinados à compra de uma balança profissional para uso da Ascanuk. A entidade precisa também de um veículo tipo caminhonete para recolhimento do material reciclável no Município e recursos para a aquisição de mais uma prensa. Apoio à Ascanuk é questão de justiça. Vamos continuar cobrando."

 

 Ao concluir o documento, afirmou: “Precisamos nos irmanar e dar todo apoio à Ascanuk, entidade que existe de fato e de direito, mas que precisa de ações efetivas do Poder Público para continuar cumprindo a sua missão.”

DJALMA PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO DAS PRAÇAS PÚBLICAS DE NANUQUE E DOS DISTRITOS

Vereador quer ação integrada do Município com o Ministério Público para um amplo serviço de recuperação e manutenção desses espaços

 

Videofoto: Djalma durante a sessão de 5/7 na Câmara

O vereador Djalma Moreira tem como reduto principal o bairro Vila Nova e adjacências, mas o seu trabalho na Câmara abrange toda a cidade de Nanuque e também os distritos,

 

Na reunião de segunda-feira passada (5), ele apresentou Indicação ao prefeito Gilson Coleta recomendando uma ação integrada do Poder Executivo e Ministério Público para adoção de medidas para a recuperação e manutenção das praças públicas do Centro e dos bairros de Nanuque e dos distritos de Gabriel Passos e Vila Pereira.

 

Djalma lembra que essa parceria de prefeituras com o MP já vem acontecendo em várias cidades mineiras, e citou como exemplo, neste início do mês de julho, o caso do município de Paracatu, no noroeste do estado, região de Patos de Minas.

 

“Essas praças precisam ser mantidas regularmente limpas e pintadas, pisos recuperados, com projeto de arborização e jardinagem, academias ao ar livre, parques infantis e até atrações artísticas envolvendo escolas e comunidade, assim que passar a pandemia, é claro!”, comentou Djalma.

 

Concluindo, disse o vereador: “Evidentemente que não basta apenas restaurar as estruturas, mas garantir manutenção constante, de maneira a melhorar as condições desses espaços, melhorando a convivência social.”

 

OUTROS PEDIDOS

 

Na mesma reunião, Djalma apresentou três pedidos de providências, reivindicando serviços para o bairro Vila Nova:

 

- Manilhamento na Rua Minas Gerais;

- Recuperação do calçamento da Rua Espírito Santo;

- Recuperação do calçamento nas imediações do Cemitério Municipal.

 

Veja os documentos na íntegra abaixo 👇



<> 

MAIOR INTERESSE DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL NA VINDA DE CAMPUS DA UFVJM PARA NANUQUE

Ter uma universidade federal vai projetar ainda mais a imagem de Nanuque no cenário educacional e socioeconômico da Cidade, defende autor da proposição

 



Em pronunciamento na Câmara, durante sessão do dia 5/7, o vereador Elson Lima chamou a atenção dos colegas para a necessidade de o Poder Público municipal expressar maior nível de interesse e apoio à implantação de um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Nanuque.

 

A proposta é defendida em Brasília pelo deputado Reginaldo Lopes, autor do projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar os campi universitários da instituição em Nanuque e mais cinco cidades: Januária, Curvelo, Almenara, Capelinha e Araçuaí.

 



UFVJM em números

 

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é uma instituição pública de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação (MEC), criada pela Lei 11.173, publicada no Diário Oficial da União em 8 de setembro de 2005.

 

Sua história teve início em setembro de 1953, quando o então governador Juscelino Kubitschek de Oliveira fundou a Faculdade de Odontologia de Diamantina (Faod), com o objetivo de atender às necessidades da grande área que é o Vale do Jequitinhonha. Antes de se tornar UFVJM, foi Faculdade Federal de Odontologia (Fafeod) e Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid).

 

A UFVJM possui campus em quatro cidades: Diamantina, Teófilo Otoni, Unaí e Janaúba, abrangendo as mesorregiões do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas Gerais. Assim, as ações da universidade atingem mais de 3 milhões de pessoas, conforme o número de habitantes por município/mesorregião da área de abrangência da UFVJM.

Para atender a demanda das regiões em que está inserida, a UFVJM oferece 46 cursos de graduação presenciais e 25 de pós-graduação. Nos 19 polos de educação a distância, são 5 cursos de graduação e 6 de pós-graduação.

 

Segundo Elson, “Nanuque já possui um polo de ensino a distância da UFVJM, mas precisamos de um campus da Universidade. Ter uma universidade federal vai projetar ainda mais a imagem de Nanuque no cenário educacional e socioeconômico da Cidade”.

 

O vereador entende que todos os segmentos do Município são favorecidos com um campus de uma universidade federal. “Além de todas as conquistas na área de Educação, um campus vai atrair estudantes de dezenas de cidades de Minas Gerais, da Bahia e do Espírito Santo, principalmente, e movimentar os setores do comércio, indústria e prestação de serviços”, destacou Elson. Dentro dessa perspectiva, ele conclamou apoio dos colegas vereadores, do prefeito Gilson Coleta e dos segmentos organizados da sociedade em torno do apoio ao projeto do deputado Reginaldo Lopes.

 




UFVJM POR INTEIRO

 

Sede da UFVJM: 1 - Diamantina

Campi da UFVJM fora da sede: 2 - Teófilo Otoni, 3 - Janaúba, 4 - Unaí

Polos de ensino a distância: 5 - Janaúba, 6 - Taiobeiras, 7 - Pedra Azul, 8 - Almenara, 9 - Turmalina, 10 - Minas Novas, 11 - Itamarandiba, 12 - Araçuaí, 13 - Padre Paraíso, 14 - Águas Formosas, 15 - Nanuque, 16 - Divinolândia de Minas, 17 - Mantena, 18 - Cristália e 19 - Bocaiúva

Fazendas experimentais: 1 - Diamantina, 4 - Unaí, 20 - Couto de Magalhães de Minas, 21 - Curvelo e 22 - Serro.

 

<>