terça-feira, 18 de abril de 2023

LOZIM FAZ HOMENAGEM A JUSSARA SANTANA


Bibliotecária foi mencionada em moção de aplauso apresentada pelo vereador com referência à exposição comemorativa dos 50 anos da Biblioteca Pública Municipal

 



Jussara Feitosa de Santana, bibliotecária que há mais de 30 anos coordena as atividades da Biblioteca Pública Municipal Francisco Badaró Junior, foi alvo de moção de aplauso apresentada pelo vereador Lot Ignácio de Souza Junior, o Lozim, durante a reunião da Câmara de Nanuque nessa segunda-feira (17).

 



EXPOSIÇÃO COMEÇA HOJE

 

Lozim faz um resumo profissional de Jussara e elogia a sua iniciativa de promover a exposição que marca os 50 anos de existência da biblioteca, reunindo documentos, livros e outros materiais que mostram parte da história de Nanuque e alguns acontecimentos importantes no transcurso de meio século, além de sarau de poesias alusivas ao tema. Será na Rua Araçuaí, 237 – Centro, onde funciona a Biblioteca, entre os dias 18 e 20 deste mês, no horário das 9h às 17h.

 

👉TOQUE AQUI PARA SABER MAIS A RESPEITO DOS 50 ANOS DA BIBLIOTECA


A fundação da biblioteca reporta ao dia 11 de dezembro de 1973, no segundo mandato (1973-1976) do então prefeito Geraldo da Conceição Romano. Em 1977 foi sancionada a Lei Municipal nº 736/77, que oficializou a denominação de Biblioteca Pública Municipal Francisco Badaró Junior.

 

FAMÍLIA SANTANA

 

Jussara vem de uma família numerosa de 11 filhos cujo patriarca, o sr. Miguel Santana, falecido em 13 de setembro de 2008, aos 82 anos, foi um dos pioneiros do comércio na Avenida Santos Dumont, ao instalar a famosa Relojoaria Santana, referência no segmento de joias, relógios, instrumentos musicais e componentes eletrônicos por várias décadas na cidade. Miguel foi casado durante 56 anos com Rosa Feitosa Santana, a dona Rosinha, falecida em 29 de setembro de 2004, aos 78 anos.


Veja documento aqui 👇

 


<> 


segunda-feira, 17 de abril de 2023

MAIS UMA VEZ, DJALMA REITEROU PEDIDO DE RECOMPOSIÇÃO SALARIAL DOS SERVIDORES

Várias prefeituras e câmaras estão aprovando projetos de lei de recomposição do poder aquisitivo dos salários dos servidores públicos municipais. 




Durante a reunião da semana passada na Câmara, dia 10/4, o vereador Djalma Moreira voltou a reiterar o pedido de recomposição salarial dos servidores públicos de Nanuque, dentro do que estabelece a revisão geral anual dos vencimentos.




Segundo ele, "várias prefeituras e câmaras estão aprovando projetos de lei de recomposição do poder aquisitivo dos salários dos servidores públicos municipais. A medida constitui questão de justiça e reconhecimento, dentro do percentual legal estabelecido para a revisão geral anual dos vencimentos."


Djalma lembra que o reajuste está previsto na Constituição Federal, como prescreve o inciso X do artigo 37 da Constituição Federal, e visa corrigir a desvalorização do poder aquisitivo da moeda por conta dos índices de inflação que marcaram os anos de 2020, 2021 e 2022.


Lembrou que, a cada ano, "com o aumento do salário mínimo, algumas categorias de servidores públicos acabam sendo prejudicadas."


veja o documento 👇



<>





quarta-feira, 12 de abril de 2023

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: AÇÕES RÁPIDAS E EFETIVAS

 

Polícia lança Operação de Proteção Escolar, José Osvaldo elabora Indicação e, imediatamente, trabalho começa nas escolas de Nanuque: tudo em tempo recorde

 

Foi tudo muito rápido, tudo praticamente ao mesmo tempo.

 

Ronda policial nas proximidades das escolas de Nanuque: na foto, Stalim Romano e Américo Machado, no Centro; e Polivalente, na Vila Nova


Na segunda-feira, 10 de abril, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou a Operação de Proteção Escolar. Assim que soube da notícia, o vereador José Osvaldo Lima Santos já tratou de elaborar a Indicação nº 067/2023 para apresentar na reunião da Câmara. Nesse meio-tempo, a 24ª Companhia Independente da Polícia já iniciava um ostensivo trabalho de ronda escolar nas proximidades das escolas.

 



No documento apresentado na Câmara, José Osvaldo já cobrou total apoio do Município à Polícia Militar de Minas Gerais para desenvolvimento da Operação de Proteção Escolar.

 

“A finalidade desta Indicação é cobrar do Poder Executivo o máximo e total apoio do Município à Polícia, para que a operação tenha o melhor resultado possível em Nanuque”, justificou o vereador.

 

José Osvaldo comentou também:

 

“O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Programa de Educação Ambiental (Progea) serão intensificados. O trabalho prevê palestras e outras ações educativas e de prevenção para fortalecer a rede, criando uma rotina educativa.

 

Pelo que se sabe, a PM vai fazer mais visitas às escolas, dando dicas de segurança, de autoproteção. A ideia é ter essa conexão: PM, escolas e também a comunidade.

 

Por isso, é fundamental que o Prefeito Municipal garanta apoio estrutural e logístico, dentro do que for possível e das atribuições do Poder Público.”

 

No mesmo dia, a assessoria de comunicação da Prefeitura já divulgava o início do trabalho, ressaltando:

 

“O objetivo da operação é garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários das escolas, bem como prevenir a ocorrência de crimes e violência no ambiente escolar.

 

A nova ação, de natureza preventiva, antecipa a articulação entre polícia e comunidade, e tem intenção de ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas.”


VEJA DOCUMENTO



<> 

DJALMA RECOMENDA “BOTÃO DE ALERTA” NAS ESCOLAS

 

Vereador cobra instalação de dispositivo de segurança

  



O pedido de implantação do dispositivo de segurança do tipo “botão de alerta” de situações de risco nas escolas da rede pública municipal de ensino foi feito pelo vereador Djalma Moreira, durante reunião de segunda-feira passada (10/3) da Câmara de Nanuque.


 

Na Indicação nº 066/2023, Djalma lembrou que no dia 12 de setembro de 2022 o documento foi apresentado por ele. “Agora, diante do momento de preocupação que aflige a todos, queremos reiterar pedido à Secretaria Municipal de Educação para análise de possibilidade da implantação do dispositivo de segurança do tipo botão de alerta’ de situações de risco nas escolas da rede pública de ensino”, disse.

 

“Esta Indicação tem a finalidade de aumentar a segurança nas unidades escolares e cria uma linha direta entre escolas municipais e Polícia Militar e Polícia Civil, por meio de um ‘botão de pânico’, através de um aplicativo digital.”

 

Djalma acrescenta: “A medida pode conter também uma sirene de alto volume que deverá ser colocada do lado de fora das escolas. O objetivo é de também alertar os pedestres, para tentar evitar tragédias como ocorridas em escolas de várias cidades brasileiras, invadidas por criminosos ou mesmo em situações de incêndio e outras.”

 

“Esse sistema vai permitir uma ação rápida das forças de segurança em situações de violência, e inibi-los, e de certa forma atenuar às consequências de atos de violência contra alunos, professores e demais colaboradores das unidades escolares.”

 

O documento está sendo enviado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta. 👇

 


<> 

terça-feira, 4 de abril de 2023

JOSÉ OSVALDO LISTA VÁRIOS PEDIDOS DE OBRAS E SERVIÇOS PARA OS BAIRROS CAMPINHO E LATICÍNIOS

 

Vereador também apresentou Indicação em defesa do diagnóstico precoce do autismo

 

José Osvaldo: trabalho permanente e incansável


A atuação parlamentar de José Osvaldo Lima Santos na reunião da Câmara de Nanuque, nesta segunda-feira (3/4), foi marcada por vários pedidos de providências em favor dos moradores dos bairros São Geraldo (Campinho) e Laticínios.

 

Veja as reivindicações apresentadas:


CAMPINHO



 LATICÍNIOS



Incentivo e ações para diagnóstico precoce e tratamento do Transtorno do Espectro Autista

 

Já na indicação nº 058/2023, o vereador cobrou incentivo e ações para diagnóstico precoce e tratamento do Transtorno do Espectro Autista no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.

 

“O domingo passado, 2 de abril, marcou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Aproveitando o ensejo, levamos à Secretaria Municipal de Saúde o pedido de campanhas de incentivo e ações para o diagnóstico precoce e tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). São fatores que podem reduzir consideravelmente as dificuldades que a pessoa possa vir a enfrentar ao longo da vida”, disse ele, ao justificar o documento.

 

Veja a Indicação na íntegra.



 <>