quinta-feira, 3 de agosto de 2017

SUZANO PREPARA LANÇAMENTO DE MARCA PRÓPRIA DE PAPEL HIGIÊNICO. DR. HÉLIO VAI SUGERIR QUE MATRIZ DE DISTRIBUIÇÃO E VENDAS SEJA EM MUCURI

Investimento pode gerar dezenas de novos empregos para moradores do Município


A empresa Suzano vai passar os próximos meses preparando sua chegada ao varejo brasileiro. Em uma reorganização recente, a fabricante de papel e celulose criou uma divisão dedicada aos bens de consumo, com o objetivo de lançar uma marca – ainda não definida – nas lojas a partir de janeiro de 2018. Os preparativos vão resultar no lançamento de uma marca própria de papel higiênico para conquistar o mercado nacional.

Para preparar o terreno para esse novo negócio, a companhia investiu R$ 540 milhões. Renovou equipamentos de duas fábricas e contratou executivos com passagens por multinacionais, como Unilever e Kimberly Clark. Entusiasmado com a notícia, o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, já prepara termo de proposta à presidência da empresa, para que, dentro dos investimentos, possa ser montada uma grande matriz de distribuição e venda aqui em Mucuri. 


“Em vez de centralizar o esquema de distribuição e vendas em outras cidades, por que não prestigiar Mucuri? Prestigiar o município que, quase 30 anos atrás, abriu as portas e os braços para receber a unidade industrial da antiga Bahia Sul Celulose?”, questiona Hélio.

Na sua avaliação, uma megadistribuidora em Mucuri iria abrir dezenas de oportunidades de emprego, de vários níveis, e ainda incentivar pessoas da cidade a atuarem na área de vendas. “Pensei nessa proposta, mas acho que ela precisa ser fortalecida por opiniões de outros vereadores, de comerciantes locais e, é claro, do prefeito Carlos Simões. Podemos fazer uma grande corrente nesse sentido”, admitiu o vereador. "De minha parte, já vou encaminhar documento direto ao presidente Walter Schalka. Não se pode perder tempo nessas horas!".

IDEIA DE HÉLIO É
ACIONAR IMEDIATAMENTE
O PRESIDENTE WALTER SCHALKA


O brasileiro Flávio Prado, ex-presidente da Unilever no México, é o nome que vai comandar o lançamento de uma linha de papel higiênico. A produção começa neste trimestre, ainda voltada para o atacado. Mas, segundo o presidente da Suzano, Walter Schalka, os primeiros itens destinados para o varejo começarão a ser produzidos no fim do ano, com lançamento previsto para janeiro de 2018.

O executivo diz que, neste momento, estão sendo montadas as equipes de distribuição e marketing da Suzano. Depois disso, será criada uma nova marca, vendida diretamente ao consumidor – hoje, o relacionamento da Suzano está restrito a outras empresas, com pouco contato com pessoas físicas.


Segundo Schalka, o mercado de papel higiênico será apenas o primeiro passo da estratégia de bens de consumo da companhia. “Buscaremos outras formas de rentabilizar os ativos que já temos”, diz ele. A ideia é fazer investimentos relativamente baixos para criar novas opções de receita. Após a linha de papel higiênico, a Suzano pretende lançar no varejo outros derivados de “tissue”, como lenços de papel e guardanapos.

Como o objetivo da companhia é lançar sua marca primeiramente nos mercados do Norte e do Nordeste, as fábricas que receberam o investimento para produzir papel “tissue” foram as de Mucuri (BA) e Imperatriz (MA). Schalka diz que a divisão de consumo da Suzano poderá buscar outras alternativas de produtos para se relacionar diretamente com o consumidor. “Não somos ‘experts’ ainda, mas já vamos começar nesse setor jogando”, diz ele. “O objetivo é que nossa nova marca chegue a milhões de residências.”

Segundo a consultoria Euromonitor, o mercado de papel higiênico deve movimentar R$ 7,1 bilhões em 2017, com previsão de expansão de 1,8% sobre o resultado de 2016. As cinco principais marcas somam 44% do setor – o que evidencia ainda uma pulverização. As cinco principais marcas do setor são Personal, Mili, Neve, Paloma e Sublime, informou a Euromonitor.


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