quarta-feira, 16 de agosto de 2017

VEREADOR ALEMÃO APRESENTA PRIORIDADES DA VILA NOVA E BAIRROS ADJACENTES DURANTE REUNIÃO DO PPA

Na noite desta terça-feira (15), no pátio da Igreja Bom Jesus, durante reunião comunitária destinada a discutir os principais pontos do PPA (Plano Plurianual) 2018-2021, o vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, encaminhou ofício ao prefeito Roberto de Jesus apontando as principais reivindicações da região sul de Nanuque, composta pelos bairros Vila Nova, Jardim das Acácias, Nações Unidas, Alvorada, Nak-Nuk, Conjunto Tiradentes e Jardim Amendoeiras.


As principais demandas, segundo Alemão, incluem calçamento, recuperação de ruas, construção de praças, regularização do Condomínio Cordeiro, aumento de vagas nas creches e serviços de infraestrutura.

Veja o documento:


O QUE É O PPA

O Plano Plurianual (PPA) está previsto na Constituição Federal. Trata-se de um plano que deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação, Governo Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos. O PPA é aprovado pelos vereadores por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Ou seja: o PPA que está sendo discutido agora vai vigorar nos três anos restantes do atual mandato e no primeiro ano do próximo prefeito de Nanuque.


Assim, todos os governos, inclusive os municipais, ficam obrigados a fazer um planejamento estratégico e seguir as diretrizes e metas estabelecidas no PPA. Dessa forma impede-se a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para a cidade, estado ou país.

Também está na Constituição que a inciativa privada deve convergir para áreas e diretrizes estabelecidas para o desenvolvimento do PPA.

O PPA deve ser dividido em planos de ação, que necessariamente contem:

    - objetivo;
    - órgão do Governo responsável pela execução do projeto,
    - valor, prazo de conclusão;
    - fontes de financiamento;
    - indicador que represente a situação que o plano visa alterar;
    - necessidade de bens e serviços para a correta efetivação do previsto
    regionalização do plano etc.

Em cada uma destas etapas será designado um responsável pela execução (mesmo que esta envolva vários órgãos do governo ou da iniciativa privada). Para cada ação do PPA nomeia-se um gerente, que terá entre suas principais tarefas, estabelecer conexões entre o governo federal, municipal e o estadual – e também com a iniciativa privada – para aprimorar a execução do plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário