quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ALEMÃO VAI COBRAR FISCALIZAÇÃO SOBRE USO DOS TERRENOS DOADOS PELO MUNICÍPIO A EMPRESAS


Depois do carnaval, logo na primeira reunião ordinária de março, marcada para o dia 6, o vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, vai recomendar ao prefeito Roberto de Jesus um trabalho de fiscalização e acompanhamento das condições de uso dos terrenos doados pelo Município a empresas, para fins de investimento.


“Já passou da hora de o Município de Nanuque, por meio das Secretarias de Fazenda, de Planejamento e de Obras, iniciar um rigoroso trabalho nesse sentido”, destacou Alemão, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara.

Mesmo sem ter conhecimento de eventuais denúncias formalizadas, o vereador diz que há muitas reclamações de que, em décadas passadas, o Município procedeu à doação de imóveis a pessoas e a empresas, para que elas iniciassem atividades produtivas de geração de emprego e renda, mas nem todas cumpriram os compromissos assumidos.

A ÁREA DO DISTRITO INDUSTRIAL É APENAS UMA REFERÊNCIA, MAS HÁ OUTROS TERRENOS
Dessa forma, Alemão considera oportuno que o prefeito tome conhecimento da situação desses terrenos no tocante a:

1.         Atividades produtivas desenvolvidas no local;
2.         Comprovação dos empregos gerados;
3.         Respeito à legislação ambiental;
4.         Quitação dos compromissos com o fisco municipal.

O documento será remetido ao prefeito logo após sua tramitação na Câmara.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ALEMÃO DESTACA BENEFÍCIOS DA CAMPANHA “FARMÁCIA COMPARTILHADA” PARA ATENDER FAMÍLIAS POBRES


Algumas cidades brasileiras vêm obtendo retorno positivo com a implementação da campanha “Farmácia Compartilhada”, que tem a finalidade de atender famílias das camadas mais pobres com medicamentos de difícil acesso na Farmácia Municipal. A proposta foi defendida pelo vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, na noite desta segunda-feira (20), durante reunião da Câmara.

Alemão compreende que, em linhas gerais, as famílias de baixa renda enfrentam sérias dificuldades para aquisição de medicamentos, não sendo raras as vezes em que são obrigados a deixar de lado os tratamentos médicos de que necessitam, devido a impossibilidade financeira. “É nesse ponto que a campanha ‘Farmácia Compartilhada’ tem sua importância, na qual remédios doados por terceiros serão distribuídos aos que carecem de ajuda”, disse ele. 

ALEMÃO ELOGIA O PROPÓSITO DA CAMPANHA NA ÁREA DE SAÚDE

JUSTIFICATIVA“Muitas vezes, uma pessoa compra determinado medicamento, faz uso de apenas 20% ou menos da embalagem, para de utilizar e deixa jogado em qualquer lugar do armário, até perder seu prazo de validade, enquanto muitas outras pessoas poderiam ser beneficiadas”, explicou.

Lamentavelmente, uma das características da sociedade moderna é o desperdício e, que tal problema se torna mais evidente quando a fabricação e venda dos medicamentos, em sua maioria, é acima da quantidade necessária para o consumidor. 

Dessa maneira, a contribuição de pessoas físicas ou jurídicas que destinarão medicamentos para a “Farmácia Compartilhada” é imprescindível, mas alguns critérios precisarão ser exigidos para analisar o estado em que os medicamentos se encontram. Embalagem lacrada ou blíster inviolado, prazo mínimo de validade de 90 dias, antes da data de vencimento e, por fim, em bom estado de conservação.

Ao finalizar, Alemão afirmou: “Entendemos que a responsabilidade na arrecadação, na armazenagem, na gestão do estoque e na distribuição dos medicamentos deve ser da Secretaria de Saúde, através dos serviços especializados em gestão e operação de logística que dispõe o Município”.

O documento será enviado ao prefeito.

ARANHA APONTA NECESSIDADE DE MUTIRÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS

ARANHA: AUTOR DA PROPOSTA

A promoção de um Mutirão de Cirurgias Eletivas em Nanuque, com mobilização de todos os servidores da Secretaria de Saúde, foi proposta pelo vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) durante sessão desta segunda-feira (20) da Câmara.


Para Aranha, a área de Saúde deve permanecer como prioridade em qualquer administração. Nessa linha de raciocínio, ele considera imprescindível a promoção de um Mutirão de Cirurgias Eletivas, medida que, para ele, “sempre resulta em benefícios para a comunidade, principalmente entre os menos favorecidos que dependem de intervenções cirúrgicas”.




Cirurgia eletiva é aquele procedimento planejado com antecedência, em vez de uma que é feita em situação de emergência. A cirurgia eletiva pode ser marcada com boa antecedência e, portanto, os pacientes podem ser preparados para a cirurgia apropriadamente.



“Nanuque tem uma Secretaria de Saúde bem estruturada, equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores capacitados e preparados para um mutirão de cirurgias eletivas, mas depende fundamentalmente da determinação do chefe do Poder Executivo e da boa vontade e compromisso do comando da área da Saúde”, comentou.



Aranha, pós-graduado em Saúde Pública pela Unec, diz que o assunto merece atenção especial por parte do prefeito.


SIDNEI SOLICITA RESERVA DE VAGAS NAS CRECHES PARA CRIANÇAS QUE CONVIVEM EM AMBIENTE DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Autor de Indicação apresentada na reunião desta segunda-feira (20) da Câmara Municipal, o vereador Sidnei Pereira Silva, Sidnei do Frisa, solicitou do prefeito Roberto de Jesus providências quanto à reserva de vagas nas creches municipais para crianças que têm mães em situação vulnerável e convivem com violência doméstica.

Na justificativa do documento, disse Sidnei: “O que buscamos é priorizar, em primeiro lugar, a segurança de crianças de famílias pobres, filhas de mulheres vítimas de violência doméstica”. Por isso, ele quer que o prefeito acione as Secretarias de Educação e de Assistência social. “É preciso garantir reserva de vagas em creches municipais para crianças que têm as mães em situação vulnerável. Além da prioridade nas vagas, também está prevista a garantia de transferência para outra creche, de acordo com a necessidade da mãe”, explicou.

VIOLÊNCIA CONTRA 
A MULHER EM NANUQUE

PREOCUPAÇÃO É NÃO DEIXAR QUE O AMBIENTE DE VIOLÊNCIA PREJUDIQUE A CRIANÇA

O vereador citou dados sobre a violência contra a mulher em Nanuque, ressaltando que o Município aparece em 5º lugar no estado em número de ocorrências, e que essa situação já vem acontecendo de maneira crescente nos últimos anos. De 2013 para 2014, por exemplo, os casos aumentaram 140,8%.

A situação chegou a um ponto tão preocupante que, em agosto de 2014, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu audiência pública em Nanuque para discutir o assunto. Nas discussões, o consenso é de que o poder público precisa reforçar a estrutura de atendimento à violência contra a mulher, combatendo a sensação de impunidade. No caso de Nanuque, existe uma delegacia da mulher, mas a unidade não dispõe de espaço físico específico e a cidade carece de efetivo policial para dar conta dos casos.

CUIDANDO DA CRIANÇA

Sidnei acha que, com a aplicação da medida de reserva de vagas, “será possível abrir novos horizontes e novas possibilidades às mulheres vítimas de violência, para que elas consigam reestruturar suas vidas através do trabalho e de atividades que permitam sua independência financeira e subsistência”.

Dados oficiais mostram que cerca de 70% dos crimes violentos são cometidos em casa. Por isso, a preocupação em preservar a integridade dos menores envolvidos.

O documento será remetido ao prefeito no decorrer desta semana.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ALEMÃO ENVIA DOCUMENTO À COPASA EXIGINDO QUE A EMPRESA FAÇA MELHOR REPARO DO CALÇAMENTO DA AV. NANUQUE

Alemão mostra alguns trechos da Av. Nanuque

Por meio de ofício encaminhado esta semana ao escritório local da Copasa, o vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, manifestou sua indignação e exigiu que a empresa tome as providências obrigatórias relacionadas ao imediato trabalho de reposição adequada e conservação da pista calçada da Avenida Nanuque, bairro Vila Nova, em Nanuque.


O documento foi lido na reunião de segunda-feira passada (13) da Câmara e, imediatamente, contou com assinaturas de apoio por parte dos demais vereadores. “Todos somos sabedores de que a Copasa, sob a justificativa de estar realizando o trabalho de correção do sistema de coleta, tratamento e destinação final do esgoto doméstico e industrial da cidade, fez intervenções em dezenas ruas, calçadas e asfaltadas. Porém, após o trabalho, a reposição do calçamento foi inadequada, sem contar que muitas vias ficaram totalmente irregulares, dificultando até mesmo o fluxo de veículos, apresentando crateras, depressões do solo e outros defeitos, o que denotou ser um serviço amador e de péssima qualidade”, esbravejou o vereador.


Lembrou ainda que, há três anos, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a companhia e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a empresa comprometeu-se a realizar o seu trabalho de forma honesta, profissional e digna, sem trazer prejuízos à infraestrutura urbana da cidade.


“O calçamento da Avenida Nanuque encontra-se em péssimo estado. Quero lembrar que é uma das principais ruas da cidade, via de chegada para quem vem de localidades do extremo sul baiano e do norte do Espírito Santo, passagem de grande quantidade de veículos, inclusive de ônibus, caminhões e carretas. Luto há muito tempo para que a Avenida Nanuque fique em bom estado. Agora, vem a Copasa para estragar o que está feito”, comentou Alemão.

<>



terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

PAVIMENTAÇÃO DA AV. ALVES DE BRITO, NO BAIRRO NOVO HORIZONTE, É INDICAÇÃO DE ARANHA NA CÂMARA

No bairro Jardim Novo Horizonte, a Avenida Alves de Brito margeia
o asfalto do prolongamento final da Avenida Geraldo Romano
e parte da rodovia BR-418

Entre tantas reivindicações apresentadas na reunião desta segunda-feira (13) à noite na Câmara, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas assinou Indicação na qual solicita obras de pavimentação da Avenida Alves de Brito, bairro Jardim Novo Horizonte, região noroeste de Nanuque. 

A Avenida Alves de Brito, importante via que margeia o asfalto do prolongamento final da Avenida Geraldo Romano e parte da rodovia BR-418, é referência do bairro Jardim Novo Horizonte. Aos poucos, construções destinadas a igrejas, terminais de ônibus, oficinas mecânicas e outros empreendimentos vão alterando a configuração daquela avenida.

ARANHA: TRABALHO QUE NÃO PARA

“Por seu péssimo estado de conservação, buracos na pista, com muita lama em épocas de chuva e poeira no tempo seco, a Avenida Alves de Brito precisa urgentemente de obras de pavimentação, seja com bloquetes ou asfalto, merecendo atenção especial por parte do poder público”, explicou o autor.

Aranha recomenda ao prefeito que acione a Secretaria Municipal de Obras para a execução do serviço.

ALEMAO PEDE REFORMA DO DESTACAMENTO DA PM EM VILA PEREIRA

A reforma do prédio onde funciona o destacamento da Polícia Militar no distrito de Vila Pereira foi solicitada pelo vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, na sessão desta segunda-feira (13) à noite da Câmara Municipal. 

Segundo Alemão, trata-se de um pedido recorrente na vida dos moradores de Vila Pereira, para que o prédio onde funciona o destacamento da PMMG receba obras de reforma e melhor adequação, inclusive na parte de informática e internet, já que o mínimo recurso tecnológico hoje é ferramenta imprescindível ao trabalho da segurança pública.

O documento será encaminhado ao Poder Executivo nesta terça.