sexta-feira, 31 de março de 2017

GILMAR ALEMÃO JÁ PENSA EM APLICATIVO DE CELULAR PARA ACESSO ÀS LEIS MUNICIPAIS


Para a primeira reunião da Câmara de Nanuque em abril, segunda-feira próxima (3), o vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, vai pedir à presidente Nininha Rozilene e aos demais membros da Mesa Diretora que analisem a possibilidade de contratar empresa especializada, para o desenvolvimento de aplicativo para telefonia móvel destinado ao acesso dos cidadãos às leis municipais que instituem direitos.

Segundo Alemão, com a vigência da Lei da Transparência e total facilidade de acesso às informações no âmbito dos poderes públicos, não há dúvida de que é responsabilidade do Poder Legislativo, como forma de prestar contas de seu papel institucional, criar os meios para que as pessoas tenham consciência das leis a que se submetem, e pelas quais se protegem, no convívio social.


“Em algumas cidades brasileiras, muitos vereadores estão solicitando esse tipo de iniciativa, que torna mais fácil o acesso às leis. Muita gente desconhece dezenas ou centenas de leis que existem no município, que já foram aprovadas pelos vereadores e sancionadas pelos prefeitos. Esse aplicativo tornaria tudo mais fácil”, comentou o autor.

O aplicativo seria disponibilizado gratuitamente para aparelhos de celular e tablets, propiciando o acesso rápido e eficiente à legislação municipal vigente. Evidentemente, todas as leis deverão estar digitalizadas em formato “jpg” ou “pdf”, de modo a facilitar a vida dos usuários.


quinta-feira, 30 de março de 2017

GILSON COLETA VAI VOLTAR À LINHA DE FRENTE DA ORGANIZAÇÃO DO “NINGUÉM TE AMA COMO EU”

GILSON, ENTREVISTADO NO PROGRAMA "CÁ ENTRE NÓS" (arquivo)
O vereador Gilson Coleta Barbosa decidiu mesmo que retornará este ano à linha de frente da organização do “Ninguém Te Ama Como Eu”, um dos maiores eventos artísticos e de evangelização de jovens da Igreja Católica do interior de Minas Gerais, que acontece anualmente em Nanuque. Gilson é um dos idealizadores e promotores desde 1995.


“Nunca deixei de participar diretamente da organização do ‘Ninguém Te Ama Como Eu’, todos os anos. Porém, em 2015, devido ao acúmulo de obrigações profissionais, como contabilista, e também compromissos políticos, achei prudente deixar a linha de frente da coordenação”, afirmou Gilson, ressaltando: “Mas, em todos os momentos, dei a minha parcela de colaboração em tudo o que foi solicitado, que estava ao meu alcance”.

Atendendo a inúmeros pedidos da juventude católica e também de pessoas que, assim como ele, estão envolvidas no evento há 20 anos, o vereador decide retornar à ponta da organização. “Voltei a conversar com o deputado Eros Biondini, que é nosso padrinho, incentivador e colaborador permanente, para ver a disponibilidade de artistas para nosso festival deste ano. Teremos boas notícias em breve!”

DUNGA FOI SUCESSO EM 2014


Em 2014, Gilson foi um dos responsáveis pelo estrondoso show de Dunga, na praça da igreja Imaculada Conceição.

LOCAL – Durante muitos anos, o evento sempre aconteceu na Feira Coberta. Em 2014, diante da previsão de um público gigantesco e outros problemas estruturais, foi transferido para o largo da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, mas Gilson é sempre questionado sobre a necessidade de o evento retornar à Feira Coberta.

quarta-feira, 29 de março de 2017

ARANHA VAI PROPOR UNIÃO DOS PREFEITOS DE NANUQUE, CARLOS CHAGAS E SERRA PARA DISCUTIR TEMAS COMUNS


Ao analisar a situação socioeconômica das três últimas cidades do Vale do Mucuri nos últimos dez anos, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) decidiu que, na próxima semana, vai encaminhar oficio aos prefeitos de Nanuque (Roberto de Jesus – PSDC), Carlos Chagas (Acássio Vieira Coutinho, PPS) e Iran Pacheco Cordeiro (PDT), sugerindo a formação de uma espécie de grupo para potencializar as reivindicações feitas aos governos estadual e federal.

Roberto

Acássio

Iran
“Juntos, os três municípios ultrapassam uma população de 70 mil habitantes, já que Nanuque tem hoje em torno de 42 mil, Carlos Chagas, 20 mil, e Serra dos Aimorés, 9 mil habitantes, de acordo com as estimativas do IBGE”, observa Aranha. As três cidades convivem com problemas semelhantes, em decorrência da falta de investimentos governamentais, fechamento de empresas, principalmente usinas de etanol e açúcar, envelhecimento da população, evasão de jovens para as capitais e outros.

O pensamento do vereador é de que os três prefeitos podem acionar os deputados mais votados nas cidades e até mesmo firmar pactos de desenvolvimento. “Com um contingente populacional superior a 70 mil habitantes, acho que fica mais fácil criar um plano de desenvolvimento integrado da nossa microrregião”.

Aranha no gabinete do ouvidor-geral de MG, Wadson Ribeiro
Aranha lembra que já existem os Territórios de Desenvolvimento, traçados pelo Governo de Minas, sendo que o nosso Território Mucuri é composto por 29 municípios e população de 432 mil habitantes, “mas a distribuição dos benefícios é muito injusta. Costumo dizer que existe um gigantesco quebra-molas logo na saída de Teófilo Otoni em direção a Nanuque. Os recursos acabam ficando naquela cidade, que é a maior da região, com 150 mil hab. Então, Nanuque, Carlos Chagas e Serra dos Aimorés precisam se virar nos trinta. As cidades precisam estar unidas, em parceria”.

O assunto já foi levado por Aranha ao conhecimento do ouvidor-geral do estado de MG, Wadson Ribeiro, que também é suplente de deputado, em recente visita ao seu gabinete em Belo Horizonte.



terça-feira, 28 de março de 2017

SIDNEI RECOMENDA “MUTIRÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA” AO PREFEITO

CIDADE ESCURA: PREOCUPAÇÃO DE SIDNEI

O vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, recomendou ao prefeito ontem, durante reunião da Câmara, que ele acione o setor competente para um amplo Mutirão da Iluminação Pública, visando atender às crescentes reclamações de moradores de ruas e avenidas do centro da cidade, dos bairros e dos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos.

Segundo Sidnei, “basta um rápido giro por Nanuque à noite para se constatar a situação vergonhosa e preocupante no que diz respeito à iluminação”. E acrescentou: “A Avenida Mucuri, em pleno centro, e dezenas de ruas da Vila Esperança, Reta, Vila Nova, proximidades da Praça Francelino e de outros bairros estão completamente às escuras, o que constitui, principalmente, um quadro de insegurança, diante da violência crescente e casos sucessivos de assalto e ameaça à integridade física das pessoas”.


LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA

Aproveitando o processo licitatório de contratação de empresa especializada no serviço de iluminação pública e reparos técnicos, programado para esta terça-feira, 28 de março, Sidnei acredita que “o momento é ideal para que se promova esse mutirão. A cidade precisa ficar iluminada, bonita, limpa e segura, em respeito aos moradores”.

POSTES PARA A RUA DOM CAVATI, NO CAMPINHO

SIDNEI E MORADORES DA RUA DOM CAVATI:
JOSÉ QUARESMA (ZÉ BOGÓ) WILME E DONA MARIA LEONICE
Uma das primeiras reivindicações de Sidnei é a instalação de três postes de energia elétrica na rua Dom Cavati, proximidades do nº 255, bairro São Geraldo (Campinho). “Uma medida que faz jus ao drama vivido diariamente por aquela comunidade, famílias que pagam a conta de energia, que pagam o valor referente à iluminação pública, mas não podem contar com o serviço, além de ser item básico no tocante à segurança pública”.


segunda-feira, 27 de março de 2017

ARANHA PEDE VISTA DO PROJETO QUE AUTORIZA COBRAR NA JUSTIÇA DÍVIDAS COM O MUNICÍPIO


Com pedido de vista concedido ao vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD), o Projeto de Lei (PL) nº 03/2017, enviado à Câmara pelo prefeito Roberto de Jesus (PSDC0, tem sua tramitação suspensa temporariamente.

O projeto autoriza a Prefeitura a cobrar na Justiça dívidas dos contribuintes com o Município. A medida seria válida para pessoas físicas e jurídicas, por créditos tributários, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Previsto no Regimento Interno da Câmara, o pedido de vista é uma solicitação feita pelo vereador para examinar melhor determinado projeto, adiando, portanto, sua votação. Mudanças no texto original deverão ser propostas, de acordo com o vereador, que gravou vídeo na tarde desta segunda-feira (27) explicando sua atitude.

VEJA O VÍDEO GRAVADO POR ARANHA >>> CLIQUE AQUI

PROJETO POLÊMICO

De um lado, o prefeito justifica que o projeto “tem como objetivo principal o aumento da arrecadação com a cobrança mais intensa dos títulos de crédito em favor do Município de Nanuque”. Explica que, “quando protestado, o devedor passa a ter restrições no mercado e procura pagar a dívida para se eximir da restrição. Tem-se demonstrado bastante eficiente o protesto e a experiência de outros municípios é salutar”.

Por outro, empresários e profissionais liberais consultados consideram o projeto inadequado para o momento por que passa o país, de crise financeira, desemprego crescente, aumento da inflação e uma carga de impostos que já é gigantesca.

Está na mão dos 13 vereadores a decisão de aprovar ou rejeitar o projeto do Executivo.


BUEIRO ABERTO PERTO DE ESCOLA NO BAIRRO LATICÍNIOS REPRESENTA PERIGO, ALERTA SIDNEI


Sidnei foi ver de perto o problema
 Perigo!!!
Em mais uma visita ao bairro Laticínios neste domingo, o vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, viu de perto a necessidade urgente de recuperação de um bueiro localizado nas proximidades da Escola Estadual Vale do Mucuri, na esquina da Avenida Mucuri com Rua Carijós.


Sidnei disse que a situação requer providências urgentes:

“O local registra grande fluxo de pedestres, principalmente de estudantes da Escola Estadual Vale do Mucuri, e de veículos, oferecendo perigo iminente”.


O vereador prometeu que vai apresentar Indicação sobre o assunto, durante reunião desta segunda-feira à noite na Câmara Municipal.