quinta-feira, 1 de junho de 2017

DR. HÉLIO DIZ QUE MAPEAMENTO DO GOVERNO BAIANO PODE FACILITAR PARTICIPAÇÃO DE JOVENS DE MUCURI NO PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO


Com o novo reforço que a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) acaba de dar ao Programa Primeiro Emprego, o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio da Fisioterapia, acredita que as ações poderão facilitar e agilizar uma participação intensa dos jovens de Mucuri no programa.

É porque, agora em maio, foi realizada pesquisa que contempla os investimentos implantados e em fase de implantação. Esse estudo ajudará o sistema educacional a direcionar as vagas de qualificação para os segmentos que mais contratam e os mais promissores. Os dados mostram os setores, as atividades e os municípios com maior previsão de empregos e investimentos.

Hélio acredita que o mapeamento vai permitir uma visão mais ampla a respeito dos resultados práticos do Programa Primeiro Emprego. Mas o vereador cobra maior interesse do governo municipal, especialmente da Secretaria de Educação, para contemplar Mucuri. “Nossos jovens precisam desse suporte, precisam desse apoio. O Programa Primeiro Emprego tem se mostrado eficaz, precisamos estar presentes em suas ações”, cobrou o vereador.

AÇÕES PRÁTICAS

Com este mapeamento, a rede estadual de educação poderá direcionar os cursos de qualificação técnica para os segmentos que mais precisam de mão de obra especializada, como os setores de papel e celulose; bebidas; mineração; alimentos; farmoquímicos e farmacêuticos; calçados/couro/componentes; eletricidade e gás; produtos químicos; borracha e plásticos; informática e eletrônicos; e outros.


“A rede estadual de educação profissional da Bahia é a segunda maior do Brasil com mais de 70 mil estudantes. Por isso, é importante que os cursos estejam bem direcionados para que se qualifique de acordo com as necessidades do mercado”, afirma o diretor da SDE, Jean Esdras. Numa primeira etapa a pesquisa contempla as indústrias. Posteriormente, será a vez do comércio e serviços. “Na medida que há uma geração de empregos com os segmentos industriais intensivos em mão de obra, haverá impactos no comércio local. Uma atividade é vinculada à outra, pois os empregos gerados na indústria aquecem o setor de comércio e serviço”, completa Esdras.

Hélio ressalta: “Vamos cobrar mais ação do prefeito Dr. Carlos e acionar a Secretaria de Educação. Não podemos perder essas oportunidades de oferecer alternativas de emprego aos nossos jovens”.

<> 


Nenhum comentário:

Postar um comentário