terça-feira, 6 de junho de 2017

GILSON BUSCA APOIO DO PREFEITO NA IMPLANTAÇÃO DA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR EM NANUQUE

O vereador Gilson Coleta Barbosa esteve reunido na tarde desta segunda-feira (5)  com o prefeito Roberto de Jesus. O assunto em pauta foi a implantação em Nanuque da Sala Mineira do Empreendedor. “Além de apresentar Indicação dessa proposta na Câmara, fui buscar apoio do prefeito, porque sem a participação da Prefeitura nada pode ser concretizado”, comentou Gilson.


A Sala Mineira do Empreendedor é o resultado da parceria entre o Sebrae-MG (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais)  e a Jucemg (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais). Ela foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo Estado, atuando lado a lado com as administrações municipais, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes.

Com a Sala, é possível ao interessado encontrar um espaço único para formalizar o seu empreendimento, obter orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento profissional. Tudo o que a pessoa precisa para fazer o seu negócio seguir em frente, de um jeito simples e prático.

GILSON E ROBERTO
“O prefeito foi bastante simpático e entendeu a importância de termos uma Sala Mineira do Empreendedor funcionando em Nanuque, o que abrirá espaço para que cidades vizinhas também venham fazer uso dos serviços oferecidos. Ele sinalizou positivamente à proposta”, explicou o vereador.

MAIS FACILIDADE NA ABERTURA DE EMPRESAS


As salas surgem para retirar obstáculos que dificultam a vida de quem empreende ou pretende empreender. Elas vão fornecer informações úteis ao empreendedor, serviços diferenciados e proporcionar maior rapidez na abertura de um novo negócio.

“As ações para registrar empresas no Brasil não priorizam o empreendedor, que precisa da liberação de órgãos como junta comercial, cartório, prefeitura e Corpo de Bombeiros. Enquanto esses trâmites não se resolvem, ele pode ficar meses pagando aluguel com as portas fechadas”, explica o analista do Sebrae Minas, Cássio Duarte.

Com o novo alinhamento e cooperação técnica, a Sala Mineira do Empreendedor se torna realidade nos municípios com a parceria entre Jucemg, Sebrae Minas e as prefeituras. A Jucemg, entre outras responsabilidades, se encarregará de capacitar os servidores sobre registro empresarial.

O Sebrae Minas cuidará, por exemplo, da identidade visual e da gestão das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Já a prefeitura disponibilizará o espaço físico (preferencialmente do programa Minas Fácil) e os recursos humanos. A atuação nas Salas do Empreendedor será embasada em três pilares: orientações e informações, serviços e capacitação.

Segundo o técnico da Jucemg, Gabriel Tavares, celeridade e eficiência são os preceitos pelos quais serão conduzidas as Salas Mineiras do Empreendedor. “Hoje, o sistema de regularização de empresas pelo Minas Fácil permite o registro de uma empresa no tempo médio de sete dias”, afirma. A junção de forças visa, acima de tudo, desburocratizar a abertura de novos negócios. Após a reunião de Montes Claros, a mobilização vai ocorrer em outras regiões.



ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES

• Orientação prévia sobre o processo de registro;
• Orientação prévia sobre o processo de licenciamento municipal;
• Relação dos escritórios contábeis que realizam atendi- mento gratuito ao microempreendedor Individual (MEI);
• Como cadastrar-se como fornecedor da prefeitura;
• Como participar dos processos de aquisições públicas municipais em andamento;
• Mapa de oportunidades para o empreendedor;
• Distribuição de material informativo.

SERVIÇOS

• Responder à consulta de viabilidade do negócio;
• Adequar e integrar a Redesimples por meio do Minas Fácil;
• Protocolo do licenciamento municipal de MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e demais empresas;
• Emissão das Guias de Recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa;
• Emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
• Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual DASN SIMEI;
• Cumprir os prazos pactuados com a JUCEMG para emissão da inscrição municipal e alvará de localização e funcionamento.

CAPACITAÇÕES

• Programação regular de capacitações Sebrae Minas;
• Programação regular de capacitações JUCEMG;
• Capacitações via parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário