segunda-feira, 31 de julho de 2017

NANUQUE VIRA “CAPITAL DE MINAS GERAIS” POR UM DIA NA PRÓXIMA QUINTA, DIA 3

Vereadores Gilson, Alemão, Sidnei e Aranha já elaboram documentos a serem entregues diretamente ao governador Fernando Pimentel



Nesta quinta-feira, 3 de agosto, a cidade de Nanuque se transforma oficialmente na “capital de Minas Gerais” e o prédio da Escola Estadual Antonio Batista da Mota (Polivalente), na Vila Nova, foi o local escolhido para representar a “Cidade Administrativa”, das 8 às 17 horas.

O prédio do Polivalente será a "sede" do Governo de MG
O Governo de Minas Gerais escolheu Nanuque para mais um circuito de ações e serviços da nova fase dos Fóruns Regionais, com a transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel e agendas específicas com representantes da sociedade civil, vereadores e prefeitos dos 29 municípios do Território Mucuri. As atividades são preparadas por mais de 40 órgãos do Governo do Estado, em extensa programação que inclui a apresentação de cerca de 150 ações de Governo e prestação de serviços, além de palestras, oficinas, workshops, teatro, feira de artesanato e economia popular solidária.

TRABALHO DOS VEREADORES

Aproveitando este raro momento, quatro vereadores de Nanuque - Gilson Coleta Barbosa (PROS), Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão (SD), Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa (PPS) e Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) - desde a semana passada que estão empenhados na elaboração de ofícios e esboços de projetos com reivindicações de obras e serviços, que serão entregues diretamente ao governador Pimentel, através das secretarias específicas.

Os pedidos dos vereadores irão abranger, principalmente, a necessidade de ações de geração de emprego e renda para a população, com aproveitamento prioritário da mão de obra de jovens, além de calçamento de ruas, ações na Saúde, Assistência Social, Habitação, saneamento básico e benefícios em todas as áreas para os distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos, bem como comunidades rurais.

OS 4 VEREADORES QUEREM APROVEITAR
AO MÁXIMO A VISITA DO GOVERNADOR

ACERTO DE CONTAS

Um dos temas em debate, de grande interesse dos municípios, será o acerto de contas entre Minas e a União, com a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O assunto se refere às perdas de Minas Gerais com a Lei Kandir, que desonerou do ICMS os produtos exportados pelos estados.

Estima-se que Minas deixou de arrecadar cerca de R$135 bilhões. Desse montante, os municípios teriam direito a aproximadamente R$33 bilhões, ou seja, 25% do total.

Temporada de eventos


O evento em Nanuque é o oitavo da temporada da nova fase dos Fóruns Regionais, iniciado em maio deste ano. O circuito já passou pelos territórios Triângulo Norte (Ituiutaba), Norte (Montes Claros), Mata (Juiz de Fora), Caparaó (Manhuaçu), Noroeste (João Pinheiro), Central (Abaeté) e Médio e Baixo Jequitinhonha (Almenara).

O governador Fernando Pimentel, que tem percorrido os territórios junto com os secretários de Estado, sempre reitera a importância dos fóruns como ferramentas de construção das políticas públicas.

PRESENÇA CONFIRMADA DO GOVERNADOR
“Nós estamos planejando nossas ações de Governo junto com as lideranças políticas, empresariais, de trabalhadores, do estado inteiro. É uma forma de consultar a população naquilo que é prioritário. Não existe outra maneira de fazer isso quando os recursos são escassos”, ressalta o governador

O secretário Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Ribeiro, considera essa etapa essencial para dialogar com a sociedade sobre as principais entregas, realizações e para fortalecer o mecanismo de construção das ações governamentais.

Atividades para cada território

A Seedif tem realizado, desde o início de 2017, reuniões preparatórias com os interlocutores dos órgãos de Governo, secretários executivos e colegiados dos Fóruns Regionais.

O coordenador dos trabalhos, o subsecretário dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David, destaca o comprometimento dos secretários de Estado, das chefias de instituições e empresas públicas na realização das atividades previstas para cada território, incluindo o Mucuri.

Segundo o subsecretário dos Fóruns, o circuito de ações e serviços é uma oportunidade para que o cidadão conheça de perto o que está sendo realizado pelos órgãos estaduais, tirar dúvidas, consultar a equipe técnica e fazer solicitações. “Queremos que as pessoas saibam como o Governo atua e como podem participar e demandar serviços”, afirma Tadeu David.

Característica regional

A extensa programação, preparada para o território Mucuri, leva em consideração as especificidades da região, que possui uma expressiva população rural e se destaca pela produção do café e pela pecuária.

O sistema da agricultura do Estado vai disponibilizar diversos serviços aos produtores rurais, aos sindicatos e associações do setor.  A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) vai detalhar o projeto de mapeamento do parque cafeeiro, uma demanda antiga dos cafeicultores mineiros, além de apresentar as linhas de crédito, investimento e custeio para fornecimento de alimentos para a merenda escolar.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) pretende oferecer materiais e assistência técnica, além de apresentar as tecnologias desenvolvidas para a agropecuária mineira.

Os produtores que forem ao evento vão poder conhecer mais sobre o Portal do Produtor lançado pelo Instituto Mineiro de Agricultura (IMA) e saber como fazer o cadastro.

Meio ambiente

Já os técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) vão tirar dúvidas sobre o sistema online para cadastro de pequenos usos de água. O projeto vai beneficiar, por ano, cerca de 30 mil produtores rurais, que passarão a ter acesso ao cadastro e à regularização de forma eletrônica e gratuita.

Outra atividade para os proprietários e posseiros de imóveis rurais é a divulgação da retomada do pagamento do Bolsa Verde pelo Governo do Estado. O Território Mucuri possui 28 produtores rurais incluídos no programa do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Esses beneficiários têm o compromisso de conservar uma área de vegetação nativa de 630 hectares.

Protocolo de documentos

O circuito contém ações e serviços específicos para prefeitos e gestores municipais. As secretarias de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag),  de Transportes e Obras Públicas(Setop) e de Cidades e Integração Regional (Secir) terão um espaço conjunto para esclarecer dúvidas em relação às parcerias com o Estado, calendário de celebração de convênios e protocolo de documentos.

Os prefeitos e os gestores públicos ainda poderão obter informações sobre o Programa de Apoio aos Municípios e ao Desenvolvimento Regional, que prevê a doação de um projeto técnico de engenharia e arquitetura para prefeituras com menos de 100 mil habitantes. Eles receberão orientações sobre os convênios de obras públicas e a doação de materiais, como mata-burro, vigas e bueiros metálicos. 

Plantão técnico

O plantão técnico vai informar como funciona a Rede de Desenvolvimento Institucional e Capacitação dos Municípios (Redic), assim como fornecer uma cartilha com orientações. O prefeito poderá se guiar pelo documento para ter acesso às políticas públicas de planejamento das cidades, regularização fundiária, saneamento básico, infraestrutura urbana, habitação e associativismo por consórcios públicos.

Segundo a superintendente de Apoio Institucional aos Municípios da Segov, Ana Carolina Queiroz, o objetivo é estreitar o relacionamento com as prefeituras do território Mucuri, oferecendo assessoramento técnico e oportunidades de captação de recursos.

“Estaremos, inclusive protocolando documentos para agilizar sua tramitação, uma vez que o calendário de emendas parlamentares estaduais se aproxima”, observa Ana Carolina.

Diversos programas de incentivo econômico também serão apresentados aos representantes das prefeituras, que vão poder firmar parcerias com a Junta Comercial de Minas Gerais para a implantação da Sala Mineira do Empreendedor em sua cidade.

Carteira de identidade de graça

O público que for ao evento dos Fóruns em Nanuque vai ter acesso a diversos serviços essenciais. A Polícia Civil vai emitir carteira de identidade de graça, atestado de antecedentes e fazer registro de ocorrências.

A pessoa que quiser tirar a carteira de identidade precisa levar duas fotos 3x4, certidão original de nascimento ou de casamento.

Licenciamento 2017

No estande do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), os donos de veículos vão poder se informar sobre o licenciamento 2017, requerer certidão negativa, alterar endereço, fazer consulta sobre multa, pontuação na carteira e solicitar CNH.

Já a base móvel comunitária da Polícia Militar vai distribuir dicas de segurança e receber registro de ocorrências, denúncia e sugestão de policiamento.

Distribuição de lâmpadas

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) terão sala exclusiva, que vai funcionar como uma agência de atendimento.

O consumidor poderá negociar dívidas, quitar e solicitar emissão de segunda via da conta, tirar dúvidas sobre faturas, tarifas e requisitar religação.

Durante a programação, a Cemig vai distribuir lâmpadas para quem apresentar a última conta de luz paga, limitada a duas lâmpadas por consumidor. A entrega das lâmpadas será a partir do meio-dia.

Além disso, o público vai conhecer a maquete do sistema elétrico que simula o consumo de energia, aprender um pouco sobre segurança e os novos canais de atendimento virtuais da Cemig.

Oficinas, workshops e feiras

As palestras, workshops e oficinas acontecem paralelamente ao circuito de ações e serviços. Uma das oficinas foi preparada para os representantes dos abrigos, asilos e gestores de assistência social. Eles vão aprender como funciona e como participar da Rede Cuidar, projeto de aprimoramento da Rede Socioassitencial do Sistema Único de Assistência Social(SUAS).

O programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), cria mecanismo de financiamento, capacitação e qualificação das entidades socioassistenciais, assim como o monitoramento de suas ações.


Durante todo o período da programação também serão realizadas as feiras da agricultura familiar, da economia popular solidária, cadastro de artesão e exposição de artesanato.


Serviço/Nova etapa dos fóruns regionais – Território Mucuri.
Dia: 03/08/2017 (quinta-feira)
Cidade: Nanuque
Local: Escola Estadual Antônio Batista da Mota (Polivalente)
Rua Bahia, 243 – Vila Nova.
Horário: 8h às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário