quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PRAÇA DOS ESTUDANTES: ARANHA ENTREGA PEDIDO DE PROJETO AO SECRETÁRIO DE OBRAS, VALDO RIOS



Aguardando liberação de recursos no valor estimado em R$ 350 mil, conforme orientação do  deputado Fábio Cherem (PSD-MG), o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas encaminhou nesta terça-feira (27) ao secretário Valdo Rios Lima, de Obras e Serviços Urbanos, o pedido de cópia do projeto de revitalização da Praça dos Estudantes (Praça Professor Otto), localizada no centro da cidade, para encaminhamento ao gabinete do deputado na Assembleia Legislativa.


A título de sugestão, Aranha conversou com o secretário, explicando a necessidade de dotar a praça com uma estrutura mínima de playground, dois quiosques, cinco torres de iluminação, quadras de areia e peteca, além de equipamentos de ginástica.


“O Valdo foi muito simpático e receptivo, e prometeu agilizar o que for preciso para que a Praça dos Estudantes seja contemplada com melhorias. Vamos encaminhar o que for preciso, em termos de documentos, para não perdermos tempo e, com fé em Deus, garantirmos a reforma da praça”, disse o vereador.


SIDNEI QUER INCREMENTAR PROGRAMA “ADOTE UMA PRAÇA”


Vereador defende publicidade mais intensa e contato com empresas


Indicação assinada pelo vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, já protocolada na Câmara, cobra do prefeito mais publicidade e direcionamento de ofícios e propostas a empresas instaladas no Município, para incentivo e o cumprimento da lei que criou o programa “Adote uma Praça”.

Segundo ele, existe na legislação municipal uma lei, aprovada durante o mandato 1997-2000, que instituiu o programa “Adote uma Praça”, que permite a empresas, entidades e cidadãos a possibilidade de construir, reformar e conservar praças públicas, com obras de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas.

A Praça Francelino, que nos últimos meses
conviveu com o problema do lixo espalhado,
é citada pelo vereador como um dos
exemplos

Ele explica: “Como já existe a lei, a finalidade desta Indicação é recomendar ao Poder Executivo que seja dada maior publicidade e direcionamento de ofícios e propostas a empresas instaladas no Município, como incentivo para que elas passem a se interessar pelo assunto e, quem sabe, decidam ‘adotar’ e executar melhoramentos em logradouros públicos como a Praça Francelino Francisco, Praça dos Estudantes, Praça dos Pioneiros e em todas as praças espalhadas nos bairros e também nos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos".

Lembra Sidnei que a lei prevê benefícios para as empresas que aderirem ao programa.

ALEMÃO INSISTE EM DEFESA DA REGULARIZAÇÃO DO CONDOMÍNIO CORDEIRO, NA VILA NOVA


Vereador envia documento ao prefeito


Desde o ano de 2015 que uma das preocupações manifestadas pelo vereador Gilmar “Alemão” dos Santos Pereira, em várias reuniões da Câmara e reuniões com prefeito e Ministério Público, é a necessidade de providenciar ações em favor dos moradores do Condomínio Cordeiro, para reconhecimento e regularização daquele logradouro.

O condomínio fica na região sul de Nanuque, adjacências do bairro Vila Nova, entre as ruas Espírito Santo e Piauí. Há necessidade do reconhecimento, perante o poder público, de sua existência legal no plano administrativo e de georreferenciamento, para inserção no mapa da cidade, bem como sua regularização.

mapa Google

Depois de vários documentos encaminhados na Câmara, nesta terça-feira (27), Alemão decidiu enviar mais um ofício, agora diretamente ao prefeito Roberto de Jesus, no qual relaciona algumas das necessidades mais urgentes, como serviços de infraestrutura, abastecimento de água, extensão de rede elétrica e outros serviços básicos indispensáveis e inadiáveis. “É preciso que a Administração Municipal providencie as medidas legais no âmbito de sua competência”, ressalta ele.

O vereador explica que essa luta é consequência de vários pedidos feitos por moradores que querem a legalização do condomínio, o que vai significar expansão da área urbana de Nanuque.


DR. HÉLIO VAI INDICAR PARCERIA COM MP EM PROJETO DE PATERNIDADE RESPONSÁVEL


Conforme anunciou no final do ano passado, o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, já concluiu Indicação na qual sugere parceria do Município com Ministério Público da Bahia, para desenvolvimento do Projeto Paternidade Responsável, que trata do reconhecimento da paternidade de crianças e adolescentes residentes em Mucuri, distritos, povoados e zona rural. O documento será apresentado nas próximas reuniões da Câmara.


O trabalho envolve, além do Ministério Público do Estado da Bahia, como principal articulador das ações desenvolvidas, também organismos do governo estadual, como as Secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia e de Educação do Estado da Bahia, Cartório de Registro Civil, Prefeitura e Câmara Municipal.

A PROPOSTA

O público-alvo são as crianças e adolescentes e seus respectivos genitores. O projeto determina-se na perspectiva de ampliação do número de reconhecimentos formais de paternidade, assegurando o direito à filiação às crianças e aos adolescentes mucurienses, por meio de audiências extrajudiciais com os supostos pais; da realização de exame de DNA, do respectivo acompanhamento psicopedagógico e posterior reconhecimento paterno, para que se estabeleça além da paternidade biológica e jurídica, a paternidade sócio-afetiva, em atendimento às demandas extrajudiciais do NUPAR - Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável do Ministério Público do Estado da Bahia.




terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

SIDNEI RENOVA PEDIDO DE SUBSTITUIÇÃO DE ESCADARIA POR ABERTURA DE RUA

Escadaria da Rua Curvelo
(fotos de maio de 2017)
Abertura de trecho da Rua Curvelo, entre a Rua Governador Valadares e Avenida Geraldo Romano, em substituição à escadaria existente, foi novamente proposta pelo vereador Sidnei Pereira Silva (PPS), o Sidnei do Frisa.


No mencionado trecho da Rua Curvelo, que liga a Rua Governador Valadares ao prolongamento asfáltico da Avenida Geraldo Romano, no bairro Stella Matutina, existe há muito tempo uma escadaria que serve de acesso aos moradores.


A reivindicação foi feita por Sidnei em maio do ano passado, mas nenhuma providência foi tomada pelo prefeito, por isso o vereador renovou o documento na Câmara.


Comentou Sidnei: “O que estamos reiterando aqui é a substituição dessa escadaria pelo trabalho de abertura definitiva de rua, permitindo o tráfego de carros, motos e bicicletas, além do fluxo normal de pedestres”.



Ano passado, em consulta ao então engenheiro que respondia pela Secretaria de Obras, o vereador constatou que a possibilidade de abertura da rua no trecho era perfeitamente viável, só dependendo de autorização por parte do chefe do Poder Executivo.

A ESCADARIA FICA NA RUA CURVELO,
ENTRE RUA GOV. VALADARES E O ASFALTO
DA AV. GERALDO ROMANO

"Na Indicação do ano passado, ressaltamos que, na hipótese de quaisquer dificuldades em curto prazo com relação à obra reivindicada, apelávamos para, no mínimo, que a Prefeitura determinasse um serviço de recuperação da escadaria, devido ao precário estado em que se encontrava. Nada foi atendido, nada foi feito".

Novamente, Sidnei espera atenção do prefeito.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ARANHA ORIENTA PREFEITO A ANALISAR EDITAL DO BDMG SOBRE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA E RESÍDUOS SÓLIDOS


Vereador quer saber sobre viabilidade técnica e possibilidade de participação do Município em PPP

Vereador Aranha no novo lixão de Nanuque:
assunto é preocupante
(foto-arquivo dezembro/2017)

Na sessão desta segunda-feira (26) na Câmara, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas vai recomendar ao prefeito, por meio de Indicação, análise de edital do BDMG para projetos de iluminação pública e resíduos sólidos.


Aranha baseia-se na informação de que o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) acaba de lançar edital para apoiar municípios em projetos de infraestrutura por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou concessão comum. O objetivo é prestar apoio técnico para prefeituras interessadas em investimentos nas áreas da iluminação pública e destinação de resíduos sólidos.

“Recomendamos ao prefeito municipal que analise os termos do edital e abra uma ampla discussão com segmentos da sociedade sobre o assunto”, disse Aranha.

RESÍDUOS SÓLIDOS

O fato é que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) estabeleceu prazo até agosto de 2014 para que os municípios passassem a realizar a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Contudo, segundo relatório da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Minas Gerais tem 467 municípios com destinação irregular de resíduos sólidos e 31,71% da população mineira encaminha o rejeito para empreendimentos irregulares. “Nanuque encaixa-se dentro dessa triste realidade, conforme já foi mostrado aqui diversas vezes”, ressaltou o vereador.


A proposta é que o BDMG ajude os municípios na gestão de iluminação pública e resíduos sólidos, oferecendo todo o suporte técnico. Poderão ser beneficiadas cidades de qualquer porte, e as prefeituras têm até dia 30 de março para solicitar o apoio do BDMG para projetos que iniciam neste ano.



SIDNEI PEDE INSPEÇÃO DE ESTRUTURA DE PONTES EM NANUQUE


Em Indicação apresentada semana passada, durante reunião da Câmara, o vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa (PPS), orientou o prefeito e providenciar um rigoroso serviço de inspeção de estrutura da ponte principal de Nanuque (Ponte Magalhães Pinto) e da ponte do bairro Vila Esperança, com apoio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DEER/MG.

Ponte principal, construída
há mais de 50 anos

Ao justificar a medida, Sidnei aconselhou: “Prevenção e cautela são atitudes inteligentes e sensatas, sobretudo quando se trata de vidas humanas”

Ponte da Vila Esperança:
recebendo veículos pesados

Ele pediu ao prefeito para acionar a Secretaria de Obras quanto à necessidade de um trabalho de inspeção de estrutura das duas pontes. “Construída há mais de 50 anos, a Ponte Magalhães Pinto foi projetada para atender uma determinada realidade do século XX, mas já adentramos o século XXI”, disse ele, lembrando que, nos anos 1990, durante o governo do ex-prefeito Rubem Barbosa (1997-2000), a Loja Maçônica chegou a levantar a necessidade de uma inspeção técnica.

O autor do documento:
preocupação

“Sabemos da estrutura sólida e competência da engenharia responsável pela obra, mas é importante conhecermos a realidade atual, até porque, durante o governo do ex-prefeito Nide Brito (2009-2012), foram feitas alterações em sua estrutura que não estavam previstas no projeto original”, explicou.

Para Sidnei, a mesma preocupação deve ser estendida à ponte que liga a margem esquerda da cidade ao bairro Vila Esperança, que por sinal recebe expressivo fluxo de veículos pesados. “Se a inspeção técnica das duas pontes comprovar que as estruturas estão firmes, inabaláveis e seguras, poderemos até pensar em uma utilização mais adequada, com possíveis adaptações”.

O vereador espera atenção do prefeito.


sábado, 24 de fevereiro de 2018

ALEMÃO DEFENDE NANUQUE NO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

Vereador orienta prefeito a determinar providências para adesão ou permanência do Município no programa do governo federal


Adesão ou permanência do município de Nanuque no programa Criança Feliz é o teor de Indicação que o vereador Gilmar “Alemão” dos Santos Pereira apresentou na última sessão da Câmara, realizada dia 19/2.

Com abertura de novo prazo, que vai até o dia 30 de junho, para adesão dos municípios ao programa Criança Feliz, Alemão orienta o Executivo Municipal para que determine à Secretaria de Assistência Social as providências cabíveis para a inscrição ou permanência de Nanuque no programa do governo federal que desenvolve ações voltadas para o desenvolvimento infantil.


Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz é voltado aos beneficiários do Bolsa Família, da gestação aos 3 anos de idade, e às crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Todo mês, são os R$ 362 recebidos do programa que complementam a renda da casa e ajudam na aquisição de comida e remédios para as crianças. Esse dinheiro pode ser usado para comprar produtos como fralda, leite e comida, e também para pagar energia, gás e outras despesas da casa.



sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

GILSON LEMBRA QUE INSCRIÇÃO PARA OS JOGOS ESCOLARES DE MG VAI ATÉ 19 DE MARÇO



Como vereador incentivador das práticas esportivas, Gilson Coleta Barbosa lembra que até o dia 19 de março fica aberto o prazo para inscrição de municípios nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), edição 2018. A competição é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Para se inscrever, o representante municipal deve acessar o link do novo sistema de informação dos Jogos, disponível no endereço www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br

Gilson: entusiasta do esporte

Na opinião de Gilson, a performance dos estudantes de Nanuque em algumas modalidades tem melhorado bastante nos últimos anos, graças ao trabalho de incentivo e mobilização de crianças e adolescentes para diversas competições. “Só temos que acreditar, incentivar e dar nosso apoio. Nossa cidade tem tudo pra brilhar nos Jogos Escolares!”, disse ele.

REGULAMENTO E OBJETIVOS

No site, estão disponíveis para consultas o regulamento geral e regulamentos específicos de cada modalidade, bem como o cronograma de execução da etapa microrregional e um passo-a-passo das inscrições das cidades e escolas.

Em 2017, 830 cidades se inscreveram no Jemg – 97% do total de municípios mineiros.

Os Jogos Escolares têm como objetivos: fomentar a prática do esporte com fins educativos; contribuir para o desenvolvimento integral do estudante como ser social, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania; estimular a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particular; além de indicar o representante do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Podem participar do Jemg 2018 alunos-atletas de escolas públicas e particulares que serão divididos em dois módulos de acordo com a idade. Do módulo I participam aqueles de 12 a 14 anos, nascidos nos anos de 2004, 2005 e 2006. Já o módulo II conta com os estudantes de 15 a 17 anos, nascidos em 2001, 2002 e 2003.

Integram o programa de modalidades dos Jogos Escolares neste ano: atletismo, atletismo paralímpico, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 masculino, futebol de 7 masculino, ginástica rítmica feminina, goalball, handebol, judô, judô paralímpico, luta olímpica, natação, natação paralímpica, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa paralímpico, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Etapas

Em 2018, os Jogos seguem contando com três etapas. Na fase Microrregional, que é realizada no âmbito das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da SEE e cujas sedes serão divididas em seis semanas de execução, entre 16 de abril a 27 de maio, acontecem as disputas das modalidades coletivas – basquete, futsal, handebol e vôlei. Para saber a divisão das SRE's de acordo com as datas de execução, o representante municipal deve acompanhar o site do Jemg.

Na etapa Regional, executada em seis sedes, além dos esportes coletivos, serão realizadas competições de peteca e vôlei de praia.

Já a terceira etapa, a Estadual, conta com a execução de todas as modalidades, nos dois naipes e dois módulos.

Os municípios-sede serão divulgados nas próximas semanas.

Mais informações estão disponíveis no site  www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br.


DIA INTERNACIONAL DA MULHER: SIDNEI REITERA PROPOSTA DE HOMENAGEM A MULHERES DE DESTAQUE NA CIDADE


De acordo com a Indicação de Sidnei, cada vereador pode escolher uma mulher para prestar homenagem


Na reunião desta semana da Câmara, o Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa (PPS), reiterou proposta aos colegas para uma sessão especial destinada a marcar, de forma solene, o transcurso do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Como sugestão, Sidnei propôs que cada vereador escolha uma mulher de destaque em nosso convívio social para ser homenageada. “Pode ser uma servidora pública da limpeza, da saúde, da assistência social, ou mesmo uma dona de casa, professora, empresária, política, médica, advogada, vendedora ambulante, mãe, enfim, uma mulher que dignifique o sexo feminino”, disse ele.

No total, seriam 13 mulheres homenageadas com o título de Honra ao Mérito ou mesmo Moção de Aplauso, confirmando o quanto a Câmara respeita e valoriza o papel da mulher na sociedade atual.


Lembra Sidnei que, honrosamente, a Câmara de Nanuque, ao contrário de casas legislativas da região que só têm homens ocupando as cadeiras, possui nada menos que três mulheres: a presidente Nininha Rozilene, Professora Suzi e Elienis Oliveira Santos Tigre.

Ele espera uma posição da mesa diretora e dos demais colegas.


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

ALEMÃO VOLTA A REIVINDICAR ASFALTO NANUQUE-TAQUARINHA (3 CORAÇÕES) E KIT FEIRA LIVRE PARA COMUNIDADES RURAIS

Pedidos foram protocolizados no início do mês em BH

Alemão e o deputado Zé Silva (foto arquivo)

Na última audiência de trabalho no gabinete do deputado José Silva Soares (SD-MG), em Belo Horizonte, uma semana antes do Carnaval, o vereador Gilmar dos Santos Pereira “Alemão” apresentou ofícios contendo diversas reivindicações, nos quais pede o empenho do parlamentar junto aos governos estadual e federal.

ASFALTO NANUQUE-TAQUARINHA


Um dos pedidos de Alemão foi para que o deputado interceda junto aos canais do Governo Federal visando alocar recursos destinados à pavimentação asfáltica da estrada que liga o município de Nanuque ao distrito de Taquarinha, também conhecido como Três Corações, pertencente ao município de Mucuri-BA, numa extensão de 18 quilômetros.

“A estrada registra alto fluxo de veículo, sobretudo de caminhões e carretas pesadas, em virtude do transporte de gado bovino, eucalipto e cana-de-açúcar, itens que abastecem um grande frigorífico e indústrias de celulose instaladas na região”, explicou Alemão.

KIT FEIRA LIVRE PARA COMUNIDADES RURAIS DE NANUQUE.

(imagem ilustrativa)

O pedido é direcionado ao Governo do Estado e conta com o empenho do deputado Zé Silva para a doação de um Kit Feira Livre destinado às comunidades rurais de Nanuque, merecedoras das ações e projetos voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária.

O vereador refere-se aos kits que fazem parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!), que integra o programa “Do Campo à Mesa”. “Sem dúvida, esses kits oferecem mais infraestrutura para o agricultor expor e vender suas mercadorias. As feiras livres são um importante canal de comercialização da produção agrícola, já que reduzem a distância entre quem produz e quem consome”, justificou.

Veja os documentos:




DR. HÉLIO PARTICIPOU DO “ARRASTÃO” NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Fechando com sucesso total o Carnaval 2018 de Mucuri, o tradicional “Bloco do Povo” percorreu as ruas da cidade com aquela sensação de “quero mais!”


Como se diz no popular “fechando com chave de ouro” um dos melhores carnavais da história de Mucuri, nesta Quarta-Feira de Cinzas o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, foi presença marcante no eletrizante “Arrastão” pelas ruas de Mucuri.


É aquele momento de todo mundo junto e misturado, em que a Administração Municipal e a Câmara selam o agradecimento aos que contribuíram para o sucesso dos cinco dias de folia.


E lá estava Dr. Hélio ao lado dos salva-vidas, garis, do prefeito Carlos Simões, de colegas vereadores, de ex-vereadores, seguranças, secretários de governo, professores, servidores públicos, enfim, de tantos amigos e pessoas da convivência diária em Mucuri, Itabatã e nos demais distritos e povoados.


“Quando todo mundo trabalha junto e manifesta seu entusiasmo e boa vontade, as coisas acontecem, como aconteceram no Carnaval de Mucuri este ano. Concordo que, em todos os sentidos, o Carnaval 2018 extrapolou todas as expectativas. A cidade ficou superlotada, todos os segmentos do comércio, barraqueiros, donos de hotéis e pousadas, vendedores ambulantes. Valeu! Agora é só esperar a festa de 2019”, disse ele.

Veja alguns dos momentos do “Arrastão”.

























"Agora, todos de volta ao trabalho e à luta do dia a dia!".