quinta-feira, 14 de maio de 2020

DISTRIBUIÇÃO DO “KIT HIGIENE” ÀS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA DE NANUQUE


Nas cidades onde está sendo feita sua distribuição, o kit normalmente é composto de 22 itens

Imagem meramente ilustrativa

É de autoria do vereador Edson Fernandes dos Santos a proposta de distribuição do “kit higiene” às famílias de baixa renda do Município, como mais uma medida de enfrentamento ao coronavírus.

Na justificativa, ele diz: “Aproveitando a soma de recursos que tem chegado aos cofres públicos, orienta-se o Prefeito que determine a Secretaria Municipal de Assistência Social fazer a distribuição de “kit higiene” às famílias de baixa renda de Nanuque, considerando ser mais uma eficiente medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).”

Nas cidades onde está sendo feita sua distribuição, o kit normalmente é composto de 22 itens, sendo:

- 8 sabonetes corporais com ação anti-bactérias;
- 2 litros de água sanitária para diluição;
- 2 litros de álcool 70%;
- 4 unidades de detergente líquido, com 500 ml cada;
- 6 sabões em barra multiuso.

O vereador diz que caberá à Prefeitura organizar a forma de distribuir os produtos, para evitar aglomerações.


quarta-feira, 13 de maio de 2020

FUNCIONAMENTO DA FEIRA LIVRE DE NANUQUE E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE MÁSCARAS


Ministério da Agricultura definiu, em conjunto com a Anvisa, orientações para os cuidados de higiene em feiras livres, sacolões e no comércio varejista

Várias medidas foram propostas para garantir o funcionamento das feiras livres

Foi apresentada na Câmara uma Indicação em defesa da autorização para funcionamento das barracas dos feirantes e distribuição gratuita de máscaras protetivas nas feiras livres do Centro (Feira Coberta e antigo Mercado) e da Feirinha.

O vereador Gilson Coleta Barbosa, um dos autores do documento, em parceria com Gilmar dos Santos Pereira, lembram  lembram que o Ministério da Agricultura definiu, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), orientações para os cuidados de higiene em feiras livres, sacolões e no comércio varejista (como supermercados) durante a pandemia do coronavírus, já que são consideradas atividades essenciais.

Entre as medidas relacionadas, estão:

1.         Limpeza frequente das superfícies, dos veículos de transportes, locais de acondicionamento de produtos, equipamentos e utensílios;
2.         Aumento do espaçamento entre as bancas e entre os funcionários e entre os funcionários e clientes de, pelo menos, um metro de distância. Podem ser usadas faixas ou fitas para demarcar os limites;
3.         As bancas e barracas devem ser instaladas em locais amplos;
4.         O lixo deve ser frequentemente coletado e estocado em local isolado da área de preparação e armazenamento dos alimentos;
5.         Disponibilização de pias com água corrente e sabonete, além de álcool 70% para uso de feirantes e consumidores;
6.         Obrigatoriedade do uso de máscaras por todas as pessoas – feirantes e consumidores;
7.         Proibir qualquer tipo de degustação ou consumo de produtos no local;
8.         Quem prepara os alimentos deve lavar as mãos com frequência e, principalmente, depois de tossir, espirrar, coçar ou assoar o nariz;
9.         Manter as unhas curtas, sem esmaltes, e não usar adornos que possam acumular sujeiras e microrganismos, como anéis, aliança e relógio;
10.      Não conversar, espirrar, tossir, cantar ou assobiar em cima dos alimentos, superfícies ou utensílios;
11.      Afastamento das atividades, de comerciantes que estejam nos grupos de risco;
12.      Os trabalhadores com sintomas devem ser afastados da atividade e permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias.

O documento foi enviado ao gabinete do prefeito.

CAIXAS D’ÁGUA PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA DE NANUQUE


O momento que vivemos com a pandemia da Covid-19 constitui alerta para a saúde e para o saneamento


Aprovada na Câmara de Nanuque este mês a proposta de instalação de caixas d’água e dos demais materiais necessários em domicílios de famílias de baixa renda em todo o Município de Nanuque. O autor do documento é o vereador Gilmar dos Santos Pereira.

No documento, o autor menciona parceria do Município com os governos estadual e federal, que dispõem de programas específicos para tais finalidades, sugerindo ao prefeito garantir a instalação de caixas d’água e dos materiais necessários nos domicílios de famílias de baixa renda, em Nanuque-sede e nos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos.

Segundo ele, para a instalação de caixas d’água, são considerados domicílios carentes aqueles cujos moradores estejam inscritos em programas de transferência de renda dos governos federal, estadual e municipais; famílias com renda familiar até três salários mínimos vigentes, e aquelas que tenham, entre seus membros residenciais, pessoas portadoras de deficiência.

O momento que vivemos com a pandemia da Covid-19 constitui alerta para a saúde e para o saneamento. São medidas simples que asseguram maior salubridade para as famílias carentes. Trata-se de iniciativa de baixo custo, haja vista a sua abrangência e os benefícios que serão levados aos domicílios que não têm banheiro, exatamente porque não têm reservatórios de água para permitir a higiene básica.


segunda-feira, 11 de maio de 2020

DOCUMENTO ENVIADO AO MINISTRO DA SAÚDE PEDE UTI PARA NANUQUE

UTI para suprir a rede pública com tudo o que as pessoas precisam é uma providência da maior importância



Um ofício do vereador Sidnei Pereira Silva foi enviado na tarde desta sexta-feira (8) ao ministro da Saúde, Nelson Teich, no qual pede a destinação de recursos para a construção de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Nanuque.

A orientação quanto ao envio do documento ao ministro partiu do chefe de gabinete da presidência do Senado Federal em Brasília, Paulo Augusto de Araújo Boudens, que é nanuquense.

o autor do ofício explica que, “excepcionalmente neste o momento de enfrentamento à Covid-19, faz-se urgente a estruturação de uma UTI em nossa cidade, que é referência microrregional, uma espécie de polo convergente das demandas de saúde oriundas de várias cidades vizinhas de MG, BA e ES, o que congestiona o nosso Hospital e Pronto-Socorro”.

No seu entendimento, “contar com uma UTI para suprir a rede pública com tudo o que as pessoas precisam é uma providência da maior importância, seja durante o momento de ameaça do novo coronavírus ou mesmo depois que a pandemia passar. Será um avanço e tanto em nossa estrutura de saúde pública”.

O chefe de gabinete do presidente Davi Alcolumbre é nanuquense, filho do casal Aylde Baptista de Araújo Boudens, professora e advogada, e Emile Paulus Johannes Boudens, o conhecido “Professor Emílio”. Holandês de nascimento, morou e trabalhou em Nanuque nas décadas de 1970 e 80, foi diretor e professor do Colégio Santo Antônio.

Reconhecido por seu trabalho na área educacional, ingressou na política e se elegeu vereador em 1976, cumprindo com expressivo desempenho seu mandato de seis anos, entre os 1977 e 1982 (primeiro mandato do ex-prefeito Nide Alves de Brito).

Teve participação ativa no desenvolvimento da educação pública e particular em Nanuque, colaborando de forma decisiva em movimentos populares. Ainda na década de 80 mudou-se para Brasília, após ser aprovado em concurso do Senado Federal. Faleceu dia 12 de março de 2012.

Paulo é irmão de Luís Antonio de Araújo Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), e de Rafael Boudens, também servidor do Senado Federal. Morou e estudou em Nanuque até o final da década de 1980.

terça-feira, 5 de maio de 2020

NANUQUE JÁ PASSOU DA HORA DE TER BARREIRAS SANITÁRIAS NOS ACESSOS À CIDADE


Cobrança foi feita durante reunião na Câmara. Proposta aponta necessidade de pelo menos 4 barreiras

Foto ilustrativa de barreira sanitária na cidade de Formiga, região oeste de MG. a 200 km de BH

Na reunião desta segunda-feira (4) na Câmara, uma indicação em pauta cobrou do prefeito a instalação de barreiras sanitárias nas entradas do município de Nanuque como mais uma medida de enfrentamento à Covid-19.

Em caráter de urgência, o autor, vereador Antonio Carlos Aranha Ruas, alertou o prefeito para acionar a Secretaria de Saúde e outros órgãos do Município para tomar providências quanto à instalação de barreiras sanitárias nas entradas dos municípios, visando restringir a entrada de pessoas e veículos como precaução por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Ele sugere instalar barreiras nos seguintes pontos:

- BR-418, próximo ao bairro UDR-II (saída para Carlos Chagas, Teófilo Otoni etc.;
- BR-418, próximo ao posto fiscal (saída para cidades do extremo sul da Bahia);
- LMG-719, próximo ao Cemitério I (saída para Montanha, Mucurici e norte do ES);
- Avenida Nanuque, próximo ao bairro Jardim das Acácias (saída para o distrito de Taquarinha, município de Mucuri/BA, e acesso à BR-101).

Segundo o autor, as barreiras devem contar com uma equipe multidisciplinar de saúde, para que faça o monitoramento permanente. “A ideia é que todo mundo que entra na cidade seja cadastrado. Serão feitas perguntas sobre se a pessoa apresenta algum sintoma, de onde está vindo e onde irá ficar, além de outras informações. É uma maneira de conter para que essa pandemia não tome proporções ainda maiores”, justificou.

Cita como exemplo casos crescentes de contaminados, como na cidade de Teixeira de Freitas, a 110 km de Nanuque, e afirma que situação pode se complicar devido ao grande fluxo de pessoas. O documento deve ser enviado ao prefeito nesta terça-feira (5).