segunda-feira, 27 de setembro de 2021

ATIVIDADES FÍSICAS PARA IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA

A prática regular de atividades físicas é capaz de amenizar os principais fatores de risco para quedas




Protocolada na Câmara, nesta segunda-feira (27/9), mais uma Indicação do vereador Elson Lima, que defende a disponibilização gratuita e permanente de atividades físicas para idosos em instituições da longa permanência no Município de Nanuque.


A proposta segue texto do Projeto de Lei nº 98/20, aprovado no âmbito da Câmara dos Deputados pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O documento torna obrigatória a oferta de programa de atividades físicas para idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do Sistema Único de Saúde (SUS) ou conveniadas.


As ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.


No site do Ministério da Saúde, na parte que trata de Dicas de Saúde, está bem claro que a ocorrência de quedas é algo bastante comum e devastador em idosos, a qual, embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda.


Exatamente por isso, a prática regular de atividades físicas é capaz de, pelo menos, amenizar os principais fatores de risco para quedas, ao melhorar o equilíbrio, o tônus muscular e a coordenação motora. Importante que essas atividades sejam monitoradas por um profissional da educação física.



Nenhum comentário:

Postar um comentário