terça-feira, 31 de maio de 2022

INSCRIÇÃO DE NANUQUE NA FILA ÚNICA DE PACIENTES PARA CIRURGIA BARIÁTRICA

Sidnei do Frisa cobra 

agilidade nas ações

 



O vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, já protocolou documento na Câmara, no qual aciona o prefeito Gilson Coleta para que determine à Secretaria de Saúde cuidar dos procedimentos relativos à inscrição de Nanuque na fila única de pacientes que serão submetidos a cirurgia bariátrica no Estado de Minas Gerais.

 

PROJETO APROVADO

 

No dia 11 de maio, o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 112/19, que dispõe sobre a fila única para a cirurgia bariátrica no Estado. A finalidade é garantir o acesso de toda a população mineira à cirurgia, organizando o fluxo de pacientes e contribuindo para uma assistência mais ágil.

 

“Por se tratar de um projeto novo, cuja lei será sancionada pelo Governo do Estado, cabe ao Município ficar atento aos procedimentos que devem ser adotados, com a inscrição dos pacientes de Nanuque que tiveram indicação da mencionada cirurgia para tratamento da obesidade”, alertou Sidnei.

 

 

Cirurgia bariátrica

(redução do estômago)

 



A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. Ela ficou conhecida como “redução do estômago” porque muda a forma original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos, dificultando a absorção de um número exagerado de calorias.

 

*A obesidade é o excesso de gordura no corpo, em quantidade que provoque prejuízos à saúde. É uma enfermidade com variadas causas, dentre elas:

 

– ingestão excessiva de alimentos;

– falta de atividade física;

– tendência genética;

– problemas hormonais.

 

Uma pessoa não operada tem espaço para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimentos. Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano). A cirurgia afeta ainda a produção do hormônio da saciedade, o que diminui a vontade de comer, mas a redução da capacidade é a principal responsável pelo emagrecimento.

 

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, hérnia de disco, esteatose hepática (gordura no fígado), entre outras.

 

Atualmente, as técnicas mais utilizadas são:

 

– Sleeve ou manga: é o método que retira parte do estômago sem alterar o intestino. Normalmente é recomendada para pacientes que apresentem um quadro menos grave de obesidade.

 

– Método de bypass: nesse método o estômago é reduzido com cortes ou grampos e é feita uma alteração no intestino para reconectá-lo à parte do estômago que irá permanecer funcional.

 

No Brasil, o método de bypass é realizado em 70% das cirurgias, sendo o mais praticado no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A bariátrica costuma ser um procedimento seguro, mas é preciso seguir os cuidados pós-cirurgia para evitar complicações e efeitos colaterais.

 

O que interfere mais no pós-cirúrgico é o modo como a cirurgia é realizada, que pode ser de duas formas:

 

– laparoscopia: por meio de um pequeno orifício no abdômen;

– aberta: através de um corte de 30 centímetros.

 

Os cuidados são praticamente os mesmos, mas no caso do método aberto, o paciente deve ficar em repouso por mais tempo para que a cicatrização ocorra adequadamente. Quem fez a cirurgia por esse método também deve utilizar uma cinta ou faixa abdominal pelo período indicado pelo médico para evitar que os pontos se soltem.

 

Nos primeiros dias, o maior desafio é conciliar nutrição e hidratação adequadas com um estômago que passou a ser muito pequeno. A quantidade de água recomendada tradicionalmente, de dois a três litros por dia, continua valendo, mas o paciente precisa fazer a ingestão em porções muito pequenas, tomadas várias vezes ao longo do dia. Há pacientes que são orientados a tomar quantidades da ordem de 50 ml a cada 30 minutos, por exemplo.

 

Quanto à alimentação, o paciente deve seguir dieta líquida durante 15 dias, passando para uma dieta pastosa ou branda até ser liberado para a dieta sólida. Em geral, essa fase demora 30 dias.

 

Durante seis semanas, o paciente também não deve fazer grandes esforços. Por outro lado, a recomendação não deve ser entendida como desculpa para não se movimentar. Pelo contrário, é essencial se manter ativo e fazer leves caminhadas.

 

Estado emocional e cirurgia bariátrica:

 

A avaliação psicológica é um procedimento obrigatório para quem quer fazer a cirurgia bariátrica. É através dela que os especialistas auxiliam os pacientes a diferenciarem “o que é fome” e “o que é vontade de comer”, por exemplo. Além disso, também avaliam a presença de transtornos como a depressão, a ansiedade e a compulsão alimentar, sendo acompanhados por vários profissionais de saúde, como nutricionista, endocrinologista, gastroenterologista, psicólogo, entre outros.

 

Embora a perda de peso seja rápida, há risco de o paciente recuperar o peso. Quem passou pela cirurgia bariátrica tem dificuldade de comer em excesso porque o estômago não consegue comportar grandes quantidades de alimentos, mas é necessário praticar exercícios e seguir um acompanhamento com a equipe de saúde.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Fontes: 

Dr. Dráuzio Varella

Jornal da Universidade de São Paulo (USP)

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

 

<> 

JOSÉ OSVALDO COBRA VOLTA DO FUNCIONAMENTO NORMAL DAS BANCAS DE VENDAS DE CARNE NA FEIRA COBERTA

 “A omissão do Poder Público não pode prejudicar esses trabalhadores.”

 



O vereador José Osvaldo Lima dos Santos tem pressa na regularização e retomada do funcionamento normal das bancas de vendas de carnes na Feira Coberta. Por isso, na noite dessa segunda-feira (30/5) ele apresentou a Indicação nº 127/2022 durante reunião da Câmara.

 

Segundo ele, desde janeiro, quando uma operação conjunta do Ministério Público, Procon, Polícia Militar, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Vigilância Sanitária Municipal apreendeu quase 3 toneladas de carne não inspecionada em Nanuque, resultando na interdição de alguns estabelecimentos comerciais, as bancas de vendas de carnes da Feira Coberta foram proibidas de funcionar.

 

“Há informações de que as medidas recomendadas de higiene e de conservação dos produtos foram tomadas, evitando-se a contaminação dos alimentos, o que causaria danos à saúde do consumidor. Os açougues interditados retomaram suas atividades normais, mas as bancas da Feira Coberta permanecem impedidas de funcionar”, comentou o presidente da Câmara.

 

Ele sobra do prefeito Gilson, por meio do setor competente, as devidas providências quanto à regularização e retomada de funcionamento das bancas da Feira Coberta. “A omissão do Poder Público não pode prejudicar esses trabalhadores, que têm seus compromissos com funcionários e outras despesas, e precisam manter o sustento de suas famílias.”

 

Veja documento.



 

<> 

 

MAIS UMA PROPOSIÇÃO EM DEFESA DOS ANIMAIS DO VEREADOR LOZIM

Desta vez, ele propõe criação da Farmácia Veterinária Solidária

 



São muitas as proposições assinadas e apresentadas na Câmara pelo vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, em defesa dos animais. Nessa segunda-feira, 30 de maio, ele protocolou a Indicação nº 130/2022, na qual recomenda ao prefeito Gilson Coleta a criação da Farmácia Veterinária Solidária no Município.

 

Com isso, Lozim pretende regulamentar o recebimento de doações, coleta, reaproveitamento, seleção, armazenamento, distribuição gratuita e descarte de produtos de uso veterinário.

 

São considerados produtos de uso veterinário: toda substância química, biológica, biotecnológica ou preparação manufaturada cuja administração seja aplicada de forma individual ou coletiva, direta ou misturada com os alimentos, destinada à prevenção, ao diagnóstico, à cura ou ao tratamento das doenças dos animais, incluindo suplementos medicamentos, vacinas, antissépticos, desinfetantes de ambiente e de equipamentos.

 

O programa consiste no recebimento de doações de produtos de uso veterinário, oriundos da população, clínicas veterinárias, profissionais veterinários, empresas do segmento farmacêutico/veterinário, de apreensões realizadas por órgãos da Administração Pública em decorrência de alguma irregularidade.

 

O principal objetivo proposto é possibilitar o reaproveitamento de medicamentos de uso veterinário em animais domésticos pertencentes a famílias, principalmente de baixa renda, prevenindo doenças que podem afetar também a saúde humana, auxiliando no combate às zoonoses.

 

O documento (veja abaixo) será remetido ao prefeito ainda esta semana.




 

<>  

ELSON: RECOMPOSIÇÃO SALARIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS


“Por lei, eles têm direito à revisão geral anual dos vencimentos e remunerações.”

 



A recomposição salarial urgente de vencimentos dos servidores públicos municipais que exercem atividades especializadas, como pedreiros, eletricistas, mecânicos, lanterneiros e outras, que recebem um salário mínimo, foi defendida pelo vereador Elson de Souza Lima (PT), autor da Indicação 125/2022, apresentada na Câmara reunião dessa segunda-feira (30/5).

 

Na justificativa, afirmou: “Na tentativa de compensar parte das perdas inflacionárias e de desvalorização do poder de compra da moeda, é urgente que o Poder Executivo conceda, em caráter de urgência, um percentual digno e justo de recomposição de vencimentos dos servidores públicos municipais que exercem determinadas atividades.”

 

Elson explica que, por lei, eles têm direito à revisão geral anual dos vencimentos e remunerações, com base o inciso X do art. 37 da Constituição Federal. Atualmente, muitos desses profissionais recebem apenas o salário mínimo de R$ 1.212,00, pois seus vencimentos foram corroídos com o passar dos anos.


VEJA DOCUMENTO




 

<>  

DJALMA QUER ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICAS NAS UNIDADES DE SAÚDE

“A Saúde Bucal deve ser prioridade do governo municipal, por isso é necessário que ela tenha uma área de cobertura em todos os postos de saúde.”

 



Com a Indicação nº 124/2022, apresentada na reunião dessa segunda-feira (30), o vereador Djalma Moreira pediu ao prefeito a garantia de assistência odontológica em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nanuque.

 

Segundo Djalma, “a Saúde Bucal deve ser prioridade do governo municipal, por isso é necessário que ela tenha uma área de cobertura em todos os postos de saúde. É preciso garantir os procedimentos básicos e, quando necessário, os pacientes podem ser encaminhados e orientados a outros níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo acompanhamento do usuário e a continuidade do tratamento.”

 

Veja o documento

 


<> 

quinta-feira, 26 de maio de 2022

VACINAS MÚLTIPLAS – GRATUITAS - PARA CÃES EM NANUQUE

 Novo pedido de Lozim em favor dos animais

 

Lozim: mais uma proposição apresentada na Câmara


Autor de vários pedidos em defesa dos animais, desta vez ao vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, apresentou na Câmara a Indicação nº 120/2022, segunda-feira passada (23), cobrando do prefeito Gilson Coleta a disponibilização de vacinas múltiplas para cães.

 

O vereador explica que as vacinas múltiplas são essenciais para a saúde do animal. Elas protegem contra uma série de doenças muito graves, como, por exemplo: cinomose, parvovirose, influenza, adenovírus e hepatite infecciosa, leptospirose canina e outras. "Os veterinários lembram que algumas dessas doenças como cinomose e parvovirose são comuns e perigosas", afirmou.

 

Os cachorros podem transmitir algumas doenças aos seres humanos quando não são devidamente tratados. Pelos, saliva, patas, urina e fezes de animais, como gato, cachorro, roedores e pássaros, podem conter diversos microrganismos capazes de ocasionar doenças em crianças, jovens, pessoas adultas e idosas.

 

Veja 👇 o documento assinado por Lozim.

 


<> 

 

terça-feira, 17 de maio de 2022

JOSÉ OSVALDO INDICA CRIAÇÃO DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DE NANUQUE

 

Presidente da Câmara demonstra preocupação  com o desenvolvimento de projetos destinados a melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda de Nanuque

 



O prefeito Gilson Coleta deve acionar a Secretaria de Assistência Social e setor jurídico para a elaboração de Projeto de Lei que trate de instituição do Fundo Social de Solidariedade de Nanuque, visando ao desenvolvimento de projetos destinados a melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda.

 

A Indicação nº 114/2022, apresentada na reunião dessa segunda-feira (16) pelo vereador José Osvaldo Lima dos Santos trata exatamente do assunto.

 



Segundo o presidente da Câmara, “além dos projetos sociais, o Fundo terá como objetivo, também: agregar recursos humanos voluntários e angariar recursos materiais, financeiros e outros mobilizáveis na comunidade; valorizar, estimular e apoiar iniciativas das comunidades voltadas para a solução dos problemas locais; e manter gestões e atuar integradamente com os órgãos e unidades administrativas do Município ou com órgãos e entidades públicas ou privadas, objetivando a consecução de suas finalidades.”

 

Veja o documento 👇



LOZIM QUER SESSÕES INTINERANTES DA CÂMARA NOS BAIRROS E DISTRITOS

 

Objetivo do vereador é promover o deslocamento do Poder Legislativo para as áreas urbanas e rurais, visando à aproximação entre os cidadãos e os seus representantes

 



Agendamento de sessões itinerantes da Câmara Municipal de Nanuque nos bairros e distritos. Este foi o pedido do vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, contido na Indicação nº 107, apresentada na reunião dessa segunda-feira (16).

 

Conforme já aconteceu em Legislaturas passadas, Lozim submeteu à análise da Mesa Diretora e deliberação do Plenário.

 



Segundo ele, a iniciativa tem como finalidade:

 

1. Promover o deslocamento do Poder Legislativo para as áreas urbanas e rurais, visando à aproximação entre os cidadãos e os seus representantes;

2. Concretizar a participação política direta, concedendo direito de palavra à comunidade para elaborar solicitações, inserir sugestões ou registrar reclamações;

3. Incentivar a organização política dos cidadãos, bem como buscar soluções para os problemas de cada localidade com a participação dos moradores;

4. Ouvir suas reivindicações e acompanhar a efetivação das propostas e expectativas da comunidade, registradas em cada reunião; e

5. Provocar a interlocução entre o Poder Legislativo e os órgãos competentes, encaminhando as proposições e os ofícios cabíveis para viabilizar soluções dos problemas e dos anseios da comunidade.

 

Veja o documento 👇

 





<>  

quinta-feira, 12 de maio de 2022

LOZIM ALERTA PARA INSPEÇÃO OBRIGATÓRIA EM ÁREAS DE RISCO NAS LIGAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA

 Documento já foi apresentado na Câmara

 



Com a Indicação de sua autoria – nº 94/2022 – já apresentada na Câmara, o vereador Lot Ignácio de Souza Junior (Lozim) alertou para a necessidade de se fazer inspeção obrigatória, por parte da Defesa Civil, em áreas de risco para autorização de ligações de água e energia elétrica.

 

“Em minha vivência de 45 anos de idade, trabalhando em grandes empresas, morando em outras cidades, acho que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Obras, deve tomar a iniciativa de tornar obrigatória, em áreas de risco, a aprovação prévia de órgão da Defesa Civil para ligação de novos usuários de serviços públicos, como água e energia elétrica, e a inspeção de segurança nas instalações existentes”, comentou Lozim.

 



“Está provado que a averiguação prévia das instalações de redes elétricas e de água pode ser um importante instrumento para verificação da adequação das construções situadas em locais de maior risco, como terrenos de elevado aclive, evitando acidentes graves”, afirmou.

 

O vereador entende que, no caso de Nanuque, a Defesa Civil, com apoio técnico de profissional da Engenharia Civil, tem competência para verificar a conformidade dos projetos aos normativos vigentes.

 

O documento foi enviado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta.


Veja 👇 a proposição de Lot.



 

<>