quarta-feira, 31 de maio de 2017

NANUQUE: OFICIALIZAÇÃO DE CASAMENTO COMUNITÁRIO PARA NOIVOS SEM CONDIÇÕES DE PAGAR DESPESAS DE CARTÓRIO

Proposição é de autoria conjunta dos vereadores Alemão e Gilson Coleta


Na reunião desta segunda-feira (29) da Câmara, os vereadores Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, e Gilson Coleta Barbosa uniram forças na apresentação de importante proposta, que recomenda uma parceria do Município com a Defensoria Pública de Minas Gerais na promoção de Casamento Comunitário para casais que não têm condições de arcar com as despesas de cartório.

ALEMÃO
Na justificativa, os vereadores lembram que agora em junho, mês em que se comemora o Dia dos Namorados, mil casais terão a oportunidade de se casar durante o Casamento Comunitário que a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) promoverá no dia 23, O evento será voltado para casais residentes na capital e que não têm condições de arcar com as taxas devidas aos cartórios de registro civil.

GILSON
Baseados nessa iniciativa da Defensoria Pública, Alemão e Gilson recomendam ao prefeito que inicie contato com a Defensoria Pública local, para verificar possibilidade de se promover algo idêntico em Nanuque, destinado a 50, 70, 100 casais ou mais, dentro do que for possível no âmbito do órgão no Município.

EM BH, A DEFENSORIA PÚBLICA JÁ SE PREPARA
O Casamento Comunitário é uma das ações extrajudiciais e de alcance social que a DPMG tem realizado e que busca tornar possível ao cidadão vulnerável o pleno exercício da cidadania. Seu objetivo é promover a regularização jurídica de casais, que ainda não têm a união oficializada, legitimando a sua vida conjugal, promovendo a inclusão social e resgatando, entre outros, a autoestima.


terça-feira, 30 de maio de 2017

SIDNEI QUER SUBSTITUIÇÃO DE ESCADARIA POR ABERTURA DE RUA


Abertura de trecho da Rua Curvelo, entre a Rua Governador Valadares e Avenida Geraldo Romano, em substituição à escadaria existente, foi proposta pelo vereador Sidnei Pereira Silva (PPS), o Sidnei do Frisa, durante a reunião desta segunda-feira (29) da Câmara.

A ESCADARIA FICA NA RUA CURVELO,
ENTRE RUA GOV. VALADARES E O
ASFALTO DA AV. GERALDO ROMANO



No mencionado trecho da Rua Curvelo, que liga a Rua Governador Valadares ao prolongamento asfáltico da Avenida Geraldo Romano, no bairro Stella Matutina, existe há muito tempo uma escadaria que serve de acesso aos moradores.


Comentou Sidnei: “O que se propõe aqui é a substituição dessa escadaria pelo trabalho de abertura definitiva de rua, permitindo o tráfego de carros, motos e bicicletas, além do fluxo normal de pedestres”.


De acordo com o vereador, já foi consultado o engenheiro titular da Secretaria de Obras, constatando-se que a possibilidade de abertura da rua no trecho é perfeitamente viável. “Dessa forma, reivindicamos tal providência ao chefe do Executivo”.


Sidnei conclui: “Na hipótese de quaisquer dificuldades em curto prazo com relação à obra reivindicada, fazemos apelo para que, no mínimo, a Prefeitura determine um serviço de recuperação da escadaria, devido ao precário estado em que se encontra”.


Ele espera do prefeito atenção ao pedido.


GILSON COBRA LIMPEZA E ATENÇÃO PARA A PRAÇA DA VILA MILITAR


Cenário é feio e de abandono


Em mais uma rotina de trabalho e caminhada pelas ruas do centro e bairros de Nanuque, o vereador Gilson Coleta Barbosa esteve no bairro Vila Operária na tarde desta segunda-feira (29), onde fica a conhecida “Vila Militar”, e constatou o triste cenário de abandono e desleixo por parte da Administração Municipal.



Na única praça do bairro, onde fica instalada uma academia ao ar livre, que também foi reivindicação de Gilson, a sujeira, o mato e o entulho tomam conta de todos os espaços. Logo nas proximidades fica o Presídio Municipal.


Para Gilson, a situação é inadmissível. “Vejo como uma absurda desconsideração, tanto com os moradores do bairro quanto para centenas de pessoas que visitam seus parentes, cumprindo pena no presídio. A Prefeitura deve providenciar uma total limpeza imediata do bairro, remoção dos entulhos e, se possível, algum serviço de urbanização, para melhorar o visual daquela praça, que fica logo na entrada da cidade, para quem desce o asfalto da Avenida Geraldo Romano”, desabafou.

O vereador está consciente de que, “para um governo que já tem cinco meses de mandato, alguma coisa já deveria ter sido feita na cidade”, disse ele.


Gilson vai continuar cobrando providências do prefeito durante as reuniões da Câmara, até que algo seja feito. “É minha obrigação!”.

<> 


segunda-feira, 29 de maio de 2017

CONSELHEIRAS AGRADECEM EMPENHO DO VEREADOR ARANHA NA CONQUISTA DO KIT CONSELHO TUTELAR

Representando o Conselho Tutelar de Nanuque, as conselheiras Tânia Maria da Conceição e Beatriz dos Santos Carvalho Tolentino foram à Câmara agradecer pessoalmente ao vereador Antonio Carlos Aranha Ruas pelo empenho junto ao Governo de Minas, na reivindicação de um Kit Conselho Tutelar para o trabalho desenvolvido no Município.

AS CONSELHEIRAS TÂNIA E BEATRIZ:
AGRADECIMENTO AO VEREADOR
Em março, Aranha esteve no gabinete do subsecretário de Assuntos Municipais, Marco Antonio Viana Leite, quando protocolou o pedido, que incluiu, também, outras demandas da cidade, como academias populares, ampliação e melhoria da iluminação pública e asfaltamento de ruas centrais e dos bairros. “Ele foi muito positivo e disse que o Kit Conselho Tutelar seria liberado o mais rápido possível. Promessa feita, promessa cumprida”, disse o vereador.

ARANHA E O
SUBSECRETÁRIO MARCO ANTONIO
O kit é um conjunto de equipamentos que inclui um automóvel, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro, para melhorar o trabalho dos conselheiros tutelares de Nanuque.


“O equipamento representa suporte essencial na equipagem do Conselho Tutelar, o que significa melhores condições de trabalho e maior eficácia nas ações do órgão”, acrescentou o vereador.

ZITO VIEIRA (à direita):
APOIO E DEDICAÇÃO
Em mais essa conquista na área social, Aranha elogiou o esforço e a parceria do diretor da Codemig, Zito Vieira, que o acompanhou na Subsecretaria de Assuntos Municipais. "Zito tem sido prestativo em todos os momentos, sempre nos auxiliando nesses pedidos junto ao governador Fernando Pimentel. Outras boas conquistas vêm por aí". 



 
KIT CONSELHO TUTELAR
(fotos ilustrativas)

NANUQUE NOS JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS 2017: RECORDE DE INSCRITOS NA TEMPORADA

Competição escolar já abrange 97% das cidades mineiras e se confirma como a maior do país, com participação de 35 mil alunos-atletas

FOTO-ARQUIVO: NANUQUE NOS
JEMG DE 2015 EM T. OTONI
Está estabelecido o novo recorde de municípios inscritos nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Com o encerramento do período de inscrições, o número final é de 830 cidades que se garantiram na competição realizada pelas Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e Educação (SEE). A nova marca ultrapassou o recorde anterior de 815 inscritos em 2016.


Como professor de educação física do ensino fundamental, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas defende total apoio do Município aos jovens atletas, como forma de incentivo, respeito e valorização. "Os Jogos Escolares têm revelado atletas de alto poder competitivo. Tudo começa no ambiente escolar, com apoio do poder público e da iniciativa privada", afirma ele.

SECRETÁRIO DE ESPORTES

Abrangendo 97% dos municípios mineiros, o Jemg se reafirma como a maior competição escolar do país, o que é motivo de comemoração, segundo o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo.

SECRETÁRIO ARNALDO GONTIJO
“Os Jogos Escolares já têm seu lugar no coração da população mineira, a quem também atribuímos todo esse sucesso. Pais, familiares, professores, diretores, e os nossos milhares de alunos-atletas, que todos os anos aguardam ansiosamente a oportunidade de competir defendendo suas escolas, fazem do Jemg o maior evento esportivo do Brasil”, diz Gontijo.

Ao longo de suas edições, os Jogos foram responsáveis por revelar atletas que já se destacam nos cenários esportivos nacional e internacional. Recentemente, a atleta Núbia Soares, campeã do Jemg e do JEJ em 2012, obteve o índice que a classificou para a disputa do salto triplo no Mundial de Atletismo que será realizado em Londres, no mês de julho. No ano passado, ela participou dos Jogos Rio 2016.

Presença nas convocações da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, a goleira Camila Menezes joga no América e também foi campeã do Jemg.

Além disso, participaram da competição escolar nove dos 14 paratletas mineiros convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017, realizados em São Paulo no último mês de março.

Fábio Bernardes, do tênis de cadeira de rodas, conquistou uma medalha de ouro e outra de prata, enquanto Laila Garcia, campeã do Jemg em 2015, faturou cinco medalhas na natação: quatro de ouro em provas individuais e um bronze no revezamento.

Em 2017, o Jemg deverá contar com a participação de 35 mil alunos-atletas de 12 a 17 anos de cerca de 2 mil escolas públicas e privadas de todo o estado. Os campeões disputarão as etapas nacionais: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e as Paralimpíadas Escolares, que reúnem estudantes de todo o Brasil.

Etapas


De 1º de maio a 18 de junho estão sendo realizadas as etapas microrregionais em 49 cidades-sede, divididas no âmbito das Superintendências Regionais de Ensino (SRE). Nesta fase, acontecem as disputas de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Os campeões de cada modalidade coletiva e os quatro primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional, que serão realizadas entre 10 e 15 de julho em seis sedes, onde também ocorrem as competições de peteca e vôlei de praia.

A etapa estadual é a última fase do Jemg. Nela, são realizadas, além das modalidades coletivas, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa. Flag football, rúgbi e skate acontecem em caráter de demonstração.


Também fazem parte do programa da estadual os esportes paralímpicos: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A modalidade de parabadminton acontece em caráter de demonstração.

<>

ALEMÃO ALERTA PARA MUDANÇAS NO CAGEC

O Cadastro Geral de Convenentes (CAGEC) tem o objetivo de possibilitar o controle da documentação apresentada pelas prefeituras em convênios e parcerias com o governo estadual
  
ALEMÃO: ATENÇÃO AO CAGEC
Em Indicação a ser apresentada na reunião desta segunda-feira (29), o vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, vai recomendar atenção da Prefeitura de Nanuque às novas alterações da regulamentação do Cagec e aos novos prazos estabelecidos na legislação.

Como vereador e, a partir deste ano, acadêmico de Direito, Alemão lembra a publicação no Diário Oficial do Estado, sábado passado (27/5), de uma nova resolução do Cadastro Geral de Convenentes do Estado (Cagec). O documento dispõe sobre alterações na regulamentação do Cagec, com a Resolução Conjunta da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e Controladoria Geral do Estado (CGE), nº 01/2017, substituindo a Resolução Conjunta da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Auditoria Geral do Estado (Auge), nº 5958/2006.

O objetivo é adaptar às novas exigências legais, em especial o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, bem como as exigências já previstas na Lei Complementar Federal 101/2000, além de possibilitar a ampliação do seu raio de ação com vistas a atender também aos requisitos para assinatura de Termos de Fomento, Termos de Colaboração, Acordos de Cooperação, Doações e transferências Fundo a Fundo das áreas de Saúde e Assistência Social.

“O não cumprimento de prazos e procedimentos legais já ocasionou muitos prejuízos para Nanuque em governos passados. Por isso, estou cumprindo minha missão de legislador. É fundamental conhecer todos os pontos do Cagec, para não sermos surpreendidos”, comentou Alemão.


O Cagec tinha como propósito inicial cadastrar os municípios, órgãos municipais, além de entidades privadas que atuam nas mais diversas áreas, a fim de habilitá-los a firmar apenas convênios com as secretarias estaduais e demais órgãos do Governo, autarquias e fundações incumbidas de fomentar e gerenciar as políticas públicas de interesse social no âmbito do Estado de Minas Gerais.

O vereador explica que sua Indicação tem a finalidade de alertar o Município para acompanhar o seu status junto ao Cagec. Com a nova resolução já publicada, os cadastros ficaram irregulares, tendo em vista a ausência dos novos documentos previstos na legislação, o que impede a indicação do parceiro para receber emendas parlamentares, assinatura de termos e a transferência de recursos até a sua regularização.


<> 

PASSE LIVRE NOS ÔNIBUS DE NANUQUE PARA ATIRADORES DO TG: PROJETO DE SIDNEI DO FRISA

TIRO DE GUERRA DE NANUQUE:
FORMANDO CIDADÃOS HÁ 41 ANOS
O Tiro de Guerra 04-035, unidade do Exército Brasileiro em Nanuque, está completando 41 anos de atuação no Município, desde quando foi instalado em 1976, mas pela primeira vez um vereador chama a atenção para um assunto importante: a necessidade de se instituir passe livre para os atiradores do TG nos ônibus que fazem o transporte coletivo de passageiros na cidade.

SIDNEI FOI ATIRADOR HÁ 33 ANOS
A ideia partiu do vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa (PPS), e será apresentada hoje (29/5), primeiro em forma de indicação, para, em seguida, entrar como projeto de lei na Câmara, semana que vem.

SGT. DEMÉTRIO, INSTRUTOR-CHEFE
Neste domingo (28), em conversa com o sargento Gelson Eduardo Demétrio, instrutor-chefe do TG, foi constatado que mais de 90% dos jovens que servem o Tiro de Guerra são oriundos de famílias de baixa renda, daí o gasto com transportes pode pesar bastante no orçamento mensal.

“Veja, por exemplo, um atirador que mora no bairro UDR, região noroeste de Nanuque, e precisa ir ao outro extremo que é a região sul, onde fica o Tiro de Guerra, na Vila Nova. Se for uma vez por dia de ônibus, vai gastar R$ 5,50. A distância de um bairro ao outro é longa. Dependendo do local onde mora, terá de caminhar até 10 quilômetros por dia, de uniforme e calçando coturno. Por isso, acho que o passe livre é mais que justo”, explicou Sidnei.

Confiante na importância do documento, o vereador já determinou à sua assessoria a elaboração de Projeto de Lei dispondo sobre a gratuidade no transporte coletivo de passageiros para esses atiradores. Segundo Sidnei, a empresa que opera no transporte público concederia gratuidade para os oficiais e atiradores, desde que devidamente fardados durante sua jornada, mediante a apresentação de uma carteira de passe livre, que seria emitida pelo Poder Executivo.

Sidnei observa ainda que os agentes da Polícia Civil, Militar e Federal já têm gratuidade de passagem no transporte público coletivo de passageiros, mas oficiais e atiradores do Tiro de Guerra não contam com o benefício.

IMPORTÂNCIA DO TIRO DE GUERRA


O vereador destacou a importância do TG na formação de nossos jovens. “Falo com convicção, porque também já servi o Exército na turma de 1984, mais de 30 anos atrás. São jovens que ainda guardam muitos traços e manias da época da adolescência, e quando chegam no TG passam a receber noções e ensinamentos básicos de civismo, patriotismo, cidadania e, principalmente, disciplina. Com algumas exceções, mas a grande maioria desse jovens transforma-se em homens responsáveis, dignos, equilibrados, educados e conscientes do seu papel na sociedade”.

Prossegue Sidnei: “Conversei com o sargento Demétrio, e ele me disse que em várias cidades do País os atiradores do TG têm passe livre nos coletivos. Por isso, vou levar o assunto aos colegas da Câmara, na expectativa de aprovarmos o projeto e, depois, que o prefeito possa sancionar a lei”.

<>




sexta-feira, 26 de maio de 2017

TURISMO: NANUQUE DEVERÁ TER EVENTO GASTRONÔMICO EM AGOSTO

ARANHA ENCONTRA-SE COM GIOVANI COTA, PRESIDENTE DO CIRCUITO DAS PEDRAS PRECIOSAS, PARA O FORTALECIMENTO DE AÇÕES NO MUNICÍPIO

ARANHA E GIOVANI COTA
Na noite desta quinta-feira (25), o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) encontrou-se com o presidente do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, Giovani Cota, para tratar de assuntos ligados à promoção do turismo em Nanuque e região. A boa notícia foi antecipada por Giovani, que deixou praticamente certa para agosto a realização de um evento gastronômico na cidade.

Segundo ele, uma parceria do Circuito com o Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e participação de prefeituras municipais, vai tornar possível uma espécie de festival de gastronomia em três cidades – Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, Teófilo Otoni e Nanuque, no Vale do Mucuri. A proposta é reconhecer e valorizar alguns traços da identidade cultural dessas localidades no campo da culinária.

BRUNO DE SÁ, TURISMÓLOGO
Até o final de junho, Giovani espera que a programação do evento esteja já definida entre a direção do Circuito e o setor de Cultura do Município. A coordenação dos trabalhos foi confiada a Bruno de Sá, turismólogo responsável pela implementação das políticas municipais de turismo do Circuito das Pedras Preciosas.


CODEMIG NA PARCERIA

A Codemig mantém uma política de transparência e interiorização das ações de desenvolvimento promovida pelo Governo do Estado. Recentemente, a Companhia promoveu o chamamento público de patrocínio a projetos e eventos, dentro de uma ação de comunicação, divulgação de cultura, turismo e negócios.

ZITO VIEIRA, DIRETOR DA CODEMIG,
SECRETÁRIO RICARDO FARIAS
E O VEREADOR ARANHA
(foto-arquivo - março/2017 em BH)
ENCONTRO DE ARANHA COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DE TURISMO

A iniciativa brinda também o encontro que Aranha manteve dia 16 de março, em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, com o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), Ricardo Faria.

O próprio Ricardo reconhece que o Vale do Mucuri possui grande potencial gastronômico. “Estamos otimistas para que o setor continue ampliando o número de visitantes de modo que o município se torne destino indutor”, afirmou o secretário.

O CIRCUITO


O Circuito Turístico das Pedras Preciosas abrange 19 municípios, todos localizados no Nordeste de Minas Gerais, região turística conhecida pela delicadeza de seu artesanato;  por sua natureza exuberante, que contempla fragmentos de mata atlântica, cerrado e belíssimas formações rochosas; por sua gastronomia peculiar; pelos festejos culturais e religiosos que acontecem ao longo do ano; pelos convidativos rios, lagos e cachoeiras e, claro, por sua quantidade e diversidade de pedras preciosas que encantam e atraem visitantes de todas as partes do mundo.

GIOVANI COTA, presidente do Circuito, 
é empresário no setor de produtos e 
equipamentos elétricos em 
Teófilo Otoni, formado em Direito 
e mestrado em Administração, 
com foco em Empreendedorismo
Estar nesse destino é conhecer de perto a essência das minas que deram fama as Gerais. É sentir a hospitalidade do autêntico mineiro e apreciar atrações únicas, que fazem deste, um lugar ideal para vivenciar novas experiências.

LEIA MAIS:

ARANHA DIZ QUE PROMOÇÃO DA GASTRONOMIA DE NANUQUE PODE TURBINAR TURISMO

Vereador lembrou a famosa moqueca da Tia Liu, que já foi destaque em revista de circulação nacional
CLIQUE AQUI