sexta-feira, 30 de junho de 2017

EM 48 HORAS, CÂMARA DE NANUQUE ALTERA LEI ORGÂNICA E AUTORIZA ENTREGA DE PRAÇA PARA CONSTRUÇÃO DE DELEGACIA.

APENAS 1 VEREADOR 
POSICIONA-SE CONTRÁRIO

ARANHA: O QUE FIZERAM
FOI UM ABSURDO
Em tempo recorde, na onda do “vapt-vupt”, a Câmara de Nanuque fez em dois dias (48 horas) o que normalmente não faz em dois meses: mexeu em um artigo da Lei Orgânica, uma espécie de “Constituição Municipal”, aprovada há 30 anos, para adequá-lo a uma conveniência de momento, e logo em seguida aprovou a doação da Praça dos Estudantes ao Estado de Minas Gerais, para construção de uma sede da Delegacia Regional da Polícia Civil.

A decisão pegou a população de surpresa. Na opinião do vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD), o povo não foi consultado. “Fazem audiência pública disso e daquilo, anunciam reunião até para discutir o sexo dos anjos, e na hora de se tomar uma decisão tão importante, que afeta a história e o bom funcionamento da cidade, fazem as coisas na calada da noite”, disse ele.


 ARANHA: 
“PASSARAM POR CIMA DE TUDO”

Aranha viajou no fim de semana passado para Belo Horizonte, onde cumpriria agenda de trabalho na segunda-feira (26), terça e quarta. “Desconfio de um oportunismo perverso, da parte que elaborou o projeto, por trás disso tudo. Acho que, exatamente pelo fato da minha viagem à capital, mandaram às pressas esses projetos para a Câmara." 

Prossegue: "Veja o absurdo: o Projeto de Lei nº 24/2017 e o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2017, assinados pelo prefeito dia 26 de junho, foram enviados para a Câmara no mesmo dia e, já na quarta, dia 28, foram votados e aprovados. Passaram por cima de tudo, passaram por cima do Regimento Interno, passaram por cima dos prazos legais. Normalmente, a tramitação normal e legal de um projeto leva em torno de 15 dias, 20 dias. Eu, por exemplo, sou membro da Comissão Interna Permanente de Redação, Justiça e Legislação, que tem a função de analisar o texto dos projetos para emissão de parecer. Nem sequer fui consultado”.

ÚNICA PRAÇA CENTRAL 
DO LADO DIREITO DA CIDADE



Em local nobre do centro de Nanuque, a praça ocupa a quadra entre as ruas Itambacuri (em frente ao Colégio Santo Antônio), Araçuaí (ao lado da Escola Estadual Governador Bias Fortes), Lambari (ao lado da Igreja São José Operário) e Viçosa. A última grande obra de urbanização foi feita em 1974 pelo então prefeito Geraldo Romano. Depois, vários prefeitos anunciaram melhorias, mas muito pouco ou quase nada foi feito. É o único logradouro público no formato de praça situado à margem direita do Rio Mucuri.

QUESTIONAMENTO NA JUSTIÇA

Quando o vereador desembarcou na Rodoviária nesta quinta-feira (29) pela manhã, já era tarde demais. Inconformado, durante todo o dia ele manteve contato com pessoas ligadas à Igreja Católica, Colégio Santo Antonio, Escola Bias Fortes, academias de ginástica situadas nas proximidades e moradores. “A insatisfação é grande por parte do povo. Vamos derrubar essa lei na Justiça! As pessoas estão entendendo isso como uma traição. Estão matando a história de Nanuque, como fizeram no passado. Mas não vamos deixar assim. Iremos até o fim no questionamento dessa decisão absurda!", garantiu o vereador.



quinta-feira, 29 de junho de 2017

SIDNEI NO UDR-2: CALÇAMENTO É AÇÃO URGENTE


O bairro UDR-2, prolongamento do UDR, região noroeste de Nanuque, teve suas ruas percorridas pelo vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa (PPS), na tarde desta quinta (29), em companhia do secretário de Obras, Antonio Mendes de Souza, o Toninho.

SIDNEI E TONINHO NA RUA
WALTER AGOLAR RIOS


Lama e buracos compõem o visual daquela via pública. Motivo de sobra para o vereador reivindicar obras de calçamento de todas as ruas.

O CONHECIDO MORADOR "JAPÃO"
“Nanuque é assim: muitas ruas calçadas, sim, mas muitas outras que precisam de pavimentação, principalmente quando chove, ficam intransitáveis, com lama, poças d’água, coisa feia mesmo. Estamos levando esses pedidos ao prefeito continuadamente. Fé em Deus e muito trabalho!”, disse ele.


SIDNEI REFORÇA PEDIDO: GALERIA PLUVIAL NA RUA NOVO CRUZEIRO


Na tarde desta quinta-feira (29), o vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa (PPS), visitou a Rua Novo Cruzeiro, quarteirão entre a Avenida Santos Dumont e Rua Itajubá, região central de Nanuque, em companhia do secretário de Obras, Antonio Mendes de Souza, o Toninho. No foco de atenção, a necessidade de resolver o problema da galeria pluvial.

Sidnei, Evandro e Toninho
Presença do morador Evandro, o conhecido Evandro do Ice Bee, que relatou os momentos de angústias vivenciados ali ao longo de anos, como mau cheiro e proliferação de insetos, ratos e outros. O problema se estende nas proximidades entre os números 596 e 620, de um lado, e 609 e 631, do outro.





Do secretário Toninho, Sidnei recebeu a certeza de que os dias de agonia estão chegando ao fim. “Boa notícia para aqueles moradores da Rua Novo Cruzeiro, merecidamente”, disse o vereador. 

Em mensagem de WhatsApp ao vereador, Evandro comentou: "Eu acredito que vai dar certo, agora vai dar certo, vai resolver o problema".

Local visitado

PRAÇA DO PEROÁ PRONTINHA PARA A FESTA QUE COMEÇA HOJE


PREFEITURA ATENDEU INDICAÇÃO DE DR. HÉLIO E PROVIDENCIOU PINTURA, LIMPEZA E PEQUENOS REPAROS DO LOCAL


Começa hoje e vai até domingo, 2 de julho, o tradicional Arraiá do Peroá, festa que engloba os festejos do padroeiro dos pescadores, São Pedro, com atrações diversas como missa solene, dança do jongo, procissão de barcos, o famoso Forró da Tarifa, quadrilhas, batizado de capoeira e programação esportiva.



A festa tornou-se possível depois que a Prefeitura, em atendimento à Indicação nº 072/2017, aprovada na Câmara dia 9 de maio, na qual seu autor, o vereador Hélio Alvarenga Penha, Dr. Hélio, solicitava serviços de reforma da Praça do Peroá.


O setor de Obras realizou uma repintura da praça, inclusive do peroá gigante que enfeita o local, recuperação do piso e outros pequenos reparos.

INDICAÇÃO APRESENTADA POR HÉLIO
Dr. Hélio comentou: “Não foi exatamente o que nós pedimos, mas já é alguma coisa, pois aquela praça estava completamente abandonada, esquecida. Vamos continuar cobrando do prefeito uma atenção especial para a Praça do Peroá, no sentido de se fazer uma reforma geral, inclusive com instalação de banheiros. É preciso um projeto de revitalização, algo mais amplo. Uma grande parte da história de Mucuri está fincada ali, na beira do porto, no reconhecimento dos pescadores e das primeiras famílias que colonizaram nossa cidade”.



DR.HÉLIO PARABENIZA INSCRIÇÃO DE MUCURI NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Em postagem nas redes sociais, o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, parabenizou as secretarias de Saúde e de Educação de Mucuri pela adesão do Município ao Programa Saúde na Escola (PSE).


O PSE terá duração de 24 meses e vai contemplar as escolas públicas do município, independente da esfera administrativa (estadual, municipal e/ou federal). 

Segundo a Coordenação de Educação Ambiental e Saúde, Fabio Barbosa, da Secretaria da Educação do Estado, a proposta do PSE vem na perspectiva da articulação entre políticas públicas, a adesão do município é o primeiro passo para as práticas de promoção e prevenção de agravos e doenças em crianças, adolescentes, jovens e adultos.


O QUE É O PROGRAMA

O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial, regido pela Portaria Interministerial nº. 1.055, de 25 de abril de 2017, na qual a articulação, principalmente, dos setores da educação e da saúde, é indispensável para efetividade das ações.

O objetivo principal é a atenção integral à saúde dos educandos da rede pública, através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde de forma a empoderá-los para o reconhecimento e, consequentemente, o enfrentamento das situações que os tornam vulneráveis e que possam vir a comprometer o seu pleno desenvolvimento.


quarta-feira, 28 de junho de 2017

VEREADORES VOTAM DOAÇÃO DE ÁREA DA PRAÇA DO ESTUDANTE PARA CONSTRUÇÃO DE DELEGACIA


A Praça dos Estudantes, também batizada de Praça Professor Otto, que no passado era conhecida como “Jardim sem Flor”, poderá ter parte de sua área doada ao Governo de Minas Gerais para construção da sede própria da Delegacia Regional de Segurança Pública, que há mais de 20 anos funciona na Rua São Lourenço, esquina com Rua Araçuaí. O projeto de lei encaminhado à Câmara é assinado pelo prefeito Roberto de Jesus (PSDC).



Em local nobre do centro de Nanuque, a praça ocupa a quadra entre as ruas Itambacuri (em frente ao Colégio Santo Antônio), Araçuaí (ao lado da Escola Estadual Governador Bias Fortes), Lambari (ao lado da Igreja São José Operário) e Viçosa. A última grande obra de urbanização foi feita em 1974 pelo então prefeito Geraldo Romano. Depois, vários prefeitos anunciaram melhorias, mas muito pouco ou quase nada foi feito.



O EDUCADOR E FILÓSOFO OKKE KRIJN LANDA,
O CONHECIDO "PROFESSOR OTTO", QUE DIRIGIU O
COL. STO. ANTÔNIO POR MUITOS ANOS,
FOI HOMENAGEADO COM O NOME DA PRAÇA
NA FOTO, AO LADO DE SUA ESPOSA, A CONHECIDA
"TIA TEREZINHA"
Sem nenhuma informação oficial ou consulta à população por parte da Câmara, os vereadores foram convocados para uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (28), às 14 horas, quando o projeto será votado. Ainda não se conhece a postura dos 13 vereadores em relação à matéria.

A área mínima solicitada é de 3.000 m².


EM BH, ARANHA ENTREGA PROJETO DE CALÇAMENTO DA AV. ALVES DE BRITO AO DEPUTADO GUSTAVO VALADARES

COM O DEPUTADO GUSTAVO VALADARES,
ARANHA COMENTA SOBRE NECESSIDADE
DA PAVIMENTAÇÃO DA AV. ALVES DE BRITO
Na manhã desta terça-feira (27), em Belo Horizonte, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas protocolou a entrega do projeto de pavimentação em blocos sextavados de cimento da Avenida Alves de Brito, bairro Novo Horizonte, região noroeste de Nanuque, no gabinete do deputado estadual Gustavo Valadares.


Em fevereiro deste ano, o pedido de calçamento da avenida foi apresentado em forma de Indicação, assinada por Aranha, durante uma das primeiras reuniões da Câmara. A Avenida Alves de Brito, importante via que margeia o asfalto do prolongamento final da Avenida Geraldo Romano e parte da rodovia BR-418, é referência do bairro Jardim Novo Horizonte. Aos poucos, construções destinadas a igrejas, terminais de ônibus, oficinas mecânicas e outros empreendimentos vão alterando a configuração daquela avenida.


“Por seu péssimo estado de conservação, buracos na pista, com muita lama em épocas de chuva e poeira no tempo seco, a Avenida Alves de Brito precisa urgentemente de obras de pavimentação, seja com bloquetes ou asfalto, merecendo atenção especial por parte do poder público”, justificou o autor, quando o documento foi aprovado em fevereiro.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras.

Após o registro de protocolo do projeto na Assembleia Legislativa, Aranha conversou pessoalmente com o deputado, seu amigo de muitos anos, sobre a necessidade do calçamento.

“O deputado analisou detalhadamente o projeto e garantiu seu empenho na liberação de recursos”, afirmou o vereador.

O DEPUTADO JÁ ESTEVE EM NANUQUE
POR VÁRIAS VEZES EM ANOS ANTERIORES
(foto-arquivo)
Aranha aproveitou para adiantar outras reivindicações, como dois playgrounds, calçamento de outras ruas e recursos para as áreas de Saúde, Turismo, Esporte e Assistência Social.


terça-feira, 27 de junho de 2017

UTILIDADE PÚBLICA: PREFEITURA DE MUCURI ABRE 145 VAGAS EM PROCESSO SELETIVO - INSCRIÇÕES TERMINAM NESTA QUARTA (28)


Foi aberto nesta segunda (26) e já termina amanhã (28) o período de inscrições para novo processo seletivo da Prefeitura de Mucuri. No total, são 145 vagas – as  maiores chances são para Auxiliar de Serviços Gerais, com 117 vagas. As demais são: Eletricista (4); Pedreiro (6); Bombeiro Hidráulico (4); Carpinteiro (2); Pintor (4); Jardineiro (4) e Operador de Máquinas Pesadas (4).

Dentro do total de funções, há vagas exclusivas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital que já foi disponibilizado na íntegra no site da Prefeitura. Inscrições das 7h às 11h e das 13h às 16h, na antiga sala de regulação  da Secretaria Municipal de Administração, situada na Rua Ponta de Areia, nº 258, Centro, Mucuri.


Os inscritos serão classificados por meio de avaliação do currículo, entrevista individual e teste de aptidão física, todas estas etapas em caráter eliminatório.


Este processo seletivo terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação.

sábado, 24 de junho de 2017

PARA DR. HÉLIO, DESATENÇÃO E DESINTERESSE PODEM TER IMPEDIDO APOIO DA BAHIATURSA AOS FESTEJOS JUNINOS EM MUCURI

Foi divulgada esta semana pelo Governo da Bahia a relação dos projetos relacionados aos festejos em junho de São João e São Pedro que foram aprovados, merecendo apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo. Mais uma vez, Mucuri ficou de fora. O motivo, segundo o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, pode estar ligado a “desatenção e negligência quanto aos prazos e providências de documentação, e até mesmo desinteresse, por parte de pessoas que respondiam pela área de Turismo no Município".

VEREADOR DR. HÉLIO

Na verdade, a Prefeitura deveria ter encaminhado desde o ano passado a documentação solicitando a inclusão de Mucuri no projeto “São João da Bahia”, que trata da concessão de apoio financeiro aos municípios na promoção de festas juninas.

No extremo sul, o vizinho município de Nova Viçosa, além de Prado e Ibirapuã, foram contemplados.

Segundo o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, esse apoio é importante tanto para o estímulo à economia da cidade, geração de emprego e renda, quanto para incremento do fluxo turístico na Bahia. No total, foram 87 municípios.

DIOGO MEDRADO, DA BAHIATURSA
Ano passado, o Governo da Bahia decidiu conceder apoio financeiro para as comemorações de Santo Antônio, São João e São Pedro nas cidades. A Bahiatursa, então, selecionou mais de 100 cidades para o projeto “São João da Bahia”. Os valores para cada local variaram de R$ 20 mil a R$ 100 mil.

ALERTA

FESTA DO PEROÁ DE 2014 (arquivo)
“Vamos ficar mais ligados daqui por diante, porque essas parcerias com os governos estadual e federal exigem cumprimento de prazos e providências de documentos, para que no próximo ano Mucuri seja uma das cidades contempladas e possamos realizar uma festa bonita, à altura da forte tradição cultural e religiosa dos mucurienses, principalmente o conhecido Forro do Peroá”, alertou o vereador.

EM PRADO, QUE RECEBEU APOIO FINANCEIRO, A FESTA COMEÇOU DIA 15 DE JUNHO E SÓ TERMINA 1º DE JULHO

A Secretaria de Turismo do Prado divulgou a programação dos seus festejos juninos, estendendo de 15 de junho até 1º de julho - três finais de semana consecutivo com festa. O São João de Prado de 2017 reúne concurso de forró, quadrilhas, comidas típicas e as brincadeiras juninas. Além das atrações artísticas e culturais, os organizadores apostam no potencial turístico local.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

SERVIÇO DE CUIDADOR PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE DEPENDÊNCIA

DR. HÉLIO FAZ APELO AOS COLEGAS PARA REFORÇAR APOIO À APROVAÇÃO DO PROJETO


Para a próxima reunião da Câmara de Mucuri, terça (27), o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, vai pedir apoio dos colegas para que mobilizem os seus deputados federais votados no Município na aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 4815/12, que institui o Serviço de Apoio Especializado para Atividades Básicas da Vida Diária para pessoas em situação de dependência.

Esta semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o projeto foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Objetivo é oferecer, com recursos públicos, o serviço de cuidador para pessoas com deficiência severa ou idosos que precisem de ajuda para atividades diárias como tomar banho ou se trocar.


“É nossa missão reforçar o pedido de voto favorável dos deputados e torcer para que o projeto seja aprovado e sancionado pela Presidência da República, transformando-se em lei, para aplicação imediata em nosso Município”, comentou Hélio. “Bem sabemos das dificuldades que muitas famílias encontram na hora de prestar os serviços básicos a seus membros mais idosos, portadores de doenças degenerativas ou de necessidades especiais”.

A proposta inclui o Serviço de Apoio na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS - Lei 8.742/93).

De acordo com o projeto, o serviço será financiado pelos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social, o fundo financia ações de assistência social no País.