domingo, 11 de junho de 2017

PARA ALEMÃO, CÂMARA DEVE FORMALIZAR APOIO A PROJETO QUE DECLARA FESTA DO VAQUEIRO DE NANUQUE PATRIMÔNIO CULTURAL DE MG

O vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, considera importante que todos os vereadores assinem documento de apoio à aprovação do Projeto de Lei Nº 4.328/2017, que declara patrimônio cultural do Estado a Festa do Vaqueiro de Nanuque e Região. O projeto encontra-se em tramitação na Assembleia Legislartiva de Minas Gerais.


“Acho que devemos formalizar, em ofício, o apoio da Câmara e de toda a população de Nanuque pela aprovação do projeto. É uma iniciativa que vai projetar o nome de Nanuque no cenário artístico, cultural e religioso de Minas Gerais, ao mesmo tempo em que se constitui também num referencial turístico para nossa cidade, tão desassistida desse reconhecimento do governo estadual”, comentou Alemão.

Na justificativa do projeto, está o reconhecimento de que “a Festa do Vaqueiro de Nanuque e Região é um evento turístico, cultural, tradicional, que envolve fé e devoção. É expressão dos costumes, com desfile de carros de boi, apresentação do coral “As Aboiadeiras do Bueno”, há mais de 11 anos na região. A Festa do Vaqueiro tornou-se a maior referência cultural da Região, atraindo, anualmente, mais de sessenta comitivas de vaqueiros, que se deslocam de vários Estados para participarem do evento”.

Neste sentido, a Constituição da República, em seu art. 216, determina que constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, passando, em seguida, a fazer uma enumeração exemplificativa de alguns bens inseridos nesse conceito. O autor do projeto é o deputado Sargento Rodrigues, do PDT.

EM 2015, ALEMÃO DEFENDEU

REIVINDICAÇÕES DA LEGIÃO DE 

VAQUEIROS DE NANUQUE

VEREADOR ALEMÃO DEFENDE REIVINDICAÇÕES DA LEGIÃO DE VAQUEIROS DE NANUQUE
Em abril de 2015, atendendo reivindicações apresentadas pelo grupo Legião de Vaqueiros de Nanuque, todas de caráter cultural e histórico, o vereador Gilmar dos Santos Pereira – o Alemão – decidiu apresentar indicação na Câmara Municipal, na qual recomenda  para exame e eventuais providências que poderão se constituir em teor de projeto de lei as seguintes propostas:
1. Declaração da “Festa do Vaqueiro” como patrimônio imaterial e cultural do povo de Nanuque;
2. Tombamento da estrada de Santa Clara como patrimônio material comum do povo de Nanuque;
3. Definição de data, a ser incluída no calendário oficial do Município, para festejar o Dia Municipal da Estrada de Santa Clara.
Na justificativa, o vereador ressaltava que documentos históricos mostram que a estrada Santa Clara-Filadélfia foi a primeira estrada de rodagem feita no País. O então Governo Imperial, através do decreto nº 426, do ano de 1845, na cidade de Ouro Preto, determinou que a mesma fosse construída. Assim, a estrada foi inaugurada no dia 23 de agosto de 1857, data sugerida para o Dia Municipal da Estrada de Santa Clara.
“Não podemos desconsiderar o trabalho voluntário da Legião de Vaqueiros de Nanuque, que tanto engrandece nosso Município. Considero as três sugestões apresentadas de grande importância para nossa vida social e ordenamento de nosso patrimônio histórico e cultural”, observou Alemão, quando apresentou a proposição na Câmara.
Sobre a Estrada 
logoO século XIX;
  • Nasce em 27 de novembro de 1807 na antiga Vila do Príncipe (Serro-MG) Teófilo Benedito Ottoni;
  • Desconforto perante os políticos do império, além do próprio imperador
  • Grande líder político provincial em Minas Gerais, Deputado, Senador e diretor do Banco do Brasil.
  • Inquietações desenvolvimentistas e seu amor com a terra natal
  • 31 de maio de 1847 Teófilo Benedito Ottoni assina com o Governo Imperial, e posteriormente com a província de Minas Gerais segundo (Ferreira, 2006) “um contrato para incorporar uma Sociedade Anônima ou Companhia, com o objetivo de franquear a navegação do Rio Mucuri até o ponto na província de Minas Gerais em que for ou puder tornar-se praticável a navegação”.
  • Dificuldades iniciais: Desbravar as matas, tribos indígenas que resistiam a ocupação e o fator geográfico natural do rio Mucuri
  • Trecho navegável entre São José do Porto Alegre (Mucurí) e Cachoeira de Santa Clara
  • Para concluir a ligação com o sertão mineiro, viu-se a necessidade de construir novas rotas de transportes, de maneira mais rápida e a um custo mais accessível
  • Primeira Estrada de Rodagem do Brasil (traçado planejado e padronizado, visando o trânsito moderno )
  • Equipamentos rústicos, insalubridade do clima, e perigos da selva desertavam trabalhadores (fundação de alguns núcleos de ocupação).
  • Em 4 de agosto de 1852 , na confluência do rio Todos os Santos com o ribeirão Santo Antônio é fundada Filadélfia, e em 14 de fevereiro de 1854 a Colônia Militar do Urucu
  • Centro do movimento administrativo e comercial (Armazéns Superiores)
  • Inauguração da Estrada em 23 de agosto de 1857.
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