segunda-feira, 31 de julho de 2017

VEREADOR SIDNEI DO FRISA RECOMENDA OPTOMETRISTA NAS ESCOLAS

Indicação assinada pelo vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa (PPS), já protocolada na Câmara, recomenda ao prefeito Roberto de Jesus a disponibilização de optometrista para atendimento a estudantes, professores e demais funcionários da rede municipal de ensino.

Foto ilustrativa
Sidnei diz que alguns municípios brasileiros estão adotando a prática de se contratar optometrista para atendimento permanente, e que a iniciativa tem dado resultados positivos.

FUNÇÃO DO PROFISSIONAL - Ele lembra que optometrista é o profissional responsável por prescrever óculos, lentes de contato e terapias para melhorar a capacidade visual do paciente, enquanto o médico com a especialização em oftalmologia trata das patologias, que são as doenças da visão, como, por exemplo, catarata, glaucoma e outras. 

NOVA PROPOSTA DE SIDNEI
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 18,8% da população, cerca de 35 milhões de pessoas, declaram ter dificuldades para enxergar, sendo que 80% desta demanda é para a medição do grau dos óculos. “Aplicando-se o mesmo percentual em uma população de 42.000 habitantes, caso de Nanuque, teríamos algo em torno de 8.000 pessoas com problemas de visão”, lembra o vereador.

“Com um trabalho mais efetivo dos profissionais de optometria, será possível garantir a redução das filas de atendimento no SUS, melhorando a qualidade de vida de enorme parcela da população, com foco prioritário nos alunos da rede pública e os profissionais da educação”, justifica Sidnei.


NANUQUE VIRA “CAPITAL DE MINAS GERAIS” POR UM DIA NA PRÓXIMA QUINTA, DIA 3

Vereadores Gilson, Alemão, Sidnei e Aranha já elaboram documentos a serem entregues diretamente ao governador Fernando Pimentel



Nesta quinta-feira, 3 de agosto, a cidade de Nanuque se transforma oficialmente na “capital de Minas Gerais” e o prédio da Escola Estadual Antonio Batista da Mota (Polivalente), na Vila Nova, foi o local escolhido para representar a “Cidade Administrativa”, das 8 às 17 horas.

O prédio do Polivalente será a "sede" do Governo de MG
O Governo de Minas Gerais escolheu Nanuque para mais um circuito de ações e serviços da nova fase dos Fóruns Regionais, com a transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel e agendas específicas com representantes da sociedade civil, vereadores e prefeitos dos 29 municípios do Território Mucuri. As atividades são preparadas por mais de 40 órgãos do Governo do Estado, em extensa programação que inclui a apresentação de cerca de 150 ações de Governo e prestação de serviços, além de palestras, oficinas, workshops, teatro, feira de artesanato e economia popular solidária.

TRABALHO DOS VEREADORES

Aproveitando este raro momento, quatro vereadores de Nanuque - Gilson Coleta Barbosa (PROS), Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão (SD), Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa (PPS) e Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) - desde a semana passada que estão empenhados na elaboração de ofícios e esboços de projetos com reivindicações de obras e serviços, que serão entregues diretamente ao governador Pimentel, através das secretarias específicas.

Os pedidos dos vereadores irão abranger, principalmente, a necessidade de ações de geração de emprego e renda para a população, com aproveitamento prioritário da mão de obra de jovens, além de calçamento de ruas, ações na Saúde, Assistência Social, Habitação, saneamento básico e benefícios em todas as áreas para os distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos, bem como comunidades rurais.

OS 4 VEREADORES QUEREM APROVEITAR
AO MÁXIMO A VISITA DO GOVERNADOR

ACERTO DE CONTAS

Um dos temas em debate, de grande interesse dos municípios, será o acerto de contas entre Minas e a União, com a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O assunto se refere às perdas de Minas Gerais com a Lei Kandir, que desonerou do ICMS os produtos exportados pelos estados.

Estima-se que Minas deixou de arrecadar cerca de R$135 bilhões. Desse montante, os municípios teriam direito a aproximadamente R$33 bilhões, ou seja, 25% do total.

Temporada de eventos


O evento em Nanuque é o oitavo da temporada da nova fase dos Fóruns Regionais, iniciado em maio deste ano. O circuito já passou pelos territórios Triângulo Norte (Ituiutaba), Norte (Montes Claros), Mata (Juiz de Fora), Caparaó (Manhuaçu), Noroeste (João Pinheiro), Central (Abaeté) e Médio e Baixo Jequitinhonha (Almenara).

O governador Fernando Pimentel, que tem percorrido os territórios junto com os secretários de Estado, sempre reitera a importância dos fóruns como ferramentas de construção das políticas públicas.

PRESENÇA CONFIRMADA DO GOVERNADOR
“Nós estamos planejando nossas ações de Governo junto com as lideranças políticas, empresariais, de trabalhadores, do estado inteiro. É uma forma de consultar a população naquilo que é prioritário. Não existe outra maneira de fazer isso quando os recursos são escassos”, ressalta o governador

O secretário Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Ribeiro, considera essa etapa essencial para dialogar com a sociedade sobre as principais entregas, realizações e para fortalecer o mecanismo de construção das ações governamentais.

Atividades para cada território

A Seedif tem realizado, desde o início de 2017, reuniões preparatórias com os interlocutores dos órgãos de Governo, secretários executivos e colegiados dos Fóruns Regionais.

O coordenador dos trabalhos, o subsecretário dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David, destaca o comprometimento dos secretários de Estado, das chefias de instituições e empresas públicas na realização das atividades previstas para cada território, incluindo o Mucuri.

Segundo o subsecretário dos Fóruns, o circuito de ações e serviços é uma oportunidade para que o cidadão conheça de perto o que está sendo realizado pelos órgãos estaduais, tirar dúvidas, consultar a equipe técnica e fazer solicitações. “Queremos que as pessoas saibam como o Governo atua e como podem participar e demandar serviços”, afirma Tadeu David.

Característica regional

A extensa programação, preparada para o território Mucuri, leva em consideração as especificidades da região, que possui uma expressiva população rural e se destaca pela produção do café e pela pecuária.

O sistema da agricultura do Estado vai disponibilizar diversos serviços aos produtores rurais, aos sindicatos e associações do setor.  A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) vai detalhar o projeto de mapeamento do parque cafeeiro, uma demanda antiga dos cafeicultores mineiros, além de apresentar as linhas de crédito, investimento e custeio para fornecimento de alimentos para a merenda escolar.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) pretende oferecer materiais e assistência técnica, além de apresentar as tecnologias desenvolvidas para a agropecuária mineira.

Os produtores que forem ao evento vão poder conhecer mais sobre o Portal do Produtor lançado pelo Instituto Mineiro de Agricultura (IMA) e saber como fazer o cadastro.

Meio ambiente

Já os técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) vão tirar dúvidas sobre o sistema online para cadastro de pequenos usos de água. O projeto vai beneficiar, por ano, cerca de 30 mil produtores rurais, que passarão a ter acesso ao cadastro e à regularização de forma eletrônica e gratuita.

Outra atividade para os proprietários e posseiros de imóveis rurais é a divulgação da retomada do pagamento do Bolsa Verde pelo Governo do Estado. O Território Mucuri possui 28 produtores rurais incluídos no programa do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Esses beneficiários têm o compromisso de conservar uma área de vegetação nativa de 630 hectares.

Protocolo de documentos

O circuito contém ações e serviços específicos para prefeitos e gestores municipais. As secretarias de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag),  de Transportes e Obras Públicas(Setop) e de Cidades e Integração Regional (Secir) terão um espaço conjunto para esclarecer dúvidas em relação às parcerias com o Estado, calendário de celebração de convênios e protocolo de documentos.

Os prefeitos e os gestores públicos ainda poderão obter informações sobre o Programa de Apoio aos Municípios e ao Desenvolvimento Regional, que prevê a doação de um projeto técnico de engenharia e arquitetura para prefeituras com menos de 100 mil habitantes. Eles receberão orientações sobre os convênios de obras públicas e a doação de materiais, como mata-burro, vigas e bueiros metálicos. 

Plantão técnico

O plantão técnico vai informar como funciona a Rede de Desenvolvimento Institucional e Capacitação dos Municípios (Redic), assim como fornecer uma cartilha com orientações. O prefeito poderá se guiar pelo documento para ter acesso às políticas públicas de planejamento das cidades, regularização fundiária, saneamento básico, infraestrutura urbana, habitação e associativismo por consórcios públicos.

Segundo a superintendente de Apoio Institucional aos Municípios da Segov, Ana Carolina Queiroz, o objetivo é estreitar o relacionamento com as prefeituras do território Mucuri, oferecendo assessoramento técnico e oportunidades de captação de recursos.

“Estaremos, inclusive protocolando documentos para agilizar sua tramitação, uma vez que o calendário de emendas parlamentares estaduais se aproxima”, observa Ana Carolina.

Diversos programas de incentivo econômico também serão apresentados aos representantes das prefeituras, que vão poder firmar parcerias com a Junta Comercial de Minas Gerais para a implantação da Sala Mineira do Empreendedor em sua cidade.

Carteira de identidade de graça

O público que for ao evento dos Fóruns em Nanuque vai ter acesso a diversos serviços essenciais. A Polícia Civil vai emitir carteira de identidade de graça, atestado de antecedentes e fazer registro de ocorrências.

A pessoa que quiser tirar a carteira de identidade precisa levar duas fotos 3x4, certidão original de nascimento ou de casamento.

Licenciamento 2017

No estande do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), os donos de veículos vão poder se informar sobre o licenciamento 2017, requerer certidão negativa, alterar endereço, fazer consulta sobre multa, pontuação na carteira e solicitar CNH.

Já a base móvel comunitária da Polícia Militar vai distribuir dicas de segurança e receber registro de ocorrências, denúncia e sugestão de policiamento.

Distribuição de lâmpadas

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) terão sala exclusiva, que vai funcionar como uma agência de atendimento.

O consumidor poderá negociar dívidas, quitar e solicitar emissão de segunda via da conta, tirar dúvidas sobre faturas, tarifas e requisitar religação.

Durante a programação, a Cemig vai distribuir lâmpadas para quem apresentar a última conta de luz paga, limitada a duas lâmpadas por consumidor. A entrega das lâmpadas será a partir do meio-dia.

Além disso, o público vai conhecer a maquete do sistema elétrico que simula o consumo de energia, aprender um pouco sobre segurança e os novos canais de atendimento virtuais da Cemig.

Oficinas, workshops e feiras

As palestras, workshops e oficinas acontecem paralelamente ao circuito de ações e serviços. Uma das oficinas foi preparada para os representantes dos abrigos, asilos e gestores de assistência social. Eles vão aprender como funciona e como participar da Rede Cuidar, projeto de aprimoramento da Rede Socioassitencial do Sistema Único de Assistência Social(SUAS).

O programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), cria mecanismo de financiamento, capacitação e qualificação das entidades socioassistenciais, assim como o monitoramento de suas ações.


Durante todo o período da programação também serão realizadas as feiras da agricultura familiar, da economia popular solidária, cadastro de artesão e exposição de artesanato.


Serviço/Nova etapa dos fóruns regionais – Território Mucuri.
Dia: 03/08/2017 (quinta-feira)
Cidade: Nanuque
Local: Escola Estadual Antônio Batista da Mota (Polivalente)
Rua Bahia, 243 – Vila Nova.
Horário: 8h às 17 horas.

NOVA LEI GARANTE RECURSOS PARA PRESERVAR NASCENTES

Nanuque e região precisam cobrar ações imediatas do novo programa

RIO MUCURI EM PERÍODO DE SECA
(foto-arquivo de outubro/2014 - Jamerson Tiossi)
 Vereador Alemão defende pressão sobre a Copasa no cumprimento das determinações

A necessidade de um programa totalmente voltado para a preservação de nascentes, em Minas Gerais, parece finalmente atendida com a Lei 22.622, que altera norma de criação do Programa Estadual de Conservação da Água, sancionada pelo governador Fernando Pimentel e publicada no Diário Oficial de Minas Gerais na sexta-feira passada (28).

Conhecida como Lei Piau, a Lei 12.503, de 1997, obriga as concessionárias de serviços de abastecimento de água e de geração de energia elétrica a investir, no mínimo, 0,5% do valor total da receita operacional apurada no exercício anterior na proteção e na preservação ambiental da bacia hidrográfica em que ocorrer a exploração.

“Vejo que esse dinheiro, relativamente expressivo, pode ser usado para a recuperação de nossas nascentes para salvação do Rio Mucuri. Mas vai ser preciso que haja uma pressão da sociedade organizada sobre a Copasa”, afirmou o vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, que tem como uma das prioridades de seu mandato a defesa das nascentes.


Desses recursos, segundo a norma, no mínimo 1/3 deve ser destinado à reconstituição da vegetação ciliar ao longo dos cursos de água. O que faz a Lei 22.622 é vincular outro 1/3 do montante do recurso à preservação ou à recuperação de nascentes e outras áreas de igual importância para a conservação das águas, como áreas de recarga hídrica em topos de morro, chapadas e áreas de declividade, assim como as veredas.

A Lei 22.622, que entra em vigor com a publicação, ainda prevê que, em caso de descumprimento, o infrator ficará sujeito às penalidades previstas para as infrações às normas de proteção ao meio ambiente e aos recursos hídricos.

“A Câmara precisa novamente tomar a dianteira do assunto e, em breve, convocar o representante da Copasa para que ele explique como a empresa pretende aplicar os recursos na área que compreende a bacia hidrográfica do Rio Mucuri”, comentou Alemão.


sexta-feira, 28 de julho de 2017

DR. HÉLIO ACREDITA EM RESULTADOS CONCRETOS DA 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Evento é fundamental 
para se conhecer realidade do Município

HÉLIO E RONALDO SIMÕES,
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE
Com base nos dados e constatações que serão diagnosticados no decorrer da 2ª Conferência Municipal de Saúde de Mucuri, que acontece nesta sexta-feira (28), o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, acredita que o evento poderá proporcionar resultados concretos já a partir do próximo ano. “Na medida em que mostrarmos a nossa verdadeira realidade na área da saúde, com dados concretos, boa gestão e atendimento cada vez mais humanizado às pessoas que recorrem às consultas, exames e tratamentos do SUS, mais pontuais serão as ações daqui por diante”, disse ele.
Tema da Conferência

PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO CARLOS SIMÕES
Com a presença do prefeito Carlos Simões, vereadores, secretários municipais e funcionários da Saúde, a Conferência se desenvolve no plenário da Câmara e sua realização é vital para avaliar a situação de saúde do Município e propor diretrizes para a formulação do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.




PLENÁRIO DA CÂMARA FICOU SUPERLOTADO
A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde ficaram com a responsabilidade de organizar a Conferência. Por meio deste evento é que o gestor e sua equipe de assessores podem ter um conhecimento mais amplo da realidade do Município, de Mucuri-sede, de Itabatã, que é o maior núcleo demográfico, hoje com mais de 50% do total da população, e dos demais distritos, povoados e comunidades rurais.


100% DAS ESCOLAS CARLOS CHAGAS ADOTAM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Vereadores Aranha e Sidnei, autores da proposição na Câmara, dizem que Nanuque deve seguir exemplo da vizinha cidade


Iniciativa do Sebrae Minas promove o empreendedorismo nas instituições de ensino

A vizinha cidade de Carlos Chagas, a 50 km de Nanuque, terá 100% dos profissionais da educação capacitados pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae Minas. A iniciativa tem como objetivo ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino.

Em parceria com o Sicoob, Cooperativa Educacional, Escolas Estaduais e Secretaria Municipal de Educação, o Sebrae Minas irá oferecer capacitação para cerca de 300 educadores e, assim, atender a toda rede pública e particular do município. As atividades serão promovidas de 3 a 5 de agosto de 7h às 17h na Escola Estadual Geraldo de Souza Norte. Todos os professores receberão treinamento para se atualizarem com as novas metodologias do programa, mesmo aqueles que participaram das capacitações em 2015 e 2016.

A partir da esquerda: vereador Aranha,
Anderson Cabido,
diretor técnico do Sebrae/MG,
vereador Sidnei do Frisa e
Renata Damasceno Carvalho,
da direção Regional
Jequitinhonha-Mucuri do Sebrae
(foto-arquivo na sede do Sebrae/MG
em Belo Horizonte, março/2017)
De acordo com a analista do Sebrae Renata Carvalho o objetivo é que o aprendizado sobre educação empreendedora chegue a todos os níveis de ensino. “Vamos capacitar 100% dos professores do município. Com a união de todas as escolas - públicas e privadas -   os profissionais da rede de educação receberão orientações sobre a inserção da temática empreendedorismo no ensino formal. Queremos que os alunos tenham uma formação mais crítica e que a escolas contribuam para que eles desenvolvam suas características empreendedoras”, destaca.

 A capacitação é destinada aos professores, que, posteriormente irão desenvolver de forma interdisciplinar o empreendedorismo dentro de sala de aula, atuando como multiplicadores do conhecimento junto aos alunos. Em novembro, haverá uma feira na cidade para que os alunos apresentem projetos desenvolvidos a partir do tema empreendedorismo.

INDICAÇÃO FOI APRESENTADA EM ABRIL NA CÂMARA POR ARANHA E SIDNEI

Em abril, os vereadores Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, e Antonio Carlos Aranha Ruas assinaram em conjunto uma Indicação, aprovada na Câmara, na qual pediam a inclusão obrigatória da disciplina Educação Empreendedora no currículo das escolas da rede municipal de ensino.

No documento, os autores justificavam: “Dentro da moderna concepção do ensino público, tornou-se necessidade de primeira grandeza a inclusão da Educação Empreendedora como disciplina obrigatória no currículo das escolas da rede municipal de ensino. A matéria possibilitará aos alunos mais chances de sucesso na profissão que escolherem.”

Finalidade é inserir os alunos em uma cultura empreendedora, a partir do conceito de sustentabilidade e crescimento, tornando-os capacitados, responsáveis, críticos e preparados para a descoberta de vocações, com criatividade e técnicas motivacionais que auxiliem no desenvolvimento de capacidades e habilidades individuais.

“Os bons exemplos devem ser copiados. Vejo como uma medida acertada que Nanuque possa copiar o exemplo da nossa vizinha cidade. Será muito bom pra toda a nossa comunidade escolar”, assinalou Aranha.

“Dentro de parcerias que são mantidas com o Sebrae e empresas, verifica-se que é cada vez maior o número de escolas brasileiras que ensinam seus alunos a sobreviverem no mundo capitalista, oferecendo atividades curriculares voltadas à formação de empreendedores”, explica Sidnei.

Pela proposta, a disciplina será ministrada preferencialmente por professor qualificado em cursos específicos do Sebrae, com o devido acompanhamento da Secretaria Municipal de Ensino.

LEIA MAIS:


quarta-feira, 26 de julho de 2017

SERVIÇO DE TAPA-BURACOS NA RODOVIA QUE LIGA MUCURI À BR-101 PRECISA SER DE BOA QUALIDADE

Vereador vai cobrar atenção permanente para evitar multiplicação de buracos

Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal neste segundo semestre, com sessão marcada para o dia 8 de agosto, o vereador Hélio Alvarenga Penha, Dr. Hélio, vai apresentar indicação propondo a criação de um setor incumbido de cuidar da conservação permanente da rodovia BA-698, que liga Mucuri ao trevo da BR-101, extensão de 36 quilômetros.



“Há cerca de dois meses foi feito um trabalho de recuperação da pista, mas as chuvas que se abateram sobre a região nas últimas semanas novamente destruíram a pista. Os buracos reapareceram exatamente nos mesmos locais onde já existiram”, afirmou Hélio. “Compreendo que esse trabalho precisa ser feito com um certo cuidado, não apenas como medida emergencial de jogar asfalto no buraco e cobrir, e sim um trabalho mais eficiente, capaz de resistir por mais tempo”.


SEM RECUPERAÇÃO, BURACOS ASSIM SE MULTIPLICAM

Quando não há uma manutenção contínua, os problemas se avolumam. “A proposta é a seguinte: apareceu um buraco, vamos lá fechá-lo, sem demora. O problema é que aparece um, daqui a pouco já tem dois, três, e a coisa se multiplica. O cuidado deve ser permanente. Fica até mais em conta para a Prefeitura”.


Quando a qualidade da pavimentação não é das melhores, aparecem as trincas e fissuras, logo a água penetra, vem o peso dos veículos de carga, e logo logo a estrada fica cheia de buracos e crateras até maiores. Hélio diz que o material precisa ser de boa qualidade, para uma maior fixação, sem ocorrer deterioração logo nas primeiras chuvas. Essas providências ajudam, mas o ideal, para o vereador, é mesmo um recapeamento completo.

Do jeito que a rodovia se encontra, os perigos são constantes. A pista ruim força motoristas a se desviarem dos buracos o tempo todo, andarem na contramão, motivando acidentes e casos de veículos danificados.


terça-feira, 25 de julho de 2017

ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO DISTRITO DE VILA PEREIRA: PERFURAÇÃO DE POÇO FOI ASSUNTO TRATADO POR ALEMÃO NA COPASA ANO PASSADO



Na tarde do dia 5 de maio de 2016, em Belo Horizonte, o vereador Gilmar dos Santos Pereira – Alemão – protocolizou diretamente na Copasa o ofício no qual pedia a conclusão dos serviços de perfuração de poço artesiano no distrito de Vila Pereira. Na oportunidade, o documento fora entregue ao analista de Sistemas Sanitários da empresa, Eugênio Alves de Lima e Silva.

Alemão e o analista de Sistemas
Sanitários da Copasa,
Eugênio Alves de Lima e Silva:
ação em favor de Vila Pereira
(foto-arquivo - maio de 2016)
“Expliquei ao Eugênio que Vila Pereira fica a aproximadamente 50 km da sede, tem população em torno de 2.000 habitantes, embora possua 755 domicílios particulares, segundo o IBGE, dados de 2013. Falei da realidade do nosso Município e das necessidades daquele povo”, disse Alemão, ao retornar a Nanuque no dia seguinte.

O vereador deixou claro que “abastecimento de água sempre foi um dilema na vida daqueles moradores, visto que as fontes superficiais do líquido apresentam líquido salobro, impróprio para o consumo”.

Segundo Alemão, “alternativa foi a abertura de dois poços artesianos para atender às necessidades, mas a reserva de um deles não tem sido satisfatória, o que motivou a abertura de um terceiro poço, razão pela qual encaminhei o oficio, na expectativa de que o trabalho seja retomado e concluído, o que, com certeza, resolverá de vez o problema”.

Cópia do documento foi remetida a Sebastião Pinheiro Costa, gerente operacional da Copasa, para pleno conhecimento.

Agora, o vereador acredita que o problema será finalmente solucionado, com a abertura do poço pela empresa. Projeto de Lei que trata do assunto já está na Câmara Municipal. Em breve, o vereador promete dar novas informações a respeito.


ARANHA MOSTRA PUBLICAÇÃO DE 2011, QUANDO PROPÔS CADEIA DE NANUQUE SOB ADMINISTRAÇÃO DA SUAPI

Foi em março de 2011 que a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) assumiu a cadeia pública de Nanuque, transformando-a em presídio. A partir daquele momento, o governo estadual iniciava uma série de mudanças estruturais que abrangiam desde o uso de uniforme obrigatório para os detentos até a visitação, que só seria permitida após o visitante fazer seu cadastro na portaria, mediante apresentação de documentos que incluíam atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF.


Hoje, seis anos depois, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) lembra que, em seu primeiro mandato (2009-2012), levantou o assunto durante reunião da Câmara em 2010, momento em que apresentou Indicação sugerindo mudança administrativa da Cadeia Pública de Nanuque, com transferência de responsabilidade para a Suapi. 

Veja matéria publicada em 06 de fevereiro de 2011 >>> CLIQUE AQUI E LEIA
 

"Naquela época, quando fiquei sabendo que as cadeias públicas das cidades mineiras estavam passando por essas mudanças, logo tratei de levar o assunto ao prefeito Nide Brito, que apressou os contatos com a Secretaria de Estado de Defesa Social. Costumo dizer que algumas ações feitas em parceria de governos com municípios podem ser apressadas quando existe boa vontade e interesse das partes", afirma o vereador.

Delegado Luís Carlos de Araújo (foto-arquivo)
Com a transferência, policiais civis e militares foram liberados para desempenhar suas funções de investigação e policiamento preventivo e repressivo, respectivamente, sendo substituídos por  agentes penitenciários especialmente treinados para assumir a função de guarda e escolta de presos.

Na época, o delegado regional de Nanuque, Luís Carlos de Araújo, parabenizou a ação do governo e disse que a cidade teria a parceria fundamental de mais um órgão de segurança publica, que é a Suapi. “A assunção da cadeia pela Subsecretaria de Administração Prisional da Seds representa, para a Polícia Civil, a retomada dos trabalhos de investigação que estavam praticamente parados”, disse ele, em fevereiro de 2011.

ENSINO MÉDIO POR INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA PODE CHEGAR AOS POVOADOS DE MUCURI EM 2018


Vereador Hélio já mobiliza Secretaria de Educação para envio de documentação ao Governo do Estado


O programa Emitec (Ensino Médio por Intermediação Tecnológica), nova modalidade que faz a educação chegar a estudantes que moram em pequenas localidades, poderá beneficiar os menores povoados e comunidades rurais de Mucuri no próximo ano. O vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, já entrou em contato com o secretário municipal João Paulo Oliveira Lima e com o secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, para tratar do assunto.



“O Emitec já é modelo no Brasil, com resultados comprovados”, afirmou Hélio. “Atualmente, o programa atende mais de 400 pequenos povoados de 150 municípios, beneficiando mais de 20 mil estudantes. Queremos, e com fé em Deus vamos ter, Mucuri dentro desse grupo em 2018”.



Nesta segunda-feira (24), o secretário Walter Pinheiro esteve reunido com representantes de Escolas Família Agrícola, com o objetivo de debater a Educação no Campo e novas formas de apoio às Escolas Família Agrícola (EFA). O encontro tratou de estratégias para valorizar e fortalecer a Educação no Campo, buscando novos projetos pedagógicos e uma maior inclusão de jovens e adultos nas diversas modalidades.



O EMITEC




“Usando as tecnologias da comunicação, será possível levar o Ensino Médio aos adolescentes e jovens que moram em comunidades rurais e pequenos povoados, como Belo Cruzeiro, São Jorge, Nova Brasília e outros”, explicou Hélio.

O projeto se constitui como alternativa pedagógica para articular para os alunos o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as transmissões de conteúdos educacionais em sala-estúdio.

As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.

<>