sábado, 30 de setembro de 2017

CURSO DE PEDREIRO TEM INSCRIÇÕES ABERTAS NESTA SEGUNDA, DIA 2

Vereador Aranha apresentou proposição de cursos profissionalizantes que possibilitem aproveitamento imediato no mercado de trabalho


Coincidindo com documento que o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas apresentou na Câmara durante a reunião de segunda-feira passada (25), no qual propôs a realização de cursos profissionalizantes que possibilitem aproveitamento imediato no mercado de trabalho, a parceria da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) com o Município confirma para Nanuque o curso de Pedreiro de Alvenaria Assistente, com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (2).

VAGAS LIMITADAS - As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no Sine, que funciona no prédio da Secretaria de Assistência Social (antiga Nestlé). As aulas terão início dia 10 de outubro e serão ministradas para duas turmas de 20 alunos cada – turnos matutino e vespertino.

DOCUMENTO DE ARANHA

Ao apresentar a Indicação, Aranha explicou que, no contato direto com jovens estudantes e pessoas que estão lutando por um espaço no mercado de trabalho, ele decidiu sugerir ao prefeito que recomende à Secretaria de Educação uma revisão nas opções de cursos profissionalizantes oferecidos na unidade da Uaitec e em parceria com órgãos do governo estadual.

“Uma das reclamações mais comuns é a necessidade de se promoverem cursos que se encaixam no maior grau de demanda e absorção imediata pelo mercado de trabalho, como, por exemplo, Cuidador de Idosos, Babá, Cabeleireiro, Empregado Doméstico, Instalador de Antenas e outros", disse ele.

Prossegue o vereador: “Na atual conjuntura econômica, as pessoas querem e precisam de uma formação profissional que garanta retorno rápido, tamanho é o grau de desemprego na cidade e região. Evidentemente que outras alternativas de cursos devam ser desenvolvidas, mas que se dê preferência aos cursos com maior demanda de mercado na cidade”.

O CURSO DE PEDREIRO

O curso de Pedreiro de Alvenaria Assistente é uma realização conjunta do Município com a Fiemg. As aulas serão ministradas no prédio da Escola Profissionalizante do bairro Vila Nova, onde também funciona um polo da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais).

PEDIDO FOI FEITO EM MARÇO - Em março, Aranha visitou a sede da Fiemg, em Belo Horizonte, quando obteve do presidente da entidade, Olavo Machado Junior, a confirmação de que Nanuque estaria na próxima rota de viagens do projeto “Escola Móvel SESI/SENAI - Transformando Ofícios em Profissões”, que leva cursos profissionalizantes às cidades mineiras, contribuindo para a inclusão social de seus cidadãos. A reunião contou com a presença do diretor de serviços da Codemig, Zito Vieira, do prefeito Roberto de Jesus e do vereador Valdemar Dentista.

A partir da direita:
Aranha, Zito, Roberto, Olavo e Valdemar
(arquivo - março/2017)
Em março deste ano, quando esteve no gabinete do deputado federal Diego Andrade, presidente do seu partido – o PSD – no estado, um dos pedidos protocolados pelo vereador Antonio Carlos Aranha Ruas foi exatamente a vinda a Nanuque da Escola Móvel. O pedido foi reforçado durante nova visita, em junho.
 
Deputado Diego Andrade e Aranha
(arquivo - junho/2017)
 Principais objetivos do Programa Escola Móvel:

- Ensinar pelo exemplo;
 - Buscar a valorização do Oficio;
 - Promover pelo ensino de forma didática e descomplicada, o gosto pelo fazer, dando oportunidade às pessoas de desenvolverem suas habilidades pelo exemplo;
 - Disseminar profissões básicas e ofícios;
 - Formar mão de obra profissional básica para a inclusão do aluno no mercado de trabalho;
 - Desenvolver habilidades profissionais que possibilitem a imediata geração de renda;
 - Contribuir para a redução da carência de mão de obra qualificada, estimulando o desenvolvimento social no entorno das indústrias;
 - Estimular atitudes socialmente responsáveis, principalmente, em relação ao consumo consciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário