terça-feira, 31 de outubro de 2017

ARANHA PEDE REGISTRO EM ATA DA MORTE DO EX-DEPUTADO LUIZ LEAL

Em Moção de Pesar apresentada na sessão desta segunda-feira (30), o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) requereu o registro em ata do falecimento de Luiz Leal, ex-deputado federal, ex-prefeito e ex-vereador de Teófilo Otoni, ocorrido dia 26 do corrente, quinta-feira da semana passada.


BIOGRAFIA

Luiz Gonzaga Soares Leal nasceu em 17 de agosto de 1936, em Teófilo Otoni. Foi político, advogado e professor. Filiado ao Movimento Democrático Nacional (MDB), iniciou sua carreira política como vereador (1966-1970), em sua terra natal, onde tornou-se prefeito (1973-1976).

Em 1979, elegeu-se deputado federal e permaneceu na Câmara dos Deputados por três legislaturas, até o ano de 1991, onde chegou a presidente da Comissão de Finanças. Foi também eleito para a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988.

Aranha lembrou que, durante os três mandatos, Luiz Leal sempre obteve expressiva votação em Nanuque e região, com apoio da direção local do PMDB.


Aranha, autor da Moção de Pesar
Em 1987, licenciou-se da Câmara para assumir o cargo de secretário da Educação de Minas Gerais, no governo de Newton Cardoso, passando em 1988 a secretário de Estado da Justiça, até 1989.

Luiz Leal morreu aos 82 anos, vítima de infarto.


SIDNEI RECLAMA FALTA DE BOA VONTADE NA REPINTURA DAS FAIXAS PARA PEDESTRES


O ano já está acabando, e nenhuma providência por parte do prefeito Roberto

Fotos de arquivo - 10/07/2017
A situação não mudou nada

Desde o início do ano que o vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa (PPS), tem manifestado sua preocupação com a segurança das pessoas no centro da cidade. O assunto foi comentado durante reuniões da Câmara e, em julho, o vereador decidiu enviar ofício ao prefeito, clamando pela repintura das faixas destinadas aos pedestres.


"Chegamos ao penúltimo mês do ano, e nenhuma notícia – nem promessa – por parte do prefeito de que as providências serão tomadas", afirma.


Para Sidnei, em áreas estratégicas do centro, como alguns trechos das avenidas Santos Dumont, Mucuri e Geraldo Romano, ruas São João Del Rey, Paracatu, São Lourenço e outras vias, e também nas proximidades das escolas, é imprescindível que as faixas sejam repintadas em cores fortes.


Segundo ele, "Nanuque pode ser considerada modelo no Brasil em educação para o trânsito e respeito aos pedestres. Aqui, a população já está acostumada com essa prática que é exemplo de cidadania, tanto quem está caminhando quanto por parte dos motoristas. Devemos reconhecer o mérito do ex-prefeito Nide Alves de Brito nesse sentido. O problema é que, muitas vezes, motoristas de outras cidades não sabem dessa nossa cultura urbana. Por isso, é fundamental que o prefeito oriente o setor competente a cuidar da repintura dessas faixas, e que seja utilizada uma tinta de boa qualidade", disse o vereador.


O QUE DIZ O CÓDIGO
DE TRÂNSITO BRASILEIRO


Sidnei lembra que o assunto também já foi abordado por sua colega vereadora Suzi Professora (Rede Sustentabilidade) na Câmara, inclusive por meio de Indicação apresentada em reunião no mês de maio.



segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ARANHA DESTACA ESFORÇO DE DIEGO ANDRADE NO PROJETO QUE GARANTE ACRÉSCIMO DE DIAS DE FÉRIAS A TRABALHADOR IDOSO

DEPUTADO DIEGO ANDRADE E ARANHA

O vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) já pautou para a reunião desta segunda-feira (30), na Câmara Municipal, pronunciamento de destaque ao empenho do deputado federal Diego Andrade (PSD) como autor de projeto de lei que garante acréscimo de dias de férias a trabalhador com mais de 60 anos.

Na semana passada, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou proposta que dá tratamento diferenciado para as férias de empregados com mais de 60 anos de idade, por meio do acréscimo de dias de descanso em seu período de férias regulamentares.

“Uma demonstração de respeito e reconhecimento aos trabalhadores que estão na terceira idade”, assinalou Aranha. “Diego Andrade fundamenta-se no objetivo da proposta, que é incentivar os profissionais mais experientes a continuarem trabalhando, tendo em vista o benefício cumulativo que obteriam com o passar dos anos em atividade”.

A medida consta no Projeto de Lei 1782/15, do deputado Diego Andrade (PSD-MG), que acrescenta dispositivo à Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-lei 5.452/43).

De acordo com a proposta, o empregado que comprovar 35 anos de contribuição e 65 anos de idade, se homem; e 30 anos de contribuição e 60 anos de idade, se mulher, terá as férias acrescidas de um dia para cada ano adicional de trabalho com carteira assinada.

Deputados manifestaram-se favoráveis à proposta, entendendo que ela gera benefícios para o trabalhador idoso, economia para os cofres públicos e benefícios também para o empregador, que poderá contar com profissionais mais experientes por mais tempo, sem elevação considerável de custos.


ARANHA QUER SABER OPINIÃO DOS SERVIDORES ANTES DA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA FUNDAÇÃO PARA ADMINISTRAR A SAÚDE

Em documento enviado à presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Nanuque (Sindisena), Lualga Miranda, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas quer saber o que pensam os funcionários da área de Saúde a respeito do conteúdo do Projeto de Lei nº 26/2017, de 7/8/17, assinado pelo prefeito Roberto de Jesus, que autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação Municipal de Saúde, organismo definido como "fundação estatal com personalidade jurídica de direito privado", com a finalidade de prestar os serviços de saúde e de assistência médico-hospitalar.

ARANHA: SERVIDORES PRECISAM OPINAR
Aranha reconhece o teor polêmico do projeto, exatamente em uma área vital para todos, que é a saúde pública, por isso espera ter em mãos um documento confiável, do Sindisena, manifestando a opinião dos servidores. “Somente conhecendo a posição dos servidores da Saúde, o que eles pensam a respeito do projeto, é que nós, vereadores, estaremos seguros da votação do documento, para não sermos crucificados mais tarde se algo der errado”, alertou Aranha.


QUEM VAI MANDAR

O projeto do prefeito estabelece a criação de um Conselho Curador, que constitui o órgão superior de direção, fiscalização e controle da fundação, composto por 11 membros titulares, sendo mais da metade (7) indicados pelo prefeito, incluindo o secretário municipal de Saúde, correspondendo a 63,6% do conjunto; um indicado pela Câmara de Vereadores, um representante da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, um membro indicado pelo Conselho Municipal de Saúde e um representante indicado pelos servidores municipais.

DOCUMENTO ENVIADO POR
ARANHA À PRESIDENTE DO SINDISENA
Ainda de acordo com o texto do projeto, uma Diretoria Executiva, órgão responsável pela gestão da fundação, seria inteiramente subordinada ao Conselho Curador, com as funções de diretor-presidente, diretor administrativo-financeiro, diretor assistencial e diretor técnico.

LUALGA MIRANDA, PRESIDENTE DO SINDISENA
(foto - informativo Sindisena)
Quanto ao regime de emprego, o modelo será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com carteira de trabalho.

O prefeito justifica, considerando ser esta "a melhor solução para o gerenciamento definitivo do Hospital Municipal", já que a fundação teria "independência para convênios e busca de alternativas para outras fontes de financiamentos, além das já garantidas por convênios federais".

Por outro lado, os vereadores, desde o início, querem ir a fundo no assunto. Entendimentos de alguns especialistas do campo jurídico fundamentam-se no artigo  196 da Constituição Federal, onde consta que a saúde é dever do Estado e de todos os entes federativos (União, Estados e Municípios). Outra lei federal, nº 8.080/90, destaca que compete diretamente aos municípios promover a organização, controle, avaliação, gestão e execução das ações e serviços de saúde pública.

"A função da Câmara é de legislar, é de fiscalizar, é de corrigir. Um projeto de tamanho peso precisa ser analisado com muito cuidado, e todos os vereadores aqui têm a responsabilidade de cuidar dos interesses da população. Transferir a saúde de Nanuque para uma entidade requer análise, cuidado e segurança na hora de tomar importante decisão”, disse o vereador, que é membro da Comissão de Redação, Justiça e Legislação da Câmara, ao lado de Solon Ferreira e Suzi Bouzada.

EXEMPLOS - Há casos de cidades onde as fundações foram alvo do Ministério Público do Trabalho, exatamente porque os projetos possibilitavam a terceirização de serviços fins, considerando a contratação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da área de saúde, que devem, por lei, ingressar no serviço público por meio de concurso.


DR. HÉLIO: COMPLEMENTAÇÃO DO CALÇAMENTO DA AV. MARIETA GAZZINELLI, EM ITABATÃ

Uma das mais importantes vias do distrito


Pedido de Providência assinado pelo vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, já elaborado pela assessoria de gabinete, reivindica os trabalhos de complementação do calçamento da Avenida Marieta Gazzinelli, no distrito de Itabatã.

Em visita de trabalho, Hélio
conversou com a moradora d. Orlanda
O autor lembra que se trata de uma das mais importantes vias de Itabatã, nascendo no entorno da rodovia BR-101, e que corta o distrito no sentido leste-oeste, abrangendo dezenas de quarteirões. As áreas centrais já foram pavimentadas, mas boa parte ainda necessita de urbanização.


Depois de aprovado na Câmara, o documento será encaminhado, ainda esta semana, ao prefeito Carlos Simões.


sexta-feira, 27 de outubro de 2017

HÉLIO PEDE RECUPERAÇÃO DOS ABRIGOS DE PASSAGEIROS NOS PONTOS DE ÔNIBUS

Abrigo localizado na entrada de Mucuri:
apenas um exemplo da situação dos abrigos
em todo o Município

Na pauta de trabalho do vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, deve ser encaminhado nesta sexta-feira (27) ao gabinete do prefeito Carlos Simões uma nova Reivindicação Expressa de Serviços (RES), desta vez relativa à necessidade de vistoria e recuperação dos abrigos de passageiros nos pontos de ônibus em todo o Município.

Do piso ao teto...

... estruturas corroídas pela ferrugem
Hélio quer que o prefeito determine à Secretaria de Transportes uma rigorosa vistoria nos abrigos, para, em seguida, se executar um trabalho de recuperação de suas estruturas.




“Alguns dos abrigos apresentam estrutura já corroída pela ferrugem, o que é um fato normal, um processo da natureza, mas, no caso dos abrigos localizados próximos ao litoral, essa oxidação é acelerada pela maresia”, justifica Hélio. “Dessa forma, se nenhuma providência for tomada, há risco de acidente, já que o perigo é iminente.”



Além de recuperação da estrutura e nova pintura, alguns abrigos de maior fluxo de passageiros necessitam de mais assentos e, também, de substituição de cadeiras quebradas.

VEJA DOCUMENTO



ARANHA SUGERE “ENEM NA PRAÇA”, ADOTANDO AÇÕES PROMOVIDAS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Nesta sexta-feira (27), o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas encaminha Reivindicação Expressa de Serviços (RES) ao prefeito, na qual sugere a promoção de atividades baseadas na iniciativa “Enem na Praça”, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação.


Amanhã, sábado (28), diferentes espaços de Minas Gerais irão difundir o conhecimento. Estudantes e comunidade em geral estão convidados a participar de uma aula que vai fazer uma revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O “Enem na Praça”, por exemplo, iniciativa do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação (SEE), irá ofertar aulas interdisciplinares sobre os temas “Você sabe ler gráficos?” e “Você sabe ler charges?”.

O “Enem na Praça” faz parte de uma série de ações já realizadas pela SEE para auxiliar os estudantes na preparação para o exame. Durante todo o ano, foram realizados simulados por meio do banco de itens da Secretaria e, neste mês de outubro, as Superintendências Regionais de Ensino foram estimuladas a realizar o Simulado Mineiro para o Enem. Segundo dados do Ministério da Educação, em Minas Gerais são quase 500 mil estudantes inscritos na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio.


“A título de colaboração, sugiro levar a proposta à sra. Neide Ramos, secretária municipal de Educação. Poderia ser uma iniciativa positiva nestes dias que antecedem a aplicação da prova do Enem”, disse o vereador.

VEJA DOCUMENTO





Exame Nacional do Ensino Médio


Este ano, o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos - dias 5 e 12 de novembro. Serão quatro provas objetivas de cada área do conhecimento, sendo 45 questões cada uma, além da Redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo de uma situação-problema apresentada.

 5 de novembro de 2017 (domingo)

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- Redação;
Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

12 de novembro de 2017 (domingo)

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
- Matemática e suas Tecnologias.
 Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.

Os portões de acesso nos dias de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília. É proibida a entrada após o fechamento dos portões. As provas terão início às 13h30.

O Enem é, atualmente, a principal porta de entrada para a educação superior em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou para concorrer a financiamentos e bolsas estudantis em instituições privadas, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste ano, o exame não pode mais ser utilizado para certificação do Ensino Médio.


DR. HÉLIO PROPÕE FESTIVAL DE MUSICA EM MUCURI PARA INCREMENTAR TURISMO E COMÉRCIO

Um festival de música já na próxima temporada de verão, para incrementar o turismo e movimentar o comércio local, é a nova proposta do vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, ao prefeito Carlos Simões, a ser encaminhada nesta sexta-feira (27), por meio de Reivindicação Expressa de Serviços (RES). O documento já foi elaborado.


Hélio sugere parceria da Prefeitura com empresas privadas, para que o festival tenha repercussão nacional, com ampla divulgação nas redes sociais e demais canais de comunicação.

“O Município tem tudo para realizar um evento de peso, sem onerar os cofres públicos, e projetar um atrativo a mais para turistas do país inteiro, atraindo cantores e grupos musicais em um festival com premiação para os melhores”, argumenta o vereador.

“Certamente, o comércio responderá positivamente, sobretudo os segmentos de restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e pousadas”, conclui.

Veja a RES:



quinta-feira, 26 de outubro de 2017

GILSON CUMPRIMENTA EROS BIONDINI PELO VOTO CONTRA TEMER NA SESSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

DOS 10 DEPUTADOS MAIS VOTADOS EM NANUQUE, 5 REJEITARAM RELATÓRIO



O vereador Gilson Coleta Barbosa (PROS) enviou cumprimentos ao deputado federal Eros Biondini, do seu partido, na noite desta quarta-feira (25), elogiando a decisão de ter votado contra o arquivamento da denúncia envolvendo o presidente da República, Michel Temer.

“Novamente, Eros, o mais votado em nossa cidade nas eleições passadas, foi corajoso e honrou os compromissos assumidos com o eleitor mineiro, votando pelo prosseguimento da investigação. Achei coerente a posição dele, em respeito ao pensamento da maioria da população de Minas e do Brasil”, comentou Gilson.

Assim como aconteceu na votação da primeira denúncia contra Temer, em agosto deste ano, a maioria da bancada mineira na Câmara dos Deputados seguiu a maior parte dos colegas de plenário e optou novamente pelo arquivamento da acusação contra o chefe do Executivo Nacional e os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretária-geral da Presidência, Moreira Franco.

Dos 53 parlamentares que representam Minas Gerais na Câmara, 32 votaram ‘sim’, a favor do relatório do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) para barrar a denúncia contra Temer e os ministros. Outros 19 disseram ‘não’ se posicionando favoráveis ao encaminhamento da acusação para o Supremo Tribunal Federal. Houve ainda uma abstenção e uma ausência.

O placar foi bem parecido com a sessão que rejeitou a primeira acusação, em agosto. Na ocasião, foram 33 votos a favor do governo, ou seja, pelo arquivamento da denúncia, contra 18 que pediram pela continuidade do processo. Assim como nesta quarta-feira, na primeira votação um parlamentar se absteve e outro não compareceu à votação.

Apenas um parlamentar mudou de voto: o deputado Jaime Martins (PSD) que, antes, havia votado a favor do presidente e nesta quarta-feira votou contra. O deputado Mário Heringer (PDT) faltou à sessão por causa de um problema de saúde, e Rodrigo Pacheco (PMDB) alegou que, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, não votaria para manter a isenção, como fez na primeira votação. Já Eduardo Barbosa (PSDB), que havia se ausentado em agosto, votou nesta quarta pelo prosseguimento da denúncia.

Com a nova vitória de Temer, a denúncia apresentada por Rodrigo Janot quando ocupava o cargo de procurador-geral da República foi barrada no plenário da Casa e não será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal.

Temer foi denunciado pelo então procurador-geral da República em 14 de setembro por formação de quadrilha e obstrução de justiça. Já os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco eram acusados somente por organização criminosa.

OS MAIS VOTADOS EM NANUQUE

Dos dez federais mais votados em Nanuque em 2014, cinco foram contra Temer, quatro a favor e um se absteve.


Posição

Deputado
Número de votos em Nanuque
Voto na sessão da Câmara em 25/10
1
EROS BIONDINI
3.908
NÃO
2
RODRIGO PACHECO
1.185
Abstenção
3
LEONARDO MONTEIRO
1.056
NÃO
4
PAULO ABI-ACKEL
1.043
SIM
5
RENZO BRAZ
748
SIM
6
MAURO LOPES
711
SIM
7
REGINALDO LOPES
676
NÃO
8
BONIFÁCIO ANDRADA
623
SIM
9
STEFANO AGUIAR
354
NÃO
10
LINCOLN PORTELA
286
NÃO

Veja como votou cada deputado mineiro na sessão desta quarta-feira:


NÃO (pelo prosseguimento da denúncia) – 19

- Adelmo Carneiro Leão (PT) – não

- Eduardo Barbosa (PSDB) – não
- Eros Biondini (Pros) – não
- Gabriel Guimarães (PT) – não
- George Hilton (Pros) – não
- Jaime Martins (PSD) – não
- Jô Moraes (PCdoB) – não
- Júlio Delgado (PSB) – não
- Laudivio Carvalho (SD) – não
- Leonardo Monteiro (PT) – não
- Lincoln Portela (PRB) – não
- Marcelo Álvaro Antônio (PR) – não
- Margarida Salomão (PT) – não
- Padre João (PT) – não
- Patrus Ananias (PT) – não
- Reginaldo Lopes (PT) – não
- Stefano Aguiar (PSD) – não
- Subtenente Gonzaga (PDT) – não
- Weliton Prado (Pros) – não



SIM (pelo arquivamento da denúncia) – 32

- Ademir Camilo (Podemos) – sim

- Aelton Freitas (PR) – sim
- Bilac Pinto (PR) – sim
- Bonifácio de Andrada (PSDB) – sim
- Brunny (PR) – sim
- Caio Narcio (PSDB) – sim
- Carlos Melles (DEM) – sim
- Dâmina Pereira (PSL) – sim
- Delegado Edson Moreira (PR) – sim
- Diego Andrade (PSD) – sim
- Dimas Fabiano (PP) – sim
- Domingos Sávio (PSDB) – sim
- Fábio Ramalho (PMDB) – sim
- Franklin (PP) – sim
- Leonardo Quintão (PMDB) – sim
- Luis Tibé (Avante) – sim
- Luiz Fernando Faria (PP) – sim
- Marcelo Aro (PHS) – sim
- Marcos Montes (PSD) – sim
- Marcus Pestana (PSDB) – sim
- Mauro Lopes (PMDB) – sim
- Misael Varella (DEM) – sim
- Newton Cardoso Jr (PMDB) – sim
- Paulo Abi-Ackel (PSDB) – sim
- Raquel Muniz (PSD) – sim
- Renato Andrade (PP) – sim
- Renzo Braz (PP) – sim
- Rodrigo de Castro (PSDB) – sim
- Saraiva Felipe (PMDB) – sim
- Tenente Lúcio (PSB) – sim
- Toninho Pinheiro (PP) – sim
- Zé Silva (SD) – sim


AUSENTE – 1
- Mário Heringer (PDT)


ABSTENÇÃO – 1
- Rodrigo Pacheco (PMDB)



quarta-feira, 25 de outubro de 2017

MINISTÉRIO DA SAÚDE APROVA R$ 250 MIL PARA REFORMA DA UBS DO BAIRRO CRUZEIRO

Emenda é da deputada Jô Moraes atendendo pedido do vereador Sidnei do Frisa. Unidade de Saúde fica na Rua Pedra Azul, em frente ao Lar dos Idosos

Informações disponíveis no Min. Saúde
Foi aprovada proposta da deputada federal Jô Moraes (PCdoB), no valor de R$ 249.990,00, recurso destinado a obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cruzeiro, localizada na Rua Pedra Azul, 949, em frente ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.

Jô Moraes
A proposta recebeu parecer favorável datado de 21/10, dentro do Requalifica UBS, que é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o MS propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde - acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade - que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde.

Sidnei do Frisa
“Tenho muito a agradecer, mais uma vez, a atuação da deputada Jô Moraes em favor de Nanuque, principalmente na área de saúde. Graças ao seu trabalho, este ano já recebemos uma ambulância, e agora a boa notícia da verba para reformar a UBS do bairro Cruzeiro. Não posso esquecer do empenho do nosso conterrâneo Zito Vieira, diretor da Codemig, que faz parte da direção estadual do PCdoB, pessoa diretamente ligada à deputada, sempre buscando encaminhar nossos pedidos”, comentou Sidnei.

Objetivo do Requalifica SUS é exatamente criar incentivo financeiro para a reforma, ampliação e construção de UBS, provendo condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. Envolve também ações que visam à informatização dos serviços e a qualificação da atenção à saúde desenvolvida pelos profissionais da equipe.



CONFIRMADA ILUMINAÇÃO EM PONTOS DA VILA NOVA E JARDIM DAS ACÁCIAS


Pelo menos quatro locais dos bairros Vila Nova e Jardim das Acácias, que há muito tempo permanecem às escuras, ganharão braços com luminárias em postes, resolvendo de vez o problema da iluminação.


O pedido foi encaminhado pelo vereador Gilmar dos Santos “Alemao” Pereira no mês passado, em reunião no gabinete do prefeito, e agora confirmado pelo Executivo.


Os trechos são os seguintes:

Rua Pernambuco, esquina com Rua Santa Catarina – Vila Nova;
Rua Pernambuco, esquina com Avenida Nanuque – Vila Nova;
Rua São Paulo, próximo ao nº 216 – Vila Nova;
Rua Araci Grapiúna, em frente ao número 250, Jardim das Acácias.


Pedido feito ao prefeito em 18/09
“Uma cobrança antiga dos moradores, que finalmente recebe sinal verde do Executivo para que o problema da escuridão e falta de segurança seja resolvido”, afirmou o vereador.

Resposta do gabinete do prefeito

CIRURGIAS ELETIVAS EM NANUQUE: ARANHA REAPRESENTA DOCUMENTO DE FEVEREIRO E PEDE EMPENHO DO PREFEITO

Na última segunda-feira (23), o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas reapresentou documento de sua autoria, aprovado em fevereiro deste ano, no qual chamava a atenção do prefeito Roberto de Jesus para a necessidade do Mutirão de Cirurgias Eletivas, com mobilização de todos os servidores da Secretaria de Saúde. 




Comentou Aranha: “Exatamente no dia 20 de fevereiro deste ano, oito meses atrás, apresentamos aqui um pedido ao prefeito para que promovesse um Mutirão de Cirurgias Eletivas. Agora, com a reestruturação da Saúde, parece que estamos perto dessa conquista”.

Prosseguiu o vereador: “Falei e repito: saúde deve permanecer como prioridade em qualquer administração. Por isso, a qualquer momento, é imprescindível a promoção de um Mutirão de Cirurgias Eletivas, medida que sempre resulta em benefícios para a comunidade, principalmente entre os menos favorecidos que dependem de intervenções cirúrgicas”.


Cirurgia eletiva é aquele procedimento planejado com antecedência, em vez de uma que é feita em situação de emergência. A cirurgia eletiva pode ser marcada com boa antecedência e, portanto, os pacientes podem ser preparados para a cirurgia apropriadamente.

“Nanuque tem uma Secretaria de Saúde bem estruturada, equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores capacitados e preparados para um mutirão de cirurgias eletivas, mas sempre dependeu da determinação do chefe do Poder Executivo e da boa vontade e compromisso do comando da área da Saúde”, concluiu.