quinta-feira, 12 de outubro de 2017

DR. HÉLIO ELOGIA 1ª FEIRA DE ARTESANATO & GASTRONOMIA


Tornando-se aos poucos um representante dos artesãos na Câmara Municipal, com várias ações em defesa da classe, o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, recebeu com entusiasmo a decisão de se promover, neste fim de semana (dias 13 e 14), a 1ª Feira de Artesanato & Gastronomia, na Praça Olhy Kock, centro velho de Mucuri.


“Uma excelente ideia da associação Trilha do Artesanato, agregando também a gastronomia. O resultado, com certeza, vai superar as expectativas”, disse ele, agradecendo o apoio recebido da Prefeitura, por meio das secretarias de Indústria, Comércio, de Emprego e Renda; de Turismo e Cultura e de Agricultura.


O evento terá barraquinhas de artesanato e comidas típicas, mas também contará com shows e várias atividades culturais.

PRAÇA DO ARTESÃO

Reunião - foto arquivo assessoria do vereador

No final de setembro, Hélio esteve reunido com secretários municipais e artesãs de Mucuri, quando se discutiu a criação da Praça do Artesão, que ficará em ponto estratégico da Avenida Petrobras, entre as ruas Jovita Fontes e São José.

PEDIDO DE RECURSOS AO GOVERNO DA BAHIA

Com artesãs de Mucuri - foto arquivo assessoria do vereador

Em agosto, Dr. Hélio pediu ao prefeito que acionasse o setor competente para pleitear recursos ao Governo da Bahia, destinados ao desenvolvimento do artesanato de Mucuri.

Imóveis que deverão ser demolidos
para a construção da Praça do Artesão

“Novamente estamos na defesa de nossos artesãos, que podem ser beneficiados em programas e projetos governamentais, mas é preciso que a Prefeitura faça a sua parte, buscando esse apoio”, afirmou

No dia 10 de agosto, em Salvador, a notícia do incremento de 2 milhões 500 mil reais no edital de publicização do fomento ao artesanato baiano foi o ponto alto do 1º Congresso de Artesãs e Artesãos do Estado Bahia, realizado no Auditório do Ministério Público Estadual. Com a participação de 230 artesãs e artesãos de 26 municípios, o Congresso foi promovido por associações de artesanato, com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato.

Ao abordar o assunto, o vereador comentou: “O prefeito, nossos deputados e o governador precisam dar apoio a quem trabalha com artesanato em Mucuri. Por isso, insisto nessas ações.”


No Congresso, foi eleita e empossada a diretoria da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãs e Artesãos do Estado da Bahia e realizada a eleição de 30 delegados e delegadas que vão participar do VIII Congresso Nacional do Trabalhador Artesão, que acontece em Brasília. O incremento do edital do artesanato, no valor de R$ 2,5 milhões, foi publicado no Diário Oficial do Estado de 11/8. Inicialmente seriam R$ 500 mil reais, mas apesar da crise financeira, o governador Rui Costa, reconhecendo a importância do segmento, autorizou esse incremento, elevando para 2 milhões e 500 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário