quinta-feira, 28 de junho de 2018

ARANHA QUER NANUQUE NO CIRCUITO DA FEIRA MINEIRA DE PISCICULTURA


Evento reúne Emater-MG e Epamig em parceria com os municípios e busca dar impulso ao setor com novas oportunidades de negócios


Na sessão da próxima segunda-feira (2/7) da Câmara, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas vai apresentar documento solicitando a inclusão de Nanuque na agenda das próximas etapas da Feira Mineira de Piscicultura, novo projeto que acaba de ser lançado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com os municípios.

“Como a Colônia de Pescadores de Nanuque, a Colônia Z-9, já está equipada para desenvolver projetos de piscicultura, acho que a feira vem a calhar, já que seu objetivo é dar impulso ao setor e criar novas oportunidades de negócios, considerando Minas Gerais como um dos maiores produtores de tilápia do país”, afirmou o vereador.


Com esse pensamento, ele vai pautar o assunto para reunião com o prefeito Roberto de Jesus, quando vai pedir a mobilização da Secretaria de Agricultura na busca dessa parceria, visando incluir Nanuque na agenda das próximas etapas do evento, que acontece neste fim de semana, dias 29 e 30, no município de Felixlândia, Território Central.

Com base nas informações do evento, a feira inclui, além dos negócios, estandes de diversos setores da cadeia produtiva, palestras sobre novas tecnologias para a piscicultura, regularização e licenciamento da atividade, sistemas de produção e as boas práticas de manejo, estratégias de comercialização, crédito, associativismo e cooperativismo, assim como a importância econômica, ambiental, social, cultural e nutricional da cadeia produtiva do pescado.

Outras atrações anunciadas são as oficinas gastronômicas com a presença de um chefe de cozinha ensinando receitas com pescado.

“Sem duvida, uma positiva ação que gera emprego e renda”, destacou Aranha.

AÇÃO RECENTE

Em maio deste ano, parceria do Município com a Colônia Z-9, com apoio do Idene e Ministério da Integração Nacional, foram intensificadas ações do projeto de piscicultura que já previa mais de 40 tanques-rede no lago da Usina Santa Clara, destinados à produção de tilápias.

A Colônia conta com 360 associados e uma estrutura invejável, com caminhão, automóvel, veículo de passageiros, sede equipada e muito mais. Em maio, 12 pescadores filiados concluíram curso prático e teórico de capacitação, promovido pelo Senar, que abordou assuntos como montagem do tanque, colocação na água, a alimentação e biometria dos peixes, o peixamento, a despesca, a qualidade da água; análises clínicas e biológicas e todos as demais etapas para o criatório, incluindo, também o que se refere à legalidade documental necessária e os órgãos aos quais devem ser envolvidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário