quinta-feira, 28 de abril de 2022

SECRETÁRIO DE SAÚDE CONFIRMA ATENDIMENTO MÉDICO EM CRUZELÂNDIA E NOVA BRASÍLIA NO INÍCIO DE MAIO

  

Garantia foi dada ao vereador Willian Crisma na manhã desta quinta-feira (28)

 

Fernando e Willian


Atendendo aos constantes apelos dos moradores de Cruzelândia e Nova Brasília, o vereador Willian Crisma esteve reunido com o secretário de Saúde, Fernando Gonçalves Jardim, na manhã desta quinta-feira (28/4), para resolver o problema do atendimento médico regular nos dois povoados.

 

Willian disse que recebeu do secretário a garantia expressa de que, já a partir do início de maio, próxima semana, haverá consulta médica regular duas vezes por semana, dentro dos procedimentos previstos na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo consulta, prescrição de exames, vacinas, radiografias etc.

 



“O secretário foi bem compreensível e disse que as duas comunidades terão atendimento médico regular, duas vezes por semana, a partir de maio. Esta é a boa notícia para os moradores de Cruzelândia e Nova Brasília, cumprindo determinação do prefeito Robertinho”, disse Willian.

 

<> 

AMARAL PROPÕE CERIMÔNIAS SEMESTRAIS DE CASAMENTO COLETIVO EM TODO O MUNICÍPIO DE MUCURI

Da mesma forma que o casamento tradicional, as cerimônias coletivas incluem entrada dos noivos em tapete vermelho, marcha nupcial, decoração especial, presentes e sessão fotográfica

 



É de autoria do vereador Ademar Amaral de Souza, o Amaral, a Indicação nº 044/2022, aprovada na reunião da Câmara, terça-feira passada (26/4). O documento trata da promoção de cerimônias semestrais de Casamento Coletivo em Mucuri e no distrito de Itabatã, com participação de casais residentes em todos os distritos, povoados e comunidades rurais do Município, conforme orientação da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA)

 

Segundo Amaral, o projeto “Casamento Coletivo” beneficia aqueles casais hipossuficientes que vivem em situação de vulnerabilidade e não têm condições de arcar com as taxas necessárias para a habilitação do casamento. Caberá à Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, buscar essa parceria com a Defensoria Pública.

 



CASAMENTO LEGAL

 

O projeto garante orientações sobre todos os documentos necessários para a habilitação, isenção das taxas cartorárias e outros benefícios. A iniciativa é voltada para a promoção dos direitos humanos e proporciona a proteção jurídica e garantia dos direitos civis da família e sucessões, bem como a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais.

 

Ainda de acordo com a Indicação de Amaral, as cerimônias são similares às de um casamento tradicional, com a entrada dos noivos em tapete vermelho, marcha nupcial, decoração especial, presentes e sessão fotográfica.

 

O documento já foi encaminhado ao gabinete do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa.

 

<> 

segunda-feira, 25 de abril de 2022

DJALMA LUTA POR ENSINO INTEGRAL E CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA ADOLESCENTES E JOVENS


 É preciso ocupar o tempo de forma correta e responsável

 

"A falta de uma educação de qualidade e o tempo ocioso na vida dos nossos adolescentes e jovens são fatores que os levam à marginalidade e ao consumo de drogas"

 



Disponibilidade de ensino integral e cursos permanentes de capacitação profissional para adolescentes e jovens. Este foi o conteúdo da Indicação nº 91/2022, apresentada pelo vereador Djalma Moreira na reunião de segunda-feira passada (18/4).

 

Afirmou o vereador:

 

💬

 

“Está mais que provado que a falta de uma educação de qualidade e o tempo ocioso na vida dos nossos adolescentes e jovens são fatores que os levam à marginalidade e ao consumo de drogas. Conhecendo essa realidade, estamos solicitando ao Poder Executivo a disponibilidade de ensino integral e cursos permanentes de capacitação profissional para adolescentes e jovens.

 

A prevenção, por meio de uma educação responsável e acolhedora, é a única alternativa que temos. O poder público precisa garantir oportunidades de estudo, formação e inserção no mercado de trabalho. A escola precisa atrair, estimular e acolher esses adolescentes e jovens.

 

Estamos observando um aumento assustador dos casos de violência envolvendo adolescentes e jovens, na maior parte das vezes com problemas relacionados ao tráfico e consumo de drogas. Só repressão não adianta. É preciso prevenir.

 

Nossos jovens estão muito ociosos, não têm o que fazer, e acabam sendo usados pelo crime organizado. A situação é grave, mas o Município pode fazer muito, com adequação das escolas ao ensino integral, ocupando os turnos matutino e vespertino, e cursos gratuitos e permanentes de formação profissional.”

 



O documento foi enviado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta na semana passada.

 

<> 

quarta-feira, 20 de abril de 2022

LOZIM SUGERE PARCERIA COM GOVERNO ESTADUAL PARA USO DO PRÉDIO DA ANTIGA MINASCAIXA

Espaço pode ser aproveitado para eventos educativos e culturais de pequeno público, sem trazer nenhum prejuízo aos trabalhos da Secretaria de Estado de Fazenda

 



Lot Ignácio de Souza Junior, o vereador Lozim, apresentou na reunião de segunda-feira passada (18) da Câmara a Indicação nº 83/2022, que aconselha o prefeito Gilson Coleta a firmar parceria com o Governo de Minas Gerais para utilização do auditório e outras dependências do prédio da extinta MinasCaixa, sem prejuízo dos trabalhos da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).

 

Lozim lembra que, desde quando a Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais (MinasCaixa) foi extinta pelo governo estadual, no final dos anos 1980, o prédio onde funcionava a instituição em Nanuque, localizado na esquina da Avenida Geraldo Romano com a Rua Paracatu, em pleno centro da cidade, ao lado da Prefeitura, deixou de receber os servidos serviços de limpeza e conservação.

 

O vereador justificou: “Por várias vezes, ao longo de muitos anos, o auditório, que fica no pavimento superior do prédio, foi aproveitado para eventos educativos e culturais de pequeno público, como palestras, cursos, exibição de filmes, apresentações musicais, peças teatrais e outros, sem trazer nenhum prejuízo aos trabalhos da Secretaria de Fazenda.”

 

“Nos últimos anos, porém, aquele espaço passou a ser simplesmente ignorado pela sociedade local”.

 

Lozim acrescentou, dizendo: “O que se propõe aqui é que a Administração Municipal firme parceria com o Governo do Estado para utilização mais frequente do auditório em eventos culturais, ao mesmo tempo estimulando-se a promoção desses, já que a localização é excelente, em pleno centro. Caso seja firmada essa parceria, é oportuno, também, que se providencie limpeza e recuperação daquele espaço.”

 

O documento foi encaminhado ao prefeito Gilson Coleta.



 

<> 

JOSÉ OSVALDO RECOMENDA CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Presidente da Câmara também indica designação de profissional voltado para a saúde infanto-juvenil no Pronto-Socorro Municipal

 



Duas proposições foram apresentadas pelo presidente da Câmara, José Osvaldo Lima dos Santos, na reunião de segunda-feira passada (18).

 

Na Indicação nº 85/2022, o vereador considera importante a promoção de cursos de capacitação para pessoas com deficiência. Ele lembrou que na semana passada, dia 13/4, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o tema “oferta de capacitação para alunos com deficiência”, sobretudo quando concluem o ensino fundamental, foi a principal demanda apresentada por educadores durante audiência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

“Dentro dessa compreensão da realidade vivenciada no Estado, recomendamos ao Poder Executivo que oriente a Secretaria Municipal de Educação no sentido de promover cursos de capacitação para pessoas com deficiência”, disse ele.

 

Veja o documento.



DESIGNAÇÃO DE PROFISSIONAL VOLTADO PARA A SAÚDE INFANTO-JUVENIL EM HOSPITAIS NO PRONTO-SOCORRO MUNICIPAL

 

Na indicação nº 84/2022, José Osvaldo considera importante a designação de profissional voltado para a saúde infanto-juvenil em hospitais no Pronto-Socorro Municipal.

 

Ele se baseia no Projeto de Lei nº 3.884/21, que ainda tramita na Câmara dos Deputados, para pedir ao prefeito Gilson Coleta um estudo de viabilidade para a designação de um profissional especializado em ajudar crianças, adolescentes e suas famílias em ambiente hospitalar.

 

A função desse profissional será a de ajudar crianças e adolescentes, especialmente aquelas hospitalizadas, a enfrentar a experiência de uma doença, o alívio da dor, do sofrimento da melhor maneira possível, inclusive de forma positiva, com brincadeiras, com preparação, educação, atividades de autoexpressão etc.

 

Veja documento.

 

<> 

 

segunda-feira, 18 de abril de 2022

SIDNEI ALERTA PARA INCLUSÃO DE NANUQUE NO PROGRAMA PROVIAS

São mais de R$ 2 bilhões em investimentos para requalificar trechos com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias

 

Sidnei: atento aos programas governamentais


Na semana passada, o vereador Sidnei Pereira Silva (Sidnei do Frisa) apresentou Indicação na Câmara, na qual defende a inclusão prioritária de Nanuque no programa Provias, que já tem reserva de recursos superior a 2 bilhões de reais para pavimentação de estradas.

 

Sidnei quer que o prefeito, o vice-prefeito e vereadores se unam em uma mobilização integrada junto aos deputados estaduais e federais visando à inclusão de Nanuque, de maneira prioritária, no programa Provias, que o Governo de Minas já denomina “o maior pacote de obras rodoviárias da última década”.

 

O lançamento do programa foi feito no dia 4 de abril, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG).

 

Segundo o autor, com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o Provias vai requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

 

Afirmou o vereador: “Precisamos incluir no programa a estrada que liga Nanuque à divisa com o Espírito Santo, sentido Montanha; a estrada que liga Nanuque à divisa com a Bahia, sentido Taquarinha (Três Corações), município de Mucuri; a estrada ligando a BR-418 aos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos; a estrada ligando Nanuque a Vila Pereira pela Fazenda Veneza; e a recuperação da BR-418 no trecho de Nanuque até a divisa com a Bahia no sentido Posto da Mata e BR-101."

 

Reflexos econômicos positivos também são esperados com a realização do Provias. A expectativa é que sejam gerados pelo menos 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

 

O documento já foi encaminhado ao prefeito Gilson Coleta.

 

<> 

terça-feira, 12 de abril de 2022

LOZIM PROPÕE GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO PARA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL

 Livre acesso vigoraria de segunda a sexta-feira

Assunto será discutido com o prefeito Gilson Coleta

 



Como era em Nanuque nos anos 1990 e até início dos 2000, o vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, propôs na noite dessa segunda-feira (11), durante reunião da Câmara, a volta da gratuidade no transporte público aos estudantes de escolas das redes municipal e estadual.

 

O documento de Lozim leva em conta eventuais subsídios ou outras compensações legais decorrentes de parceria a ser firmada entre o Município e a empresa responsável pelo transporte coletivo das linhas bairro-centro-bairro.

 

“Importante resguardar que o benefício seja alcançado mediante diálogo e entendimento entre as partes, sem comprometer o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão do transporte público coletivo”, afirma o autor.

 

DISTÂNCIA SUPERIOR A 1,5 KM ENTRE CASA E ESCOLA

 

Pelo documento do vereador, o aluno só teria direito à gratuidade se comprovar que a distância entre o endereço da instituição de ensino e da sua residência seja superior a 1.500 metros (1 quilômetro e meio).

 

A Secretaria de Educação definirá junto às escolas a melhor forma de conceder as passagens, que só terão validade no turno em que o aluno estiver matriculado, de segunda a sexta-feira. Em feriados, sábados e domingos, a passagem específica do estudante não terá validade.

 

O assunto pode ser discutido de forma mais ampla entre o Poder Executivo, Poder Legislativo e a empresa prestadora do serviço. “Vou sugerir uma reunião com o prefeito para tratar do assunto”, prometeu Lozim.

 

Veja documento 👇

 


<> 

CADASTRO DE FAMÍLIAS PARA GARANTIR CASA PRÓPRIA E PROGRAMA CRECHE DOMICILIAR NOS BAIRROS

 Dois importantes pedidos do vereador Djalma Moreira

 



Nas duas últimas reuniões da Câmara, o vereador Djalma Moreira apresentou indicações de grande alcance social.

 

Nessa segunda (11/4), com a Indicação nº 74/2022, Djalma reiterou pedido de divulgação pública obrigatória do cadastro de candidatos inscritos em programas habitacionais com financiamento público.

 

Com a perspectiva de Nanuque ganhar novo conjunto habitacional, dentro do programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, em parceria com municípios, estamos reiterando o alerta para que a Prefeitura organize um cadastro de famílias que realmente estejam necessitando de moradia própria, levando-se em conta a situação de vulnerabilidade social dessas famílias.

 

Depois de feito esse cadastro, deve ser obrigatória a divulgação desses nomes no site da Prefeitura e também no site da Câmara. Objetivo é garantir ao cidadão a publicidade e a informação verdadeira da fila de espera dos inscritos, bem como a ordem dos próximos beneficiados, segundo os critérios de prioridade legais.

 

“Nossa preocupação é garantir que ninguém vai furar a fila e que somente as pessoas sem moradia é que vão ser beneficiadas. É dever da Administração Pública divulgar as suas ações e os seus serviços, visando à transparência das informações de interesse público”, destacou Djalma.

 

O programa casa Verde e Amarela reúne iniciativas habitacionais do governo federal para ampliar o número de moradias e atender as necessidades habitacionais da população.

 


PROGRAMA CRECHE DOMICILIAR

 

Na semana passada, na reunião do dia 4/4, o vereador apresentou a Indicação nº 60/2022, propondo a criação do Programa Creche Domiciliar nos bairros de Nanuque.

 

As creches domiciliares não se caracterizam nem como escola, nem como família, pois têm a função de oferecer uma alternativa de cuidado qualificado às crianças que se encontram em plena fase de desenvolvimento e que, por razões diversas, estão fora da escola.

 

Com o desenvolvimento do programa, será preciso regulamentar a atividade das chamadas “mães crecheiras”, ou seja, mulheres que prestam cuidados em seus domicílios a crianças de outras famílias, em turno único ou integral.

 

Normalmente, as creches domiliares atendem crianças de zero a cinco anos de idade, com no mínimo três e no máximo cinco crianças por residência, incluso o número de filhos na mesma faixa etária que a mãe crecheira porventura venha a possuir.

 

Veja os dois documentos 👇

 




<> 

terça-feira, 5 de abril de 2022

JOSÉ OSVALDO DIZ QUE BANCOS DEVEM SER OBRIGADOS A CONSTRUIR ABRIGOS EXTERNOS

 Vereador apresenta Indicação

Os abrigos precisam garantir proteção contra sol e chuva aos clientes e usuários que ficam em fila de espera

 

Imagem ilustrativa de abrigo externo construído pelo BB em Fernandópolis/SP


O presidente da Câmara de Nanuque, José Osvaldo Lima dos Santos, apresentou Indicação nº 69/2022 durante reunião na noite dessa segunda-feira (4), na qual estabelece obrigatoriedade às agências bancárias de disponibilizar abrigos externos de proteção aos clientes e usuários.

 

Segundo ele, é cada vez maior o número de municípios que têm aprovado leis específicas que obrigam as agências bancárias a disponibilizarem abrigos adequados de proteção contra sol e chuva aos clientes e usuários que ficam em fila de espera na área externa, normalmente entre os primeiros dez dias do mês.

 

Além do abrigo, o local deve disponibilizar cadeiras para espera, com prioridade aos idosos, deficientes, gestantes e mulheres com criança de colo.

 

A matéria segue esta semana para o gabinete do prefeito Gilson Coleta.

 

Veja o documento. 👇

 

<> 

sexta-feira, 1 de abril de 2022

25 ANOS DEPOIS DA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO EM NANUQUE, 4 PONTOS DE MOTOTÁXI JÁ GANHARAM ABRIGOS

Autor do pedido, vereador Elson Lima agradece deputado Cristiano Silveira

 

Elson e mototaxistas no ponto da Praça da Bíblia, perto da agência da Caixa


Foi exatamente no ano de 1997 que o serviço de mototáxi começou a funcionar em Nanuque. Agora, 25 anos depois, os pontos dos mototaxistas começam a ganhar abrigos com cobertura, garantindo mais segurança e comodidade para os profissionais e os usuários.

 

A conquista se deve ao vereador Elson Lima (PT), que fez o pedido ao deputado estadual Cristiano Silveira (PT), resultando na liberação de R$ 60 mil.

 

Elson e o deputado Cristiano Silveira no gabinete da Assembleia Legislativa, em BH


Até o momento, quatro abrigos foram instalados:

 

- Praça da Bíblia, perto da Caixa Federal, Lojas Americanas e Éobom Móveis;

- Praça dos Pioneiros, perto do Hospital Gecy Gomes;

- Av. Geraldo Romano, perto do Bradesco;

- Rua São Lourenço, próximo ao Supermercado Epa.

 

Praça dos Pioneiros

Av. Geraldo Romano, perto do Bradesco

Rua São Lourenço, perto do Epa

Cristiano Silveira, autor da emenda

Elson Lima


Outro ponto está quase montado, também na Praça dos Pioneiros, perto da Rodoviária, e mais um na praça principal do bairro UDR.

 

O ponto próximo à Rodoviária está sendo montado


“Fico feliz de poder contribuir para a melhoria do trabalho dos nossos mototaxistas, verdadeiros guerreiros, trabalhadores que merecem nosso apoio. Os abrigos com cobertura garantem mais conforto, protegendo do sol e da chuva, com assentos. Vamos continuar trabalhando para que novos abrigos sejam instalados na cidade. Agradeço ao deputado Cristiano Silveira pela atenção e boa vontade que demonstrou no reconhecimento ao trabalho dos mototaxistas de Nanuque", ressaltou Elson.





 <>