quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PESSOAS CONDENADAS POR CORRUPÇÃO NÃO PODEM RECEBER HOMENAGENS DO PODER PÚBLICO EM MUCURI

Projeto de Lei é de autoria do vereador Dr. Hélio e proíbe homenagens a pessoas que tenham sido condenadas por atos de improbidade e corrupção


Na reunião de terça-feira passada (28), o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, apresentou Projeto de Lei nº 026/2017, que trata da vedação de homenagens a pessoas que tenham sido condenadas por atos de improbidade e corrupção, no âmbito da Administração Pública do município de Mucuri.

No documento, Hélio inclui, por exemplo, concessão de títulos de Honra ao Mérito, Cidadão Mucuriense e outros, bem como denominação de prédios, ruas e outros logradouros públicos.

A vedação se estende, também, a pessoas que tenham praticados atos de lesa-humanidade, tortura, exploração do trabalho escravo, violação dos direitos humanos, maus tratos aos animais, ou deles tenham sido historicamente considerados participantes.


Ao justificar o projeto, disse o vereador: “Diante do momento político-administrativo vivenciado em nosso País, este Projeto de Lei constitui um nítido reflexo dos esforços da sociedade que culminaram com as atuais manifestações de rua e demais protestos, os quais clamam por um Governo mais sério, ético, justo e sobretudo com prometido com o bem comum”.

Prossegue: “Como Legisladores Municipais, verdadeiramente, não faz sentido – e representa até um desrespeito ao cidadão – simplesmente cruzarmos os braços e permitir certos absurdos como homenagens prestadas a pessoas que tiveram um passado sujo, envolvidas em atos de improbidade crimes de corrupção, e passam a ter seus nomes eternizados em denominações de ruas e avenidas, escolas, unidades de saúde e outros logradouros públicos, bem como honrarias como títulos de cidadania.”


Em nome da ética, da honestidade e da justiça, ele pediu o apoio dos colegas para a aprovação do projeto, que deverá ser votado ainda este ano.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

REVOLTA: OBRA DA COPASA NO CENTRO SE ARRASTA POR 2 MESES ATRAPALHANDO TRÂNSITO

Vereador Aranha cobra pulso firme do prefeito e diz que Município pode ser responsabilizado por acidentes. 


Desculpe o transtorno. Estamos trabalhando para você. Os dizeres das placas, além de desgastados, são velhos conhecidos da população de Nanuque, mas não amenizam a revolta, o incômodo e os transtornos causados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), quando ela se mete a assumir responsabilidade por serviços nas ruas, mexendo com a infraestrutura da cidade. Na maioria das vezes, as obras se arrastam por meses, quando poderiam ser concluídas em uma semana.

Placas: dizeres manjados e população desrespeitada
Desta vez, é o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas que denuncia o serviço que vem sendo feito há quase dois meses na Avenida Santos Dumont, quarteirão entre as ruas Ladainha e Novo Cruzeiro, em pleno centro comercial. Segundo ele, “é um exemplo de negligência, desleixo e total falta de compromisso com a sociedade”.

Tem dia que não aparece ninguém para trabalhar.
Poeira e barulho insuportáveis


Por causa dos trabalhos, o trânsito foi todo desviado para uma única pista ao lado. “Nós entendemos que os serviços precisam ser executados, claro, mas o problema é a demora, a irresponsabilidade. Eles interditaram a pista, começaram a cavar, mas logo em seguida a obra foi paralisada. A gente passa lá durante o dia e não vê ninguém trabalhando. De repente, retomam as obras e suspendem novamente no dia seguinte. Nessa embromação, já vai se arrastando por dois meses”, reclamou Aranha. "Comerciantes e moradores vêm reclamando nas redes sociais e até vídeos foram gravados." 



Quarteirão interditado (mapa Google)

O vereador cobra pulso firme do prefeito e diz que o Município pode ser responsabilizado em caso de acidentes, já que por ali transitam caminhões, ônibus, automóveis de passeio, motos, bicicletas e pedestres. “Roberto precisa ser mais enérgico e cobrar uma melhor postura da empresa, pois o cronograma não está sendo cumprido. Ninguém sabe que dia o trabalho será concluído. Uma vergonha! Que Deus não permita, mas se eventualmente algum acidente acontecer, o Município pode ser responsabilizado”.


Enquanto isso, Aranha se solidariza com a população, principalmente com os comerciantes e prestadores de serviços que trabalham nas imediações. “É muita poeira, barulho insuportável de máquinas, veículos disputando o espaço que já é estreito, e ainda tem gente que estaciona naquele trecho. Aquela situação está beirando o caos. Volto a dizer: o prefeito precisa ter alguma iniciativa! Está chegando a temporada de Natal e Ano-Novo, maior movimentação de pessoas, e se nada for feito, vai fechar o ano e começar 2018 com essa esculhambação”, concluiu Aranha.

No início deste ano, durante reunião entre representantes da empresa com o poder público, constatou-se uma enorme falha na comunicação entre Copasa e comunidade, já que, sem nenhum aviso prévio, serviços começam a ser feitos, buracos são abertos, trabalho é interrompido, e, ao final, ninguém resolve nada.

ALEMÃO FAZ NOVO PEDIDO DE SEMENTES PARA PEQUENOS AGRICULTORES

Depois de conseguir recentemente 2 toneladas de sementes de milho, graças ao empenho do deputado federal Zé Silva (Solidariedade), o vereador Gilmar dos Santos “Alemão” Pereira acaba de assinar novo ofício enviado ao parlamentar, no qual solicita mais sementes.


Alemão aproveita ação coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Emater e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), que vem distribuindo sementes de milho, feijão e sorgo nos territórios Mucuri, Norte, Vale do Rio Doce,  Alto Jequitinhonha e Médio e Baixo Jequitinhonha, em dezenas de municípios.


A ação integra o Projeto “Sementes Presentes – Alimento e Trabalho no Campo”, da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo do Governo de Minas Gerais, e tem como público agricultores familiares inscritos (as) no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo. Muitas dessas famílias merecedoras das sementes são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

“Na medida em que as sementes são distribuídas, vamos verificando a necessidade desses pequenos agricultores, o que me estimula a continuar fazendo constantes apelos ao deputado Zé Silva, que tem atuação voltada para as comunidades rurais”, comentou o vereador.

Sementes Presentes nos territórios

A entrega das sementes prossegue até a primeira semana de dezembro e o cronograma já foi definido para alguns dos 159 municípios contemplados. Ainda este ano serão distribuídas mais de 235 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo para quase 25 mil famílias.

Alemão e o deputado Zé Silva
Para início de 2018, serão beneficiadas mais 26 mil famílias com o recebimento de 156 mil saquinhos do kit-horta, sementes de abobrinha, alface, repolho, cenoura, beterraba e quiabo.        
           
Enfrentamento da Pobreza

O Projeto Sementes Presentes tem por objetivos fomentar a agricultura familiar por meio de assistência técnica e recebimento de insumos; articular esta produção com as compras de merenda escolar e possibilitar o incremento da economia local; adequar o cardápio aos produtos regionais para alcançar 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) empregados na aquisição de produtos da agricultura familiar. Além de promover a segurança alimentar para famílias de agricultores em situação de vulnerabilidade social. 
Ofício do deputado ao vereador
(julho/2017)
Ao todo, o projeto contempla 750 escolas estaduais, envolve 1.500 gestores públicos e vai beneficiar 50 mil famílias de pequenos produtores rurais de 159 municípios nos territórios de desenvolvimento do Alto Jequitinhonha, Médio e Baixo Jequitinhonha, Norte, Mucuri e Vale do Rio Doce. Essas regiões apresentam altos índices de pobreza e vulnerabilidade social, segundo pesquisa do IPEA/2015.


terça-feira, 28 de novembro de 2017

DR. HÉLIO VAI PEDIR COMEMORAÇÃO DO DIA DO CICLISTA EM MUCURI


Com a sanção oficial na quarta-feira passada (22/11) do Dia Nacional do Ciclista pela Presidência da República, a ser comemorado anualmente no dia 19 de agosto, o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, vai encaminhar documento ao prefeito Carlos Simões solicitando a comemoração da data em Mucuri, com programação organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

A criação desta data foi estabelecida pela Lei 13.508/2017. Finalidade é celebrar a importância do ciclista no trânsito das cidades e da bicicleta como meio de locomoção.

“O Dia Nacional do Ciclista pode ser mais uma atração turística incluída no calendário de eventos de Mucuri. É um assunto que merece atenção especial por parte do prefeito e do secretário de Turismo e Cultura”, disse Hélio.


CARTILHA

Para auxiliar a segurança e a convivência das bicicletas com os demais meios de transporte no trânsito brasileiro, o Ministério das Cidades lançou, em 4 de março de 2016, a Cartilha do Ciclista. A cartilha destaca, por exemplo, os itens e acessórios que aumentam a segurança do ciclista, dicas para pedalar com segurança, sinalização de trânsito e outros temas. O material está disponível no site do Ministério das Cidades: http://www.cidades.gov.br/publicacoes/item/12-cartilha-do-ciclista



segunda-feira, 27 de novembro de 2017

ARANHA ASSINA MOÇÃO DE APLAUSO AO PASTOR GEOVANE, NOVO PRESIDENTE DO COMEN

A indicação do Pastor Geovane Santos Caldeira para a presidência do Comen (Conselho de Ministros Evangélicos de Nanuque), em solenidade realizada no sábado passado, mereceu do vereador Antonio Carlos Aranha Ruas a autoria de Moção de Aplauso, apresentada na reunião da Câmara desta segunda-feira (27).

PASTOR GEOVANE E VANESSA
Aos 51 anos, completados no dia 2 de setembro deste ano, o Pastor Geovane Santos Caldeira foi proclamado novo presidente do Comen, sólida e organizada instituição religiosa que foi criada com o intuito de promover o Evangelho de Cristo e a unidade cristã, referencial de amizade e harmonia entre as lideranças evangélicas da cidade.

O Pastor Geovane é natural de Araçuaí, cidade do Vale do Jequitinhonha. É casado com a sra. Vanessa Valéria desde 2002, com quem tem duas filhas – Lorena e Samira – e dois netos – João Henrique e Vitória.


Justificando a moção, Aranha diz que o Pastor Geovane é “respeitado por seu conhecimento teológico, postura ética e trabalho desenvolvido na cidade”. Por isso mesmo, “os ministros evangélicos reconhecem sua dedicação, justificando a indicação para o cargo”. Pastor Geovane é o líder religioso da Igreja Batista Vida e Paz. 

Aranha, autor da moção
Agora, o projeto maior da diretoria do Comen é expandir o Reino, através de seus líderes, e ver multiplicar as igrejas evangélicas no Município e região. Entre os eventos promovidos pela entidade está a já tradicional ‘Marcha para Jesus’, evento anual que mobiliza milhares de pessoas de Nanuque e de cidades vizinhas”, acrescentou o vereador.

Depois de constar o registro em ata da moção, a Câmara encaminhará ofício ao homenageado.


sexta-feira, 24 de novembro de 2017

EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA POLIVALENTE SERÁ MOSTRADA EM SEMINÁRIO DIA 30


Vereador Alemão elogia “diferencial criativo” da direção, professores e alunos

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA TEM INSCRIÇÕES GRATUITAS

Um painel mostrando práticas de sucesso desenvolvidas pela Escola Estadual Antonio Batista da Mota (Polivalente) no campo da educação empreendedora, com ampla participação de professores e alunos, será um dos destaques do Seminário Municipal de Educação Empreendedora, Cooperativista e Financeira, marcado para o próximo dia 30, quinta-feira. A iniciativa é voltada para os profissionais da rede educacional do município.

Alemão e Renata Carvalho, do Sebrae

Como ex-aluno da escola, o vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, manifesta sua empolgação com o nível de avanço conquistado pelo Polivalente. “De uns anos para cá, a escola tem se destacado no campo do empreendedorismo, porque promove eventos que despertam esse lado mais ativo e protagonista do aluno, estimulando suas vocações profissionais, abrindo os seus horizontes diante da vida”, disse ele. "Esse diferencial criativo projeta uma imagem muito positiva para o Polivalente"

O seminário é uma parceria do Sebrae com a Secretaria Educação. As inscrições são gratuitas. O evento vai acontecer das 19h às 22h na quadra do Polivalente.

Segundo Alemão, como a experiência do Polivalente tem sido bem-sucedida, justifica-se a finalidade do seminário, que é justamente sensibilizar os profissionais da educação a atuarem em sala de aula de forma mais inovadora, criativa e integrada, levando de forma transversal os conceitos de empreendedorismo, educação financeira e cooperativista para o dia a dia dos estudantes.

Mônica Carvalho (Escola Polivalente)
A programação contará com a palestra “Um Novo Olhar sobre a Educação”, com o professor de Educação e Filosofia da Unicamp, César Nunes. No painel para apresentação de cases de sucesso do Programa de Educação Empreendedora, além das ações do Polivalente, também serão mostrados os trabalhos com alunos da Escola Municipal Professora Arminda Lopes Ribeiro, da vizinha cidade de Carlos Chagas.


De acordo com a analista do Sebrae Minas em Nanuque, Renata Carvalho, o seminário irá motivar um novo olhar sobre a educação. “Queremos que os educadores se conscientizem que eles são os atores mais importantes para a formação de alunos proativos, participativos e protagonistas de suas vidas. O Sebrae Minas trabalha por meio do Programa de Educação Empreendedora pela inclusão do pensamento empreendedor de alunos e educadores com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das características empreendedoras”, afirmou.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

DR. HÉLIO SUGERE AO PREFEITO QUE BUSQUE APOIO FINANCEIRO DA SUDESB PARA REFORMA DO CAMPO DE FUTEBOL


Suporte financeiro por parte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nas obras de requalificação do campo de futebol de Mucuri, é a nova indicação assinada pelo vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, dirigida ao prefeito Carlos Simões.

Na terça-feira passada, dia 21, o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, assinou ordem de serviço para início das obras de melhorias do estádio de Jequié. Recentemente, o próprio governador Rui Costa já havia autorizado a Sudesb e a Setre a celebrarem convênios com prefeituras de 15 municípios para execução de obras nos seus respectivos estádios.

O vereador foi ao campo de futebol,
onde conversou com o diretor de Esportes,
Carlos Henrique Oliveira Góis

Para Hélio, “o momento é propício para que Mucuri formalize o pedido de parceria com o governo estadual para reforma do nosso campo de futebol, incluindo construção de arquibancada com tribuna de honra, muro, alambrado, novos vestiários, espaço para a imprensa, iluminação, instalações elétricas, sanitários para o público e outros benefícios”.

No caso de Jequié, o investimento foi da ordem de R$ 706 mil. “Com um recurso dessa grandeza, o campo de Mucuri pode ser totalmente transformado”, lembra Hélio. “O prefeito precisa se empenhar de corpo e alma nessa reivindicação”.

No total, até o momento, o investimento em recuperação de campos de futebol chega a 8,5 milhões de reais, beneficiando um total de 18 municípios com obras de requalificação de estádios e ginásios esportivos. No próximo dia 27, novos convênios devem ser firmados com outros municípios com o mesmo objetivo.

HÉLIO SEMPRE DEFENDEU APOIO AO ESPORTE NAS REUNIÕES DA CÂMARA


Em junho deste ano, Hélio voltou a cobrar um completo trabalho de recuperação do campo de futebol de Mucuri. Chegou a enviar ofício à secretária municipal de Obras e Serviços Urbanos, Larissa Silva Azevedo, no qual explicou a necessidade de algumas medidas estruturais inadiáveis, entre elas a manutenção da rede pluvial, colocação da tampa da caixa de drenagem e limpeza da fossa.

Elias Dourado, diretor-geral da Sudesb
Naquela oportunidade, o vereador cobrou, também, reforma dos banheiros e vestiários, pintura do muro, recuperação dos portões, melhoria do acesso ao estádio, iluminação, estrutura de alambrados e gramado. 

“O nosso campo de futebol é parte da história de Mucuri e merece ser bem cuidado. O local concentra crianças, jovens e adultos aos finais de semana, confirmando o futebol como esporte número 1 dos brasileiros e, é claro, de todos os mucurienses. Nosso desejo é que Mucuri tenha um estádio estruturado, atendendo às exigências mínimas das normas técnicas, para que possa receber jogos de competições intermunicipais e interestaduais”, disse o vereador, há cinco meses.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

ARANHA PEDE DEVOLUÇÃO DE PROJETO AO PREFEITO PARA CORRIGIR ERROS NO TEXTO

Por meio de requerimento à presidente da Câmara, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) vai pedir a devolução do Projeto de Lei nº 49, de 20/11/2017, ao gabinete do prefeito Roberto de Jesus (PSDC), para que ele determine à sua assessoria jurídica a correção do texto.

Para Aranha, texto de um projeto de lei
precisa ser correto, conciso e atemporal
Não obstante o prefeito seja advogado, Aranha apontou incorreções na redação do documento, que é de autoria do Poder Executivo. O projeto estabelece proibição de estacionamento de caminhões e máquinas pesadas em determinados trechos de vias públicas do centro da cidade.

Projeto de Lei assinado pelo prefeito
O vereador cita, por exemplo, o artigo 1º, no qual o texto se refere a imediações das ruas Artur Felipe dos Santos e Rua Circular, e menciona como ponto de referência o prédio do Fórum do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. No parágrafo único do art. 2º, o texto faz menção a uma clínica de fisioterapia. “Com a minha experiência de vereador em segundo mandato e, de acordo com consulta a advogados amigos meus, o texto legal precisa ser revisado”, comentou.


Aranha observa: “O texto de um projeto de lei deve ser atemporal, ou seja, não pode correr o risco de ser afetado pelo tempo. Veja, por exemplo, no caso do artigo 1º, o Fórum é usado como referência para localização de trechos entre as ruas Artur Felipe dos Santos e Rua Circular, sendo que o prédio da Justiça da Comarca de Nanuque tem como endereço oficial a Praça Teófilo Otoni, nº 20. Por que não fazer a referência das ruas pelo número do imóvel? Além disso, o Tribunal de Justiça pode resolver, a qualquer tempo, construir uma nova sede, em outro local da cidade”.


Como membro da Comissão de Redação, Justiça e Legislação da Câmara, Aranha diz que o caso do parágrafo único do artigo 2º é mais grave ainda. “O texto precisa ser mais claro. Por que não foi mencionado o nome da rua com a sua respectiva numeração? O projeto cita o nome de uma clínica de fisioterapia. Aí, volto a perguntar: será que a referida clínica irá permanecer naquele local até o ano que vem? Ou daqui a dois, três, quatro, cinco anos? Trata-se de um estabelecimento particular que, a qualquer momento, também pode mudar de endereço”.


O Fórum está situado na Praça Teófilo Otoni, 20
Com essas observações, Aranha considera sensato e prudente devolver o projeto ao gabinete do prefeito, para que as alterações sejam feitas. “O texto carece de concisão e precisa ser melhor referenciado, bastando que se mencione ‘rua tal, número tal, proximidades da rua tal, de forma clara, sem precisar necessariamente incluir a existência de prédios específicos. A vigência da lei prevê data de início, mas não menciona o seu término. Também é importante que se façam pequenas correções de pontuação e acentuação”, concluiu.

Ele espera que o prefeito proceda às correções o mais rapidamente possível, para que o projeto seja encaminhado para votação na Câmara.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

ARANHA VOLTA A INSISTIR NA REATIVAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL DE NANUQUE EM PARCERIA COM A CODEMIG

Retomando proposição apresentada no início do ano na Câmara, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) espera que o prefeito priorize em 2018, dentro de suas ações de recuperação econômica de Nanuque, uma parceria do Município com o Governo de Minas, por meio da Codemig, para reativação das funções do Distrito Industrial.

Área do Distrito Industrial de Nanuque
No primeiro trimestre deste ano, Aranha aproveitou o lançamento, pelo Governo de Minas, do Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais, quando indicou ao prefeito a necessidade de inclusão do Distrito Industrial de Nanuque nesse esforço, que visa resgatar do abandono distritos industriais de todo o estado com infraestrutura precária. 

Os distritos industriais sempre foram tratados como loteamentos, e hoje o conceito deles é o de condomínios industriais competitivos.

Aranha e o subsecretário de Assuntos Municipais,
do Governo de Minas, Marco Antonio Viana Leite
O programa envolve o governo estadual, a Federação das Indústrias de Minas Gerais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de prefeituras municipais. A coordenação do trabalho será da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Com Zito Vieira, diretor da Codemig
Argumentou o vereador: “Há mais de 30 anos que foi criado o Distrito Industrial de Nanuque, abrangendo partes das regiões leste e norte da cidade, onde hoje funciona a Secretaria de Assistência Social, além de concessionárias de veículos, oficinas mecânicas e outras atividades. Foi um momento de grande expectativa. Com o passar dos anos, no entanto, aquele espaço reservado a indústrias foi perdendo sua finalidade, descaracterizado por construções residenciais”.

MODERNIZAÇÃO

O entendimento do programa é de que os distritos industriais precisam de modernização para que possam atrair novos parceiros. Este ano, a Codemig fez um mapeamento dos distritos industriais relacionados para receber investimentos de R$ 30 milhões, mas Nanuque não fez parte do grupo.

A ideia do vereador é estimular a união dos empreendedores, não só na resolução de problemas, como também visando ao bem que o cooperativismo e o associativismo podem fazer aos negócios. A visão da Codemig é que, dentro de um distrito industrial integrado e com ambiente organizacional bem-estruturado, fica mais fácil atrair investimentos. Durante muito tempo, os distritos industriais foram tratados como loteamentos e hoje o conceito deles é o de condomínios industriais competitivos.

VOLTA DO FESCAN E DE OUTROS EVENTOS LIGADOS A MÚSICA, DANÇA E TEATRO EM NANUQUE

Vereador Aranha apresenta proposição na Câmara e orienta prefeito a buscar recursos da Lei de Incentivo à Cultura, que tem mais de R$ 40 milhões para eventos no interior mineiro


Programada para a sessão da Câmara na próxima segunda-feira, dia 27, proposição assinada pelo vereador  Antonio Carlos Aranha Ruas, que trata de apoio e ações integradas para retorno do Fescan (Festival da Canção Nanuquense) e de outros eventos culturais no município de Nanuque, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, para o ano de 2018.

Segundo Aranha, entre as décadas de 1960 e 1990, Nanuque viveu um período de efervescência cultural, com realização de festivais de música, shows com artistas consagrados talentos regionais, shows de calouros, festivais de dança, teatro e outras atividades. “Com a chegada do ano 2000, parece que uma nuvem de comodismo e letargia pairou sobre a cidade, disse ele.

A proposta do documento do vereador é promover ações integradas entre poder público e iniciativa privada, em parceria com o governo estadual, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que vem lançando um novo olhar sobre as artes no interior de Minas. Aranha lembra que, para se ter uma ideia, do total de R$ 92 milhões destinados em 2017 para a cultura, o montante recorde de R$ 41,5 milhões foi reservado para ações fora da capital.


“Recomendamos ao prefeito que acione a Secretaria de Cultura em ações como a volta do Festival da Canção Nanuquense (Fescan), que teve quatro edições na década de 1980, incentivo a eventos ligados a música, dança, teatro e outras manifestações artísticas, buscando esse suporte financeiro do Governo de Minas, que tem como proposta exatamente garantir a democratização e a territorialização da arte e da cultura".

Aranha lembra, ainda, que no programa de governo do atual prefeito ele prometeu amplo debate acerca do resgate, valorização e continuidade das politicas de cultura, lazer e esporte com, a organização e efetivo funcionamento dos respectivos conselhos municipais.

No plano de governo consta, exatamente, a volta do Fescan e apoio a diversos eventos artísticos e culturais.


MOMENTO É ADEQUADO A AUDIÊNCIA PÚBLICA EM NANUQUE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

Vereador Alemão sugere vinda de comissão da Assembleia Legislativa para discutir avanço de criminalidade


Em Indicação apresentada à Mesa Diretora da Câmara, o vereador Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, afirmou que o momento é adequado à realização de Audiência Pública em Nanuque, com a vinda da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater avanço da criminalidade.

Ele recomendou à presidente Rozilene Almeida o envio de ofício à Comissão de Segurança Pública da Assembleia, solicitando a vinda dos seus integrantes a Nanuque, com a finalidade de debater, em Audiência Pública, os casos de homicídios e roubos que vêm ocorrendo de forma crescente na cidade nos últimos meses.

ALEMÃO EM AUDIÊNCIA SOBRE
SEGURANÇA EM VILA PEREIRA
(arquivo 11/11)
Alemão diz que “o objetivo será discutir e, principalmente, buscar soluções para problemas relacionados à segurança pública no município de Nanuque, que já aparece entre as localidades de maior índice de violência no estado, segundo dados oficiais”.

Para a reunião, Alemão recomenda convite a representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Associação Comercial, Sindicato Rural, entidades e demais interessados.


TRANSPORTE GRATUITO DOS PACIENTES DE MUCURI À POLICLÍNICA DE TEIXEIRA DE FREITAS

Vereador Dr. Hélio cobra ampla divulgação em todos os distritos e povoados de Mucuri, para que a população fique informada
  

Em documento já elaborado por sua assessoria de gabinete, o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, vai cobrar ampla divulgação, na Sede do Município e em todos os distritos e povoados de Mucuri, com uso de carros de som, panfletos, jornais, rádio e redes sociais, sobre transporte gratuito de pacientes à Policlínica Regional de Teixeira de Freitas.

Com o funcionamento da primeira Policlínica Regional da Bahia, em Teixeira de Freitas, que tem Mucuri em seu raio de atendimento, Hélio diz que é fundamental que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, intensifique um trabalho de ampla divulgação na Sede, em Itabatã e em todos os distritos e povoados, além de comunidades rurais, para que todas as famílias fiquem bem-informadas. A Policlínica foi inaugurada sexta-feira passada, dia 17.

O TRANSPORTE DE PACIENTES


Para agilizar esse trabalho, o Governo da Bahia disponibilizou uma estrutura de micro-ônibus para conduzir os pacientes. “Por isso, sugerimos a utilização de todos os meios de comunicação disponíveis. Afinal de contas, não basta o uso de redes sociais, pois existe grande número de famílias que não têm acesso à comunicação virtual”, alertou.

ATENDIMENTO SERÁ AGENDADO

O vereador lembra que a Policlínica Regional não vai atender urgências e emergências ou outros tipos de demanda espontânea. O atendimento será feito através de um agendamento pelas Secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do consórcio que administra a Policlínica.


DR. HÉLIO INDICA PARCERIA E APOIO NA PROMOÇÃO DO “NATAL DOS IDOSOS”


Promoção, apoio e parceria do poder público com entidades na realização do “Natal dos Idosos” em Mucuri, distritos e povoados, é a nova Indicação do vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio.

Na compreensão do vereador, com a aproximação da temporada de Natal e Ano-Novo, enquanto muita gente se preocupa unicamente com o preço do peru, do panetone, festas de amigo secreto nas empresas e com as viagens no Réveillon, ele diz que “é preciso um olhar mais solidário, carinhoso e acolhedor com as pessoas que já passaram dos 60 anos de idade e que não contam com a convivência de suas famílias”.


Ele recomenda ao prefeito Carlos Simões acionar a Secretaria de Assistência Social em ações de promoção, de apoio e de parceria com entidades, empresários, escolas, igrejas e voluntários na realização do “Natal dos Idosos”, beneficiando não apenas a Sede do Município, mas todos os distritos e povoados.

“No decorrer de um ano que foi inteiramente tomado por notícias ruins, de tragédias, assassinatos e violência crescente, é hora de sermos tocados por um forte espírito de amor e solidariedade, sufocado em meio a tanta notícia desagradável”, justifica Hélio.

Como sugestão, ele relaciona promoção de festinhas dançantes, amigo secreto, distribuição de presentes, shows com artistas locais e várias outras atrações. “Por isso, é importante que o poder público assuma a iniciativa de promover esses eventos, com total engajamento de todos os setores do governo municipal e, é claro, da Câmara, no que for possível, dentro da legislação vigente”.


segunda-feira, 20 de novembro de 2017

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Nesta segunda-feira, 20 de novembro, comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, data que lembra a trajetória de Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, falecido em 20 de novembro de 1695.


A finalidade desta data é motivar uma ampla reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, considerando o impacto na história e desenvolvimento do Brasil.

Nossas homenagens.

domingo, 19 de novembro de 2017

INDICAÇÃO DE GILSON QUER REGULAMENTAR AÇÕES DE APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR

Na próxima sessão da Câmara, segunda-feira (27), o vereador Gilson Coleta Barbosa vai expor a necessidade de Projeto de Lei, autoria do Executivo Municipal, para regulamentar mecanismos de fortalecimento da agricultura familiar de Nanuque.


Para ele, “está na hora de o Poder Executivo enviar à Câmara um Projeto de Lei destinado a regulamentar mecanismos de colaboração do poder público com a agricultura familiar de Nanuque”. E explica que “a finalidade é proporcionar meios para que o agricultor se desenvolva com competitividade no mercado”.

O documento imaginado por Gilson deverá trazer políticas destinadas à facilitação de acesso ao crédito, à assistência técnica rural, à infraestrutura e serviços, à conservação do solo e áreas degradadas, a pesquisas, ao cooperativismo, à profissionalização, entre outras ações. O projeto também deverá regularizar os processos de compra de produtos da agricultura familiar para serem servidos na merenda das escolas.


O vereador sugere, na elaboração do projeto, colaboração de órgãos como Emater-MG, IMA, IEF, Sebrae, associações de pequenos produtores rurais e, é claro, a Secretaria Municipal de Agricultura.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

DR. HÉLIO RECEPCIONA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA JACI FERREIRA

PROFESSORES E ALUNOS
NA CÂMARA

Vereador considera fundamental a participação dos estudantes na vida social, política e administrativa do Município


Na tarde da última terça-feira (14), o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, e o advogado Antonio Luciano Moreira, do setor jurídico da Câmara Municipal, recepcionaram professoras e alunos do 3º ano do ensino médio (matutino) da Escola Jaci Ferreira dos Santos. A iniciativa faz parte do projeto de integração Câmara-Escola, idealizado por Hélio, visando aproximar ainda mais o Poder Legislativo dos vários segmentos da sociedade.


Hélio explicou o funcionamento da Câmara, o processo legislativo e respondeu algumas perguntas formuladas pelas professoras Daniela Santos Roque Bezerra e Zenilva Cunha Aleixo e pelos alunos. Assuntos como Orçamento do Município, origem dos recursos e destino das verbas, votação de projetos, Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual foram abordados.


O assessor jurídico Luciano esclareceu sobre a participação da comunidade nas reuniões da Câmara, inclusive com direito ao uso da “Tribuna Livre” durante as sessões. Mas, para isso acontecer, é necessário que seja encaminhada solicitação por escrito à secretaria, em nome de empresa, entidade ou órgão público.

Outros questionamentos ficaram por conta da aplicação dos recursos oriundos do Fundef (atual Fundeb), que prevê a destinação de 60% para remunerar servidores da Educação. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) foi criado em 1996 e vigorou até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


“É normal a gente ouvir estudantes falando que odeiam política ou que não se interessam por assuntos ligados a política. Por isso, considero importante esse trabalho das professoras da Escola Jaci Ferreira, conduzindo os estudantes até a sede do Poder Legislativo e discutindo assuntos que, ao contrário do que muitos pensam, são, sim, do interesse de todos”, observou Hélio.

O vereador disse que a Câmara sempre estará de portas abertas para receber a classe estudantil, esperando a visita de novas turmas ainda este ano e no decorrer de 2018. “Participação política é uma ação de cidadania. Eles estão de parabéns!”, concluiu Hélio.


terça-feira, 14 de novembro de 2017

ARANHA E ALEMÃO PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA SOBRE POLICIAMENTO NO DISTRITO DE VILA PEREIRA

A necessidade da presença permanente de policiais militares nos dois distritos de Nanuque, para garantir a segurança das comunidades, motivou a participação dos vereadores Antonio Carlos Aranha Ruas e Gilmar dos Santos “Alemão” Pereira na audiência pública realizada no sábado (11) em Vila Pereira.


As polícias Militar e Civil estiveram representadas pelo tenente Ângelo (24° Cia. Independente da Policia Militar) e o delegado Luís Bernardo Rodrigues de Moraes Neto (Delegacia Regional da Policia Civil de Nanuque), além do prefeito Roberto de Jesus, do vice Barreto e assessores.

Ten PM Ângelo
Os encontros de Vila Pereira e Gabriel Passos foram considerados propositivos, apontando possíveis soluções para atendimento às reivindicações dos moradores. 

Del. Luís Bernardo
Aranha e Alemão observaram que os índices de violência crescem também nos pequenos núcleos populacionais, exigindo providências por parte do poder público, já que a segurança é dever do Estado e um direito de todos, independentemente do fato de uma pessoa residir na cidade grande ou numa localidade de população em torno de 2.000 habitantes.


A cobrança dos vereadores foi pela presença permanente de agentes policiais e, principalmente, do trabalho de patrulhamento noturno.

A participação dos moradores foi expressiva
Os representantes das duas corporações de segurança alegaram problemas como pequeno contingente e dificuldades estruturais, que só podem ser resolvidas com uma intervenção direta do governo estadual.


As reclamações foram anotadas, bem como as sugestões dos moradores. Alemão e Aranha se incumbiram de levar as demandas a seus representantes políticos em Belo Horizonte, para que intercedam em favor dos distritos.

“Os moradores têm razão quando cobram segurança. Eles só querem ter a tranquilidade da presença de agentes policiais, dia e noite, de domingo a domingo”, comentou Alemão. “As famílias pedem mais atenção das autoridades por conta da falta de segurança. Pequenas ocorrências vêm retirando  o sossego de quem vive nos distritos”, pontuou Aranha. (Texto: assessoria dos vereadores / fotos: site da Prefeitura Municipal de Nanuque / recorte e edição de fotos: administração do blog VTV - Vereadores que Trabalham de Verdade e assessoria dos vereadores)