sexta-feira, 29 de junho de 2018

ARRAIÁ DOS IDOSOS DE MUCURI



Atendendo convite da Pastoral da Pessoa Idosa, com muita alegria participei dos festejos juninos


Melhor do que a classificação do Brasil na Copa do Mundo, quarta-feira, foi ter participado, nesta quinta-feira (28), do ARRAIÁ DOS IDOSOS, iniciativa muito bonita dos membros da Pastoral da Pessoa Idosa.
        




Tenho muito a agradecer à nossa amiga Diana Belém, presidente da Pastoral, estendendo a todos os colaboradores e apoiadores. Destaco, também, a presença da queridíssima  dona Zezé, muito carismática.




Completei 40 anos em novembro, mas como o tempo na vida da gente está passando tão rápido, não demora muito e estarei também no grupo da terceira idade.

Só espero chegar lá com a alegria de viver, a energia e animação dessa galera. Foi muito gostoso participar do ARRAIÁ DOS IDOSOS, a gente sente o calor humano, o carinho, a experiência de vida, os ensinamentos, a sabedoria de quem já passou dos 60 e até de quem já passou dos 80 anos e ainda tem motivação para viver muito mais.





Agradeço pelo convite, agradeço pela honra de ter participado dos festejos. Muito obrigado!





Ganhei minha quinta-feira e estou terminando o mês de junho fortalecido da amizade e do carinho de todos vocês. Valeu!

Vereador DR. HÉLIO



quinta-feira, 28 de junho de 2018

DR. HÉLIO PARTICIPA DA 1ª AUDIÊNCIA PARA O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO


Plano contempla 4 serviços: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais


Como presidente da Comissão de Educação, Saúde, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara de Mucuri, tendo atuado, também como membro da Comissão Especial de Água, Luz e Segurança Pública, o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, participou, nesta quinta-feira (28), da abertura da primeira audiência pública destinada à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.


A primeira audiência acontece em Mucuri, na Câmara, e a segunda, amanhã, em Itabatã, na Casa do Futuro. É da maior importância a participação da sociedade em busca das melhorias da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Município.

O PMSB, com todos os seus programas, projetos e ações para os próximos 30 anos, deverá ser construído pelos vários segmentos da sociedade, mas com imprescindível apoio técnico. A Lei nº 11.445/2007 é considerada um marco regulatório para o setor de saneamento no Brasil. Ela estabelece as diretrizes nacionais e os princípios para a universalização do acesso ao saneamento.


TODO MUNICÍPIO DEVE ELABORAR O SEU PLANO

De acordo com a legislação, todo município deve elaborar o seu Plano, desde que possa contemplar os quatro serviços básicos: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Em sua fala, Hélio fez questionamentos a respeito da conduta da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), cobrança de taxas abusivas em troca de serviços deficientes, o que gera insatisfação na comunidade.


O vereador falou dos serviços prestados em sua cidade natal - Governador Valadares, em Minas Gerais, distante 420 km de Mucuri -, onde o trabalho é desenvolvido por uma autarquia municipal, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que presta um serviço considerado satisfatório, inclusive elogiado por prefeitos de dezenas de cidades que buscam conhecer o sistema implantado.

Dessa maneira, pretende-se levantar um diagnóstico do saneamento básico do município, verificando as deficiências e necessidades. Assim, pode-se planejar objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para o estabelecimento e propagação do acesso aos serviços pela população.

O Plano é obrigatório a todos os municípios, para todas as suas áreas (localidades urbanas, rurais, adensadas e dispersas). O Decreto nº 7.217/2010 determina que, a partir de 2018, os municípios só receberão os recursos da União, destinados ao investimento em saneamento básico, caso tenham elaborado o PMSB.  Busca-se, assim, tornar-se um referencial para a obtenção do financiamento e valorizar o bom uso dos recursos públicos, através do planejamento e controle social.

Além disso, objetiva-se viabilizar os recursos, por meio de diretrizes, metas e cronogramas para os investimentos, e reduzir as incertezas e riscos na condução da Política Municipal.

Não obstante, o Plano deve interagir com outros instrumentos e planos setoriais existentes. Como por exemplo, o Plano Diretor do Município, para um melhor planejamento das ações.

BENEFÍCIOS DO PLANO

De acordo com o Instituto Trata Brasil, a participação da sociedade é fundamental no processo de elaboração do PMSB para apresentação dos cenários e principalmente, para a discussão sobre os prazos e tarifas dos serviços. Aliás, a lei prevê a mobilização social na elaboração, aprovação, execução, avaliação e revisão do Plano, que deve ser feita a cada quatro anos.

Se bem executado, o planejamento é capaz de promover a segurança hídrica, prevenir doenças, reduzir as desigualdades sociais, preservar o meio ambiente, reduzir acidentes ambientais e desenvolver economicamente o município.


ARANHA QUER NANUQUE NO CIRCUITO DA FEIRA MINEIRA DE PISCICULTURA


Evento reúne Emater-MG e Epamig em parceria com os municípios e busca dar impulso ao setor com novas oportunidades de negócios


Na sessão da próxima segunda-feira (2/7) da Câmara, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas vai apresentar documento solicitando a inclusão de Nanuque na agenda das próximas etapas da Feira Mineira de Piscicultura, novo projeto que acaba de ser lançado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com os municípios.

“Como a Colônia de Pescadores de Nanuque, a Colônia Z-9, já está equipada para desenvolver projetos de piscicultura, acho que a feira vem a calhar, já que seu objetivo é dar impulso ao setor e criar novas oportunidades de negócios, considerando Minas Gerais como um dos maiores produtores de tilápia do país”, afirmou o vereador.


Com esse pensamento, ele vai pautar o assunto para reunião com o prefeito Roberto de Jesus, quando vai pedir a mobilização da Secretaria de Agricultura na busca dessa parceria, visando incluir Nanuque na agenda das próximas etapas do evento, que acontece neste fim de semana, dias 29 e 30, no município de Felixlândia, Território Central.

Com base nas informações do evento, a feira inclui, além dos negócios, estandes de diversos setores da cadeia produtiva, palestras sobre novas tecnologias para a piscicultura, regularização e licenciamento da atividade, sistemas de produção e as boas práticas de manejo, estratégias de comercialização, crédito, associativismo e cooperativismo, assim como a importância econômica, ambiental, social, cultural e nutricional da cadeia produtiva do pescado.

Outras atrações anunciadas são as oficinas gastronômicas com a presença de um chefe de cozinha ensinando receitas com pescado.

“Sem duvida, uma positiva ação que gera emprego e renda”, destacou Aranha.

AÇÃO RECENTE

Em maio deste ano, parceria do Município com a Colônia Z-9, com apoio do Idene e Ministério da Integração Nacional, foram intensificadas ações do projeto de piscicultura que já previa mais de 40 tanques-rede no lago da Usina Santa Clara, destinados à produção de tilápias.

A Colônia conta com 360 associados e uma estrutura invejável, com caminhão, automóvel, veículo de passageiros, sede equipada e muito mais. Em maio, 12 pescadores filiados concluíram curso prático e teórico de capacitação, promovido pelo Senar, que abordou assuntos como montagem do tanque, colocação na água, a alimentação e biometria dos peixes, o peixamento, a despesca, a qualidade da água; análises clínicas e biológicas e todos as demais etapas para o criatório, incluindo, também o que se refere à legalidade documental necessária e os órgãos aos quais devem ser envolvidos.



terça-feira, 26 de junho de 2018

GILMAR ALEMÃO PROPÕE COMISSÃO PARA FISCALIZAR SERVIÇOS BANCÁRIOS GRATUITOS


Existe uma resolução que criou os chamados serviços essenciais bancários, totalmente gratuitos, que o consumidor poderá aderir no ato de abertura de conta em banco ou mesmo optar pelo serviço, se já tiver conta bancária


Na sessão desta segunda-feira (25) da Câmara, o vereador Gilmar “Alemão” dos Santos Pereira propôs à presidente da casa a criação de Comissão Especial para verificar o cumprimento de resolução que garante conta livre de tarifas nas agências bancárias.

Afirmou o vereador: “Diante do desrespeito e desconsideração com que algumas agências bancárias tratam seus clientes e usuários, consideramos oportuno que a senhora presidente e demais membros da Mesa Diretora e Plenário decidam-se pela criação de uma Comissão Especial de Vereadores, com a missão de verificar o cumprimento da Resolução número 3.919, de 2010, que instituiu os chamados serviços essenciais bancários, totalmente gratuitos, que o consumidor poderá aderir no ato de abertura de conta em banco ou mesmo optar pelo serviço, se já tiver conta bancária”.


Alemão compreende que as tarifas bancárias impactam os gastos financeiros do consumidor e os bancos não oferecem livremente o serviço gratuito, e sempre impõem uma conta bancária com redução ou isenção de tarifas por tempo determinado.

EXEMPLO DE SERVIÇOS GRATUITOS DOS BANCOS

Como exemplos de serviços que podem ser pedidos sem nenhuma tarifa bancária, estão:

1. Fornecimento de cartão com função débito e segunda via do cartão, exceto nos casos de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

2. Realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;

3. Realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;

4. Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias por meio de guichê de caixa e/ou de terminal de autoatendimento;

5. Realização de consultas mediante utilização da internet;

6. Fornecimento do extrato geral do ano anterior;

7. Compensação de cheques;

8. Fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o correntista reúna os requisitos necessários à utilização de cheques;

9. Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

Ressaltou o vereador: “É nossa função promover a Educação Financeira e conscientização de nossa população”.




segunda-feira, 25 de junho de 2018

PROJETO “RUA DO RESPEITO” É ASSUNTO DO VEREADOR GILMAR ALEMÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA NA CÂMARA


Vários serviços são oferecidos àqueles que estão em situação de rua. Normalmente, as pessoas escolhem roupas, principalmente agasalhos para enfrentar o frio, e sapatos na lojinha solidária


Uma das proposições assinadas pelo vereador Gilmar “Alemão” dos Santos Pereira, para a sessão desta segunda-feira (25) na Câmara Municipal, é a Indicação que pede a realização do projeto “Rua do Respeito” - fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Servas.

Alemão vai recomendar ao prefeito acionar a Secretaria Municipal de Assistência Social para firmar parceria com o Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), visando à realização em Nanuque do projeto “Rua do Respeito”, que oferece uma série de serviços para aqueles que estão em situação de rua. Normalmente, as pessoas escolhem roupas, principalmente agasalhos para enfrentar o frio, e sapatos na lojinha solidária e, ainda, têm acesso a tratamento odontológico básico no consultório itinerante do Servas.


O PROJETO - Respeito, dignidade e, sobretudo, direitos, são os conceitos fundamentais do Rua do Respeito, projeto do Servas de integração social das pessoas em situação de rua, que, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e apoio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), vem percorrendo cidades mineiras.

Segundo Alemão, o prefeito Roberto de Jesus poderá, diretamente, manter contato com a presidente do Servas, Carolina Pimentel, para que Nanuque entre na lista das contempladas com o projeto.

O Rua do Respeito nasceu com o propósito de sensibilizar as organizações dos setores públicos e privados, bem como a sociedade em geral, para a condição de miséria humana em que se encontra parte da população das cidades. E por meio do respeito e ações práticas, colaborarem para a transformação da vida de quem mora nas ruas das cidades mineiras.

Ele conta com a aprovação do documento por parte dos colegas.

sábado, 23 de junho de 2018

PROGRAMA “BAHIA PESCA ITINERANTE” EM MUCURI


Dr. Hélio formaliza pedido por meio de documento. Iniciativa traz benefícios para pescadores e marisqueiras da Colônia Z-35


O vereador Hélio Alvarenga Penha, Dr. Hélio, protocolou Reivindicação Expressa de Serviços (RES) no gabinete do prefeito, na qual solicita serviços do programa “Bahia Pesca Itinerante” em Mucuri, para atender pescadores e marisqueiras vinculados à Colônia Z-35.

O programa disponibiliza serviços como: emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), palestras, consultorias e outras ações de apoio.

O DOCUMENTO FOI PROTOCOLADO
NO DIA 15 DE JUNHO

O Bahia Pesca Itinerante está passando por todas as regiões da Bahia, marcando uma nova etapa na produção de pescado do estado. O evento reúne, de uma só vez, diversos serviços para que o produtor possa se capacitar e obter toda a assistência técnica de que precisa para aumentar a produção.


Durante o evento, os pescadores podem solicitar seu cadastramento no CadCidadão - sistema que registra a situação social e econômica desses profissionais - e requerer a emissão da DAP, que é indispensável para acesso a políticas públicas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos e o de Habitação Popular.

Normalmente, o evento é realizado em área pública. Uma van da Bahia Pesca serve de base para a realização das ações e, ao redor dela, é montada uma estrutura com mesas, cadeiras e toldo.

Hélio espera que o prefeito dê a devida atenção ao assunto.



quinta-feira, 21 de junho de 2018

CRECHES DE MUCURI NO PROGRAMA “MAIS INFÂNCIA”: INDICAÇÃO DE HÉLIO

O programa prevê ações voltadas para as creches comunitárias, incluindo formação pedagógica dos professores e dos responsáveis


Aprovada na sessão de terça-feira (19) a Indicação nº 065/2018), do vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, nas áreas de educação e assistência social. Desta vez, o assunto é a inclusão das creches de Mucuri no arco de benefícios do programa “Mais Infância”, desenvolvido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).

Dr. Hélio:  iniciativa busca melhorar
as condições das escolas e
creches comunitárias

Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, o programa envolve um conjunto de ações voltadas para as creches comunitárias, incluindo, principalmente, a formação pedagógica dos professores e dos responsáveis pelas creches. A iniciativa busca melhorar as condições das escolas e creches comunitárias, além de contribuir para a melhoria da infância na Bahia.


DR. HÉLIO MOBILIZA 3 SECRETARIAS DA PREFEITURA EM PROJETO DE ESCOLA DE MÚSICA



Como autor da Indicação nº 071/2018, aprovada terça-feira passada na Câmara, o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, propôs a estruturação de uma Escola de Música no município de Mucuri, em ação conjunta de secretarias municipais.

Ao prefeito, Hélio recomendou um esforço coletivo das secretarias de Assistência Social, de Educação e de Cultura para concretizar o projeto.


De acordo com o documento do vereador, basicamente, a Escola de Música teria como finalidades principais: I - Possibilitar o acesso da sociedade à formação musical; II - Musicalizar crianças, jovens e adultos; III- Formar músicos; e IV – Preparar os alunos para executar com eficiência instrumentos musicais.

Nesse sentido, a escola poderia viabilizar cursos para alunos das redes de ensino e para a comunidade, bem como oficinas teóricas e práticas para professores da rede pública; e oferecer cursos básicos de teoria musical, execução de instrumentos de corda, madeira e percussão, além de práticas de conjunto em fanfarras, bandas sinfônicas, orquestras e conjuntos populares.

No mesmo documento, Hélio admite que a Prefeitura poderá, conforme autorização legislativa, firmar parcerias, através de convênios, objetivando proporcionar os meios necessários para a manutenção das atividades da escola.

“Estou fazendo a minha parte como vereador, espero que o prefeito faça a dele”, comentou o autor.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

SIDNEI DO FRISA QUER AUDIÊNCIA COM PREFEITO PARA DISCUTIR ESTADO DE ABANDONO DA VILA OPERÁRIA


Vereador percorreu as ruas do bairro neste domingo

Sidnei e o morador Emerson 

Um dos compromissos assumidos pelo vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, para esta semana - que começa hoje - é ter uma audiência com o prefeito Roberto de Jesus, na qual o principal assunto a ser discutido será o estado de total abandono em que se encontra o bairro Vila Operária, localizado na região central de Nanuque.




Neste domingo, o vereador esteve percorrendo as ruas do bairro, acompanhado do presidente da associação de moradores, Emerson Lula. “O mato toma conta de algumas ruas, muita sujeira, buracos e crateras, uma situação de abandono que é inadmissível. É preciso que se faça um mutirão de limpeza, capina de ruas e melhorias”, disse Sidnei.



Rua A-2

Ele elogiou o colega vereador Gilson Coleta, que anunciou calçamento de três ruas do bairro, mas ressalta que a Vila Operária requer muito mais atenção do poder público. "Praticamente todas as ruas precisam de capina, limpeza e conservação permanente, além da pavimentação das que não têm".

Rua Caratinga e acesso ao asfalto
da Av. Geraldo Romano

Rua A-3 (fundos da Apae)


Rua Só Brasil


“Vou tentar uma conversa ainda hoje com o prefeito, quando vou mostrar fotos e explicar detalhadamente a situação do bairro”.

SANITÁRIO PARA VISITANTES DO PRESÍDIO

Outro assunto a ser incluído na pauta da audiência é a necessidade de construção de um sanitário para uso das pessoas que visitam parentes e amigos encarcerados no Presídio Regional de Nanuque. “Até pouco tempo, as pessoas pagavam uma espécie de taxa de 1 real para usarem o sanitário de um bar nas proximidades, mas hoje não é possível. Utilizar os sanitários do presídio também não é permitido, então é uma situação complicada. Acho que a Prefeitura deve construir um sanitário para uso público”, comentou Sidnei.

Com Mariana, Vanderlei e Raiana,
familiares de detentos que reivindicam
sanitário anexo ao Presídio Regional 



O vereador vai encaminhar ofício ao prefeito e, na sessão da Câmara desta segunda-feira (18) à noite, apresentará Indicação em plenário.