sábado, 30 de setembro de 2017

CURSO DE PEDREIRO TEM INSCRIÇÕES ABERTAS NESTA SEGUNDA, DIA 2

Vereador Aranha apresentou proposição de cursos profissionalizantes que possibilitem aproveitamento imediato no mercado de trabalho


Coincidindo com documento que o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas apresentou na Câmara durante a reunião de segunda-feira passada (25), no qual propôs a realização de cursos profissionalizantes que possibilitem aproveitamento imediato no mercado de trabalho, a parceria da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) com o Município confirma para Nanuque o curso de Pedreiro de Alvenaria Assistente, com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (2).

VAGAS LIMITADAS - As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no Sine, que funciona no prédio da Secretaria de Assistência Social (antiga Nestlé). As aulas terão início dia 10 de outubro e serão ministradas para duas turmas de 20 alunos cada – turnos matutino e vespertino.

DOCUMENTO DE ARANHA

Ao apresentar a Indicação, Aranha explicou que, no contato direto com jovens estudantes e pessoas que estão lutando por um espaço no mercado de trabalho, ele decidiu sugerir ao prefeito que recomende à Secretaria de Educação uma revisão nas opções de cursos profissionalizantes oferecidos na unidade da Uaitec e em parceria com órgãos do governo estadual.

“Uma das reclamações mais comuns é a necessidade de se promoverem cursos que se encaixam no maior grau de demanda e absorção imediata pelo mercado de trabalho, como, por exemplo, Cuidador de Idosos, Babá, Cabeleireiro, Empregado Doméstico, Instalador de Antenas e outros", disse ele.

Prossegue o vereador: “Na atual conjuntura econômica, as pessoas querem e precisam de uma formação profissional que garanta retorno rápido, tamanho é o grau de desemprego na cidade e região. Evidentemente que outras alternativas de cursos devam ser desenvolvidas, mas que se dê preferência aos cursos com maior demanda de mercado na cidade”.

O CURSO DE PEDREIRO

O curso de Pedreiro de Alvenaria Assistente é uma realização conjunta do Município com a Fiemg. As aulas serão ministradas no prédio da Escola Profissionalizante do bairro Vila Nova, onde também funciona um polo da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais).

PEDIDO FOI FEITO EM MARÇO - Em março, Aranha visitou a sede da Fiemg, em Belo Horizonte, quando obteve do presidente da entidade, Olavo Machado Junior, a confirmação de que Nanuque estaria na próxima rota de viagens do projeto “Escola Móvel SESI/SENAI - Transformando Ofícios em Profissões”, que leva cursos profissionalizantes às cidades mineiras, contribuindo para a inclusão social de seus cidadãos. A reunião contou com a presença do diretor de serviços da Codemig, Zito Vieira, do prefeito Roberto de Jesus e do vereador Valdemar Dentista.

A partir da direita:
Aranha, Zito, Roberto, Olavo e Valdemar
(arquivo - março/2017)
Em março deste ano, quando esteve no gabinete do deputado federal Diego Andrade, presidente do seu partido – o PSD – no estado, um dos pedidos protocolados pelo vereador Antonio Carlos Aranha Ruas foi exatamente a vinda a Nanuque da Escola Móvel. O pedido foi reforçado durante nova visita, em junho.
 
Deputado Diego Andrade e Aranha
(arquivo - junho/2017)
 Principais objetivos do Programa Escola Móvel:

- Ensinar pelo exemplo;
 - Buscar a valorização do Oficio;
 - Promover pelo ensino de forma didática e descomplicada, o gosto pelo fazer, dando oportunidade às pessoas de desenvolverem suas habilidades pelo exemplo;
 - Disseminar profissões básicas e ofícios;
 - Formar mão de obra profissional básica para a inclusão do aluno no mercado de trabalho;
 - Desenvolver habilidades profissionais que possibilitem a imediata geração de renda;
 - Contribuir para a redução da carência de mão de obra qualificada, estimulando o desenvolvimento social no entorno das indústrias;
 - Estimular atitudes socialmente responsáveis, principalmente, em relação ao consumo consciente.


quarta-feira, 27 de setembro de 2017

SIDNEI BUSCA APOIO DO GOVERNO ESTADUAL EM DEFESA DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS

Em Indicação a ser apresentada na reunião de segunda-feira (2/10) na Câmara, com ofícios posteriores encaminhados ao governador Fernando Pimentel e ao prefeito Roberto de Jesus, o vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, quer a participação de Nanuque no programa “Minas Reciclando Atitudes, Repensando o Futuro”, que investe na organização de catadores de recicláveis em empreendimentos da economia solidária.

Sidnei e equipe da Ascanuk
Hoje, o programa está presente em 42 municípios mineiros, estimulando 1.680 catadores à organização. “Nanuque tem a Ascanuk, que é a Associação dos Catadores de Materiais Reciclados de Nanuque, constituída legalmente, com CNPJ e tudo o mais, funcionando desde 2011. É uma associação que merece todo o nosso apoio pela importância que tem em nosso convívio. É nossa obrigação apoiar essa entidade”, comentou Sidnei, que esteve visitando a sede da associação nesta quarta-feira (27).

A Ascanuk tem na presidência Celina Rodrigues dos Santos, ao lado dos demais integrantes da sua diretoria: Luciene Lemes Quaresma (vice-presidente), Maria da Conceição Gonçalves (serviços de secretaria), Helena Maria Guimarães Lopes (tesoureira), Hilda Souza Lima (vice-tesoureira) e Kariny Alvarenga dos Santos (operações de catadores).

Com a presidente e a vice
O “Minas Reciclando Atitudes, Repensando o Futuro” é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e com o Ministério do Trabalho. O programa tem base no reconhecimento da profissão, visibilidade ao trabalho, geração de renda e empreendedorismo na perspectiva de organização solidária.

A ação inclui apoio às prefeituras na articulação de uma rede de atuação com resíduos sólidos e na implantação do sistema de coleta seletiva do lixo.

NANUQUE NO MODELO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Na estruturação do programa, a Sedese fez a opção de realizá-lo em uma perspectiva de economia solidária. O governo mineiro estimula a organização socioprodutiva dos catadores e busca incluí-los, de forma digna, no mundo do trabalho.

“Os catadores de Nanuque precisam ser incluídos no grupo dos 1.680 profissionais de reciclagem que são beneficiados em Minas Gerais”, comenta Sidnei. Desse total,  70%, ou seja, 1.176 pessoas, ainda fazem a catação em lixões ou nas ruas, caso de Nanuque. Outras 504 pessoas (30%) já estavam organizadas em empreendimentos solidários.

Fotos de arquivo da entidade
Nas prefeituras, a Sedese conta com o apoio das secretarias de Trabalho, Assistência Social e de Meio Ambiente. Se o Executivo municipal contar com um órgão de Economia Solidária, este também é convidado a integrar as ações do programa.

arquivo
Cada município é convidado a organizar um comitê gestor local, bem como um Fórum Municipal Lixo e Cidadania, integrando os órgãos que lidam e dialogam com a temática na cidade com a sociedade civil.


Ações do programa


Na primeira etapa do programa, a Sedese sensibiliza e mobiliza lideranças locais, representantes de associações e cooperativas, além da busca de mais parceiros atentos à temática e que têm atuação nos municípios.

Neste período, é feito o mapeamento dos catadores em situação de rua, nos lixões e aqueles que estão nos empreendimentos solidários e lidando com resíduos sólidos urbanos. As comissões locais também foram constituídas e agora estão em funcionamento.

Catadores da cidade de Muriaé: todos organizados
Nos 42 municípios contemplados, a Sedese garante investimento de apoio técnico, assessoria, formação e fomento aos grupos, enquanto os municípios, após assinar o Termo de Adesão, disponibilizam no mínimo dois técnicos para compor a equipe local do programa.

A Educcappe, uma empresa de consultoria educacional, foi contratada para garantir a mobilização direta junto aos municípios e elaborar um diagnóstico do trabalho dos catadores e catadoras de recicláveis. Todo trabalho é coordenado pela Sedese.

Com previsão de conclusão da primeira etapa junto aos municípios em dezembro deste ano, o programa prevê ainda a realização de um seminário de avaliação no mesmo período.

A segunda fase do “Minas Reciclando Atitudes, Repensando o Futuro” consiste na aquisição de kits de equipamentos para destinação às cooperativas de catadores. Os kits serão compostos por balanças, prensas, carrinhos, trituradores de papéis e empilhadeiras elétricas.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

HÉLIO DEFENDE PROJETO QUE INCENTIVA REGULARIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM INÍCIO DE CARREIRA

Elaboração de Projeto de Lei, pelo Poder Executivo, que crie incentivos à regularização de profissionais liberais em início de carreira, é a nova proposta do vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, que deverá tramitar semana que vem na Câmara.


Hélio explica que, por ser matéria de âmbito tributário, na competência do Poder Executivo, ele orienta o prefeito a acionar o setor jurídico na elaboração de um Projeto de Lei capaz de criar mecanismos de incentivo à regularização de profissionais liberais que estão no início da carreira.

Sugere-se, por exemplo, a concessão de uma espécie de desconto no ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) nos primeiros quatro anos após a inscrição nos órgãos oficiais. A redução no valor do imposto poderia chegar a 80% no primeiro ano.

HÉLIO: O INCENTIVO É NECESSÁRIO

“A iniciativa tem dado certo em algumas cidades brasileiras, não vejo como ser diferente em Mucuri. Tudo para incrementar a atividade profissional e valorizar novos empreendedores”, comentou ele.

O benefício valeria para os profissionais formados há menos de três anos, ajudando os trabalhadores que estão entrando no mercado e que ainda não são bem remunerados. Poder-se-ia prever o pagamento de apenas 20% do imposto devido no primeiro ano de atividade, subindo para 30% no segundo, 40% no terceiro e 50% no quarto ano. A partir do quinto ano, o valor cobrado passaria a ser o mesmo para todos.

O documento está em fase de conclusão.


NANUQUE NO “MUTIRÃO DIREITO A TER PAI”: PEDIDO DE ARANHA

Vereador propõe parceria com o Tribunal de Justiça e Defensoria Pública para a inclusão da Comarca


Em Indicação apresentada na reunião desta segunda-feira, o  vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) orienta o prefeito a acionar o setor jurídico do Município, visando possível parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e  Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), para que a Comarca de Nanuque seja incluída numa próxima etapa do “Mutirão Direito a Ter Pai”, importante ação que será desenvolvida este mês em Belo Horizonte e em mais 37 comarcas do interior do estado, com o objetivo de garantir à criança, ao adolescente e, eventualmente, ao adulto, o direito a ter o nome do pai em seu registro de nascimento.

Além do reconhecimento da paternidade, o mutirão também possibilitará o reconhecimento da maternidade, naqueles casos em que a pessoa não tem o nome da mãe em seu registro de nascimento.


Para Aranha, “poder ter incluído o nome do pai na certidão de nascimento é um direito fundamental da criança garantido na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Tem o imenso valor afetivo, de vínculo familiar, além do fato de que o registro paterno assegura direitos como recebimento de pensão alimentícia e de herança”.

É uma prerrogativa constitucional: ver reconhecida a paternidade e, por consequência, ter sedimentado vínculos afetivos, emocionais, sociais e materiais.

O documento será enviado ao prefeito. "Espero que ele tome as providências necessárias", ressaltou.


segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ARANHA PROPÕE CURSO GRATUITO DE REDAÇÃO PARA QUEM FOR PRESTAR O ENEM

Em Indicação aprovada na Câmara, semana passada, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas aponta ao prefeito Roberto de Jesus e à secretária de Educação, Neide Ramos, a necessidade de promoção de curso gratuito de redação para os estudantes da rede pública que forem prestar o Enem.


Aranha sugere um curso intensivo especialmente destinado aos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ele, todas as pesquisas mostram que a prova de Redação é a maior dificuldade encontrada pelos candidatos.

“Com o empenho de professores de Língua Portuguesa da rede municipal, é possível se organizar um curso preparatório intensivo, que seja gratuito, destinado aos alunos da rede pública”, justifica.

ARANHA E A SECRETÁRIA NEIDE RAMOS
As provas do Enem 2017 vão acontecer nos dois primeiros domingos do mês de novembro, dias 05 e 12. A prova de redação será aplicada no primeiro dia.

É na prova de redação que todas as competências e conhecimentos dos estudantes são colocadas à prova. “Entendemos que um curso de redação pode ser uma ferramenta essencial nesse momento de redefinição da vida estudantil dos nossos estudantes. O Município pode fazer a sua parte”, disse.


GILSON COLETA PEDE INÍCIO IMEDIATO DA RECUPERAÇÃO DO ASFALTO DA AV. SANTOS DUMONT

Há duas semanas, o vereador Gilson Coleta Barbosa (PROS) aguarda o sinal verde do prefeito para início dos trabalhos de recuperação do asfalto da Avenida Santos Dumont, a partir da esquina com a Rua Pouso Alegre (Feirinha) até o prolongamento final, na ladeira que liga o centro de Nanuque ao bairro Vila Nova.


“Quase todos os dias eu ligo para o gabinete do prefeito, falo com o pessoal da Secretaria de Obras, para que o trabalho comece o mais rápido possível”, disse Gilson.

GILSON E EROS BIONDINI
Segundo ele, a primeira parcela, no valor de quase R$ 150 mil, está liberada desde julho. O total é de R$ 300 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Eros Biondini (PROS). “Aquela cobertura asfáltica foi aplicada na Avenida Santos Dumont 20 anos atrás. A situação da pista é precária, há muito tempo necessitando de uma total recuperação. Não se trata de operação tapa-buracos, mas de uma completa recuperação do asfalto”, explicou.

TRECHOS DA LADEIRA DA AV. SANTOS DUMONT


“Vou continuar cobrando, pedindo pressa, se possível para começar agora em outubro”.


Gilson acrescenta que o asfalto da ladeira da Avenida Santos Dumont é apenas uma ação contida em pacote de emendas do deputado, totalizando R$ 950 mil, destinada ao calçamento de várias ruas do centro e bairros da cidade.




VEREADOR ALEMÃO FAZ MOÇÃO DE APLAUSO AO BISPO DOM ALOÍSIO, QUE DEIXA A DIOCESE DE T. OTONI APÓS 8 ANOS

Na sessão desta segunda-feira (25), o vereador Gilmar dos Santos “Alemão” Pereira (Solidariedade) vai apresentar Moção de Aplauso ao bispo Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, pelos relevantes serviços prestados à frente da Diocese de Teófilo Otoni durante quase oito anos.

DOM ALOÍSIO
Na quarta-feira da semana passada, dia 20/9, direto do Vaticano, o Papa Francisco anunciou a transferência do Bispo Dom Aloísio Jorge Pena Vitral para assumir a Diocese de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em lugar do Dom Guilherme Porto, que, em conformidade ao Cânon 401 §1º do Código de Direito Canônico, pediu renúncia após completar 75 anos.

Ao saber da notícia, Alemão logo tratou de elaborar a Moção de Aplauso em reconhecimento ao papel desempenhado por Dom Aloísio como titular da Diocese

“Em seu Bispado, a Igreja Católica de Nanuque consolidou a união das duas Paróquias – Nossa Senhora Imaculada Conceição e São José Operário, bem como as comunidades católicas de todos os bairros”, justificou o vereador. “Por várias vezes, visitou a nossa cidade durante eventos religiosos. Desenvolveu um profundo trabalho espiritual, caracterizado pelas virtudes da humildade, solidariedade, convivência fraterna e acolhimento às famílias mais necessitadas”.


Dom Aloísio assumiu a titularidade da Diocese de Teófilo Otoni no dia 25 de novembro de 2009, por determinação do então Papa Bento XVI.

BIOGRAFIA

O Bispo Dom Aloísio Jorge Pena Vitral nasceu em 23 de abril de 1955, no Rio de Janeiro (RJ). A entrada no Seminário se deu aos 20 anos, em fevereiro de 1976, em Jaraguá do Sul (SC). Cursou Filosofia, de 1977 a 1979, em Brusque (SC) e Teologia, de 1980 a 1983, em Taubaté (SP). Concluiu o curso de Teologia, em 1985, na PUC Minas. Sua ordenação sacerdotal aconteceu dia 18 de janeiro de 1986. Padre Aloísio tomou posse na Paróquia de Santo Antônio, em Nova Lima (MG), em 26 de janeiro de 1986, onde permaneceu até 1990.

Padre Aloísio foi também Formador Espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese. Aos 11 de fevereiro de 2006, foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e ordenado bispo no dia 25 de março do mesmo ano por Dom Walmor Oliveira de Azevedo. No dia 25 de novembro de 2009, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Teófilo Otoni e em 20 de setembro de 2017 foi transferido para Sete Lagoas.

Alemão vai pedir o registro em ata da Moção, com envio de cópias deste documento à Diocese de Teófilo Otoni e à Diocese de Sete Lagoas, em nome do Bispo Dom Aloísio Jorge Pena Vitral.


DR. HÉLIO REIVINDICA AMPLIAÇÃO DAS CICLOVIAS E NOVAS ROTAS PARA OS BAIRROS

Ampliação das pistas de ciclovia na sede do Município com novas rotas para os bairros. Esta foi a mais nova Indicação assinada pelo vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, apresentada na sessão da Câmara na semana passada.

HÉLIO SUGERE AMPLIAÇÃO DA CICLOVIA
QUE LIGA O CENTRO DO JARDIM CALIFÓRNIA,
ESTENDENDO-SE ATÉ A PONTE, E OUTRA
NA ESTRADA QUE VAI ATÉ A VILA DA SUZANO
Como vem sendo prática adotada por prefeitos de centenas de cidades brasileiras, Hélio recomenda ao prefeito Carlos Simões que dê prioridade à construção de ciclovias, ampliando as poucas pistas já existentes com novas rotas em direção aos bairros.

Hélio sugere, por exemplo, a extensão da ciclovia do bairro Jardim Califórnia até a ponte ou entrada do bairro Palmeiras, bem como do trevo de chegada em direção ao Residencial Jardim Atlântico, também conhecido como “Vila da Suzano”, e outros trechos centrais e próximos à orla.

“O uso de bicicletas, hoje popularizadas como ‘bikes’, é uma excelente alternativa de mobilidade, adotada pelas mais modernas cidades do mundo”, justificou o vereador. “Muitos países utilizam-se da bicicleta como principal meio de transporte. Na China, por exemplo, estima-se que existam 500 milhões de ciclistas ativos, sendo 4 milhões somente na cidade de Pequim. No Japão, 17% da mobilidade é feita por meio da bicicleta. O Japão apresenta 80 milhões de bicicletas. Esta é uma tendência mundial. Até mesmo Nova York está executando um plano de ciclovias, onde serão retiradas vias de carros e serão colocadas ciclovias, separadas e protegidas dos automóveis”.

Foto meramente ilustrativa
Além de tudo, Hélio lembra que o fator saúde conta muito, decorrente do movimento, da atividade física e até mesmo de pequenas competições esportivas, sem contar a integração das pessoas que passam a fazer uso diário de suas bikes, acabando com o sedentarismo e o nocivo hábito de andar de carro o tempo inteiro, na maioria das vezes para percorrer pequenas distâncias, até inferiores a um quilômetro.

E finaliza, dizendo: “Mucuri precisa entrar de vez nessa nova onda.”



quinta-feira, 21 de setembro de 2017

SIDNEI APLAUDE PROPOSTA DO PPS QUE ACABA COM COLIGAÇÕES EM 2020

O vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, aplaudiu a decisão do plenário da Câmara dos Deputados, que aprovou na noite desta quarta-feira (20) destaque proposto pelo PPS adiando o fim das coligações nas eleições proporcionais para a partir de 2020. Antes, o prazo para a mudança era 2018. Votaram favoravelmente ao texto do partido 348 deputados; outros 87 foram contrários e apenas quatro se abstiveram. A votação final do texto da reforma política ficou para a próxima terça-feira. 

SIDNEI: COLIGAÇÕES AGRIDEM

“Esse modelo de coligações já mostrou que é ultrapassado e agride até mesmo a consciência do eleitor”, comentou Sidnei. “O eleitor vota em um candidato de um partido e os seus votos acabam elegendo candidato de outra legenda. Às vezes, uma coligação junta dois, três, quatro, cinco ou mais partidos, cada um com uma conduta diferente, só com a intenção de eleger o maior número de candidatos. A eleição passa, a coligação se desfaz, e a esculhambação partidária continua. O fim das coligações vai moralizar as disputas eleitorais. Tem que acabar com isso mesmo.”

ADAPTAÇÃO

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), disse que a extensão do prazo é importante porque proporciona um tempo para que os partidos se adaptem. Analisando a reforma política, ele afirmou que “estamos avançando na reforma política e nesse sentido eu diria à sociedade brasileira que não fizemos a reforma devida, mas fizemos algo que significa aprimorar um pouco o nosso processo político-eleitoral”, afirmou.

Freire disse que adiamento do fim
das coligações dará mais tempo para
partidos se adaptarem
O líder do PPS na Câmara, deputado Arnaldo Jordy (PA), ressaltou que “as coligações partidárias nas eleições proporcionais no Brasil são uma anomalia”. Ele lembrou que muitas vezes um candidato com pouco voto é carregado, por causa dessas coligações, por outro candidato bom de voto ou um partido, “numa distorção muito grande”.

“Essas coligações têm base na promiscuidade: negociata por tempo de televisão, troca por cargos em ministérios ou mesmo ministérios e também secretarias de governo, numa verdadeira distorção do processo eleitoral”, analisou Jordy. Segundo ele, com o adiamento até 2020, os partidos terão tempo de se organizarem em suas estratégias e em seus planejamentos.



quarta-feira, 20 de setembro de 2017

ARANHA QUER NANUQUE NA CADEIA PRODUTIVA DO QUEIJO MINEIRO

Em Indicação apresentada na Câmara durante reunião desta segunda-feira (18), o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas (PSD) cobrou do prefeito ações de estímulo à participação dos pequenos produtores de Nanuque na cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal, em parceria com a Fapemig.


De sabor inconfundível e considerado um patrimônio do estado, o Queijo Minas Artesanal está prestes a ganhar ainda mais reconhecimento no mercado nacional e internacional. Com o incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), pesquisadores estão sendo convidados a elaborar propostas que contribuam para sustentabilidade e a melhoria da qualidade do queijo artesanal em toda a cadeia produtiva.

“Minha proposta é recomendar ao senhor prefeito que mobilize a Secretaria de Agricultura e outros possíveis interessados nesse trabalho, que visa inserir os pequenos produtores de queijo nessa cadeia produtiva. Novos horizontes podem se abrir para nosso queijo, que é de qualidade incomparável”, disse ele.

A chamada pública 08/2017, “Queijo Artesanal: Tecnologias para o seu Aprimoramento”, já está aberta e os pesquisadores interessados têm até o dia 16 de outubro para encaminhar os projetos. Ao todo, R$ 1 milhão será destinado às propostas aprovadas. “Penso que a Prefeitura deve dar total assistência aos produtores”.

O queijo mineiro teve um reconhecimento internacional recente, o que abriu oportunidades para se mudar de patamar na qualidade do queijo e também para abrir novos negócios.

“Espera-se que a Secretaria Municipal de Agricultura busque todas as informações necessárias e marque uma reunião com os produtores interessados. O queijo de Nanuque já conquistou as grandes capitais. De repente, poderemos conquistar o mercado externo, como já acontece com a nossa carne”, ressaltou Aranha.



terça-feira, 19 de setembro de 2017

HÉLIO PROPÕE LIMPEZA E ARRANJOS EMERGENCIAIS DA ORLA DE MUCURI PARA A TEMPORADA DE VERÃO

A PRAIA ESTÁ BONITA.
A NATUREZA FAZ A SUA PARTE

O que não pode é a orla de Mucuri, tão abençoada pela Natureza, permanecer suja daqui por diante.

Fotos da praia: Elis Figueiredo

Com foco nas áreas de Turismo, Indústria e Comércio, Meio Ambiente, Cultura e Esportes, o vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio, encaminha Reivindicação Expressa de Serviços ao prefeito Carlos Simões, na qual trata da necessidade de limpeza e arranjos emergenciais da orla de Mucuri para a temporada de verão 2017-2018.




Argumenta o vereador: “Faltam aproximadamente dois meses para o início da próxima temporada de verão, período que abrange dezembro, janeiro e fevereiro. Lamentavelmente, é nítida a constatação de que as praias de Mucuri encontram-se em condições precárias e inadequadas, tanto para receber os moradores do Município quanto os turistas que para cá se deslocam todos os anos, provenientes de outras cidades da Bahia, de Minas Gerais, de Goiás, do Distrito Federal, de São Paulo e de demais estados que nos prestigiam.


Sabendo-se que não há um projeto mais vigoroso para recuperação da orla, venho sugerir um trabalho de limpeza e arranjos emergenciais, como, por exemplo, aproveitamento dos bancos de areia e das pequenas dunas que vêm se formando nos últimos anos, com instalação de quiosques desmontáveis, iluminação e ornamentação condizente com o verão, para, no mínimo, dar uma nova maquiagem às praias centrais de Mucuri.



Com boa vontade e poucos recursos financeiros, podemos, rapidamente, transformar as nossas praias, combinando bom gosto com criatividade e inovação. Se não podemos concretizar o que todos nós sonhamos e queremos, que pelo menos o mínimo seja feito. O que não pode é a orla de Mucuri, tão abençoada pela Natureza, permanecer suja daqui por diante.

Algo precisa ser feito, e imediatamente.”

O documento será entregue nesta quarta-feira (20).


OPORTUNIDADE DE EMPREGO: GILSON LEMBRA PROCESSO SELETIVO DA PREFEITURA DE NANUQUE

Oportunidades são para diversos níveis de escolaridade e salários chegam a quase R$ 8 mil; inscrições já começaram e vão até sexta-feira; prova será dia 1º de outubro


Sempre atento ao dia a dia da Administração Municipal, o vereador Gilson Coleta Barbosa lembra que começou nesta segunda-feira (18), e vai até a próxima sexta (22), o prazo de inscrições para os Processos Seletivos nº 02 e 03/2017 da Prefeitura de Nanuque, que visam contratar profissionais de Nível Fundamental, Médio/ Técnico e Superior para as Secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. “São oportunidades para todos os níveis de escolaridade”, disse ele.

Gilson Coleta

"Este processo seletivo simplificado é para a formação do cadastro de reserva em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, visando futuras contratações".

As seleções possuem ofertas para os cargos de Agente Comunitário Saúde (3), Agente de Combate às Endemias (3), Assistente Social (Saúde Mental), Educador Físico (NASF), Fisioterapeuta (NASF), Nutricionista (NASF), Fonoaudiólogo (NASF), Psicólogo (NASF/CRAS), Médico (ESF), Odontólogo (ESF e UBS), Farmacêutico (HPSMRA), Auxiliar de Serviços Gerais (Posto Saúde e HSPMRA), Recepcionista (ESF e HSPMRA), Vigia (ESF, Policlínica) e Técnico de Enfermagem (HSPMRA).

Composta de questões de múltipla escolha, a Prova Objetiva está prevista para ser aplicada no dia 1 de outubro de 2017 e os candidatos classificados devem desempenhar as funções durante 40 horas semanais, mediante remuneração que varia de R$ 937,00 – salário mínimo – a R$ 7.892,00.

Para inscrever-se, basta comparecer até 22 de setembro de 2017 à Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Geraldo Romano, nº 400, Centro, das 8h às 12h ou das 14h às 16h.

Para ver os editais, CLIQUE AQUI


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

GILSON ALERTA: PRAZO PARA DECLARAÇÃO DO ITR TERMINA DIA 29 DE SETEMBRO

Na condição de profissional com formação superior em Ciências Contábeis, o vereador Gilson Coleta Barbosa aproveita para alertar que o prazo final para entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) referente ao exercício 2017 é 29 de setembro, sexta-feira da semana que vem.


Gilson lembra que a multa por atraso da declaração é de 1% ao mês calendário ou fração sobre o imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a R$ 50,00.

“Temos praticamente dez dias corridos pela frente. É bom não deixar para a última hora. Qualquer dúvida, coloco o telefone do meu escritório à disposição: (33) 3621-3063”, disse ele.


O QUE INFORMA A RECEITA FEDERAL


Está obrigado a apresentar a Declaração do ITR aquele que seja na data da apresentação, em relação ao imóvel a ser declarado, exceto o imune ou isento:
- a pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária;
- um dos condôminos, quando o imóvel rural pertencer simultaneamente a mais de um contribuinte, em decorrência de contrato ou decisão judicial ou em função de doação recebida em comum;
- um dos compossuidores, quando mais de uma pessoa for possuidora do imóvel rural.

Tem também a obrigação de entregar a Declaração a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2017 e a data da efetiva apresentação perdeu:
- a posse do imóvel rural, pela imissão prévia do expropriante, em processo de desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, inclusive para fins de reforma agrária;
- o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante, em decorrência de desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, inclusive para fins de reforma agrária; ou
- a posse ou a propriedade do imóvel rural, em função de alienação ao Poder Público, inclusive às suas autarquias e fundações, ou às instituições de educação e de assistência social imunes do imposto.

O vencimento da 1ª quota ou quota única do imposto é 29 de setembro de 2017 e não há acréscimos se o pagamento ocorrer até essa data. Sobre as demais quotas há incidência de juros Selic calculados a partir de outubro até a data do pagamento. O pagamento do imposto pode ser parcelado em até quatro quotas, mensais, iguais e sucessivas, desde que cada quota não seja inferior a R$ 50.

O imposto de valor até R$ 100 deve ser recolhido em quota única. O valor mínimo de imposto a ser pago é de R$ 10, independentemente do valor calculado ser menor.



COBERTURA ASFÁLTICA PARA A AVENIDA BELO HORIZONTE: ALEMÃO REIVINDICA

Reivindicação Expressa de Serviços (RES) assinada pelo vereador Gilmar dos Santos “Alemão” Pereira, encaminhada nesta segunda-feira ao gabinete do Executivo Municipal, pede a cobertura asfáltica da Avenida Belo Horizonte, do seu quarteirão inicial, na esquina da Travessa Arlindo Franco, até o cruzamento com a Praça Carlos Chagas, região central da cidade.

(Foto: Google)

 Justifica o autor: 

“A Avenida Belo Horizonte é uma das mais importantes vias centrais de Nanuque. No passado, a histórica Estrada-de-Ferro Bahia-Minas perpassava grande extensão por aquela bonita e arborizada. 

No final do século passado, entre os anos de 1993 e 1999, vários trechos de ruas centrais de Nanuque ganharam cobertura asfáltica, mas aquele trecho inicial da Avenida Horizonte permaneceu com o calçamento em paralelepípedos, merecendo, portanto, atenção especial por parte dessa Administração Municipal.”



sábado, 16 de setembro de 2017

ALEMÃO QUER NANUQUE ENTRE OS PRIMEIROS PARTICIPANTES DO PROGRAMA “+OPORTUNIDADE”

Lançada pelo governo estadual nesta sexta-feira (15), a iniciativa oferece ação completa para o desenvolvimento econômico e social por meio de inovação, tecnologia e economia criativa


Motivado pelo lançamento do programa “+Oportunidade”, que aconteceu nesta sexta-feira (15) em Belo Horizonte, o vereador Gilmar dos Santos “Alemão” Pereira diz que Nanuque não pode perder um segundo sequer, quanto à necessidade de mobilizar ações para que o Município seja um dos primeiros participantes.

Nesse raciocínio, garantiu que vai apresentar Indicação na Câmara, durante reunião da próxima segunda-feira (18), para pedir ao prefeito Roberto de Jesus que tome as providências necessárias, com participação de várias secretarias municipais. “Como sempre digo, precisamos estar sempre atentos e aproveitar as oportunidades, principalmente em um programa que já é denominado ‘+Oportunidade’. Não podemos esperar pra depois”, alertou Alemão.

O PROGRAMA

O “+Oportunidade” é uma ação pioneira que tem como objetivo gerar crescimento econômico e social por meio da inovação, da tecnologia e da economia digital e criativa.

LANÇAMENTO FOI ONTEM EM BH
PELO GOVERNADOR PIMENTEL
Anunciado pelo governador Fernando Pimentel, é uma iniciativa que compreende programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). Com ele, o governo de Minas Gerais busca expandir para todo o Estado o ambiente de inovação já existente na capital mineira, proporcionando novos espaços de fomento ao empreendedorismo e incentivando a geração de novas empresas, em todos os territórios de desenvolvimento.

O governador destacou que o novo programa traduz o espírito do estado, de conciliar tradição e inovação. “O que nós estamos celebrando aqui é uma característica muito mineira, que é conseguir combinar de maneira exemplar a tradição com a inovação. Isso não é mérito do nosso governo, é mérito dos mineiros e das mineiras, que têm essa capacidade fantástica de preservar a nossa tradição, mas ao mesmo tempo avançar rumo ao futuro com programas inovadores, democráticos. E, em Minas, isso é uma necessidade vital.  O estado tem quase 300 municípios com menos de 5 mil habitantes e, como é que você vai ter uma política pública abrangente para equalizar a oferta de oportunidade? Só tem um jeito: é com a inovação, com a tecnologia da informação”, afirmou, em discurso.


De acordo com Fernando Pimentel, o objetivo do governo é continuar inovando como alternativa para superar a crise. “Inovar é a nossa tradição. Vamos continuar fazendo isso com sucesso, com alegria, enfrentando essa crise terrível que o Brasil está vencendo.  Vamos enfrentar com serenidade as dificuldades, sem deixar de trabalhar e, sim, buscar sempre a inovação, porque é ela que assegura que a gente esteja sempre um passo à frente. E estamos um passo à frente da maioria dos Estados, em todas as áreas”, completou.

Com a iniciativa, o estado unifica seis programas que têm como foco a inovação, o empreendedorismo, a criatividade, a formação de startups e a qualificação profissional. São eles: Meu Primeiro Negócio, Startup Universitário, SEED, Uaitec, Inova Pro e Minas Inova. Com essa junção, o Estado passa a oferecer uma ação completa de apoio ao desenvolvimento mineiro, dando atenção às empresas, no seu primeiro ano de vida, além de uma grande oferta de serviços, profissionais capacitados, mais oportunidades de emprego e renda, além de uma educação voltada ao empreendedorismo.

O secretário Miguel Corrêa Júnior (Sedectes) ressaltou que, com o conjunto de ações do programa +Oportunidade, o governo do Estado irá investir em empresas que apostem na tecnologia com ideias inovadoras.  As iniciativas serão feitas em parceria com escolas e universidades públicas e privadas.

O que estamos anunciando aqui hoje é que o Estado passa a contar com 200 aceleradoras públicas em todas as regiões. Não encontraríamos parceiros mais adequados e com expertise mais acumulada que as nossas universidades. O Estado de Minas Gerais entra com profissionais qualificados para atuar nessa formação, na melhoria do desenvolvimento dessas ideias, além de retirar os custos principais que essas empresas teriam no início da vida, como aluguel, luz, água, telefone, internet e infraestrutura para desenvolver o seu negócio”, disse.

O secretário explicou que, na segunda fase do projeto, o governo irá investir recursos nas empresas. “Junto com a Codemig e a Fapemig, estamos criando um fundo para colocar investimento direto nessa juventude, fazendo com que a gente consiga colocar em torno de R$ 20 mil, R$ 30 mil até R$ 100 mil em uma empresa. Isso significa fazer com que a empresa possa dar certo. Isso a fundo perdido, não é empréstimo. Em alguns casos, em troca de um pequeno percentual da empresa para o Estado também se tornar sócio desse modelo de desenvolvimento”, salientou.

O Estado já mantém diversas ações que auxiliam jovens a concretizarem suas ideias inovadoras. Alguns deles participaram do evento, como Marcelo Gonçalves Tavares Neto, de uma escola pública de Contagem. Orgulhoso, ele conta o game que criou aos 14 anos. "Criei um jogo de terror para computador. É um menino que tem que explorar com os amigos dele uma caverna amaldiçoada. Ele vai passando por vários obstáculos até conseguir. Sempre sonhei em criar um jogo desde pequeno e, sem esse apoio, eu não teria conseguido".

O estudante Willian Alves Ferreira, de 17 anos, também contou sobre o seu talento que foi incentivado por meio do programa Meu Primeiro Negócio, do Governo de Minas Gerais.  "Criei um suporte de celular para bicicleta para resolver um problema que eu enfrento, já que sou ciclista e o meu celular vive caindo, e ajudar outras pessoas também”, disse o estudante de Belo Horizonte.